zap
GOV EMPREGO 22-06
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Artigos - 28/02/2012 - 08h29

Amigos Para Sempre






Por Hiram Reis e Silva

Eu não tenho nada pra dizer
Você parece no momento até saber
O quanto eu estou sofrendo
Vem, veja através dos olhos meus
A emoção que sinto em estar aqui
Sentir seu coração me amando
Amigos para sempre é o que nós iremos ser
Na primavera ou em qualquer das estações
Nas horas tristes, nos momentos de prazer
Amigos para sempre (...)

(Jane e Herondy - Amigos Para Sempre)

-  Projeto Desafiando o Rio-mar

Só se ama as coisas que se conhece e entende...

Só lutamos e defendemos o que amamos.

(Thiago de Mello – Poeta Amazonense)

Com o Projeto Desafiando o Rio-mar colhemos subsídios “in loco”, descendo os Rios da Bacia Amazônica de caiaque observando a fauna, flora, hidrografia, relevo, entrevistando autoridades locais, representantes dos povos da floresta e tentamos transformar cada uma dessas descidas em um livro. Graças ao General-de-Exército Luiz Gonzaga Shroeder Lessa conseguimos editar, pela Editora da PUC/RS, o primeiro livro que relata nossa descida pelo Rio Solimões. O objetivo final de todo este processo é despertar a juventude brasileira para que, com conhecimento de causa, no futuro próximo, sejam capazes de exercer uma pressão cidadã, no sentido de reverter o maior esbulho do patrimônio brasileiro, atualmente em curso em relação à nossa soberania. As inúmeras ações desencadeadas pelos três poderes da república demonstram sistemática e gabalmente como os brasileiros, em geral, desconhecem o povo, a história e as coisas de nossa vilipendiada Amazônia. Acho que a solução a médio e longo prazo deva ser a de trazer aos mais jovens o conhecimento daquela remota região para que mais tarde, ocupando posições de liderança no contexto político, possam deliberar corretamente sobre os destinos de nossa pátria.

Desde 2007, tentamos obter apoio de entidades públicas e privadas, mas em todas as oportunidades elas se esquivaram. Tentamos diversas organizações administradas por companheiros de farda achando que estes seriam capazes de entender nossos propósitos, mas, mais uma vez, as portas nos foram fechadas. Curiosamente a primeira descida, de Tabatinga a Manaus pelo Solimões, só aconteceu graças ao apoio de dez amigos, nove civis e um militar. Esta semana, ao voltar de minha última jornada, de 2.000 km, de Porto Velho, RO, a Santarém, PA, recebi um e-mail de um velho e querido amigo, contemporâneo da AMAN hipotecando apoio do Clube Militar de Campinas, do qual é atualmente o Presidente, ao Projeto.

-  Clube Militar do Rio de Janeiro

   Fonte: http://www.clubemilitar.com.br/historia.asp#

O Clube Militar do Rio de Janeiro, ao longo de sua trajetória, participou ativamente dos grandes momentos de nossa nacionalidade. Homenageando o Clube Militar do Rio de Janeiro estamos homenageando os Círculos Militares espalhados pelos quatro cantos de nosso imenso país.

Logo após a Guerra da Tríplice Aliança (1864 - 1870), o Brasil viveu um período muito conturbado. Marcaram essa quadra de nossa História, as campanhas abolicionista e republicana e as questões militares e religiosas, assinaladas por grande efervescência de idéias, por graves crises e pelo surgimento das instituições que abrigariam os grupos que então se debatiam.

A Classe Militar, afetada diretamente pela questão militar e indiretamente por todas as outras, não fugiria à regra. Fundou-se inicialmente o Clube Naval e em seguida, o Clube Militar (26 jun 1887).

Perlustrando a História desta instituição, constata-se, documentadamente, a ponderável contribuição do "Fórum de Debates" em que, a partir de então, se transformou, para a solução pacífica, sem graves comoções, de um sem número de magnos problemas nacionais.

Memoráveis e vibrantes assembléias nele realizadas marcaram fatos de grande significado para a vida nacional, como as Campanhas Abolicionista e Republicana, a instituição do Serviço Militar Obrigatório o Monopólio Estatal do Petróleo e as homenagens à FEB em seu regresso.

Mais recentemente, a Crise Energética, a Participação do Brasil no Continente Antártico, a Ocupação Racional dos Espaços Vazios Nacionais, além de outros, foram temas de grande repercussão nele estudados e discutidos.

Em seu primeiro século de existência, a par das atividades sociais, culturais, esportivas e assistenciais inerentes a entidades congêneres, soube o Clube Militar amalgamar uma estrutura sólida que permite, sem solução de continuidade, prosseguir sua trajetória marcante, mantendo-se fiel ao pensamento de seus fundadores e garantindo a firmeza de seus ideais.

-  E-mail do Cel Fábio, Presidente do Círculo Militar de Campinas, SP

Prezado companheiro Hiram.

Acompanho a sua jornada de aventuras e tenho a lhe dizer que aprecio muito seu trabalho. Sou o Coronel Eng R/1 Fábio Toledo Ferreira da turma de 76, não sei se você se lembra, fomos contemporâneos na AMAN.

No ano passado fui eleito para exercer o cargo de Presidente do Círculo Militar de Campinas para a gestão 2011 a 2014, na última reunião da diretoria apresentei seu Projeto Rio-Mar e gostaria de lhe informar que foi aprovada uma contribuição do Clube para o seu projeto no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais).

Quando tiver concluído ou quando você desejar gostaríamos que viesse até Campinas para apresentá-lo aos associados do Clube, na mesma ocasião se possível poderíamos agendar também uma apresentação para os alunos da EsPCEx falarei na época com o Comandante, hoje é o Coronel Cav Fábio Benvenutti Castro que é gaúcho e muito entusiasta.

Na próxima semana será depositado o valor da contribuição do Clube na conta informada por você, se puder me confirme os dados dela. Grande abraço e parabéns pela empreitada de sucesso do Projeto Rio-Mar.

Fábio.

-  Resposta ao E-mail do Presidente do Clube Militar de Campinas

Caro amigo Fábio

Do alto de meus 61 anos fui às lágrimas, principalmente pelo fato de a notícia ter partido de um contemporâneo da AMAN. Há anos que tento mobilizar a Força Terrestre para o Projeto e nada. A ideia era que todos os Colégios Militares tratassem interdisciplinarmente dos temas reportados nas minhas jornadas.

Graças à colaboração de entusiastas, pasme, grande parte civis, tenho dado continuidade ao meu sonho.

Quanto à palestra o melhor período seria de 22 de junho a 22 de julho. Deixo a teu critério para depois negociar com o CMT CMPA. Além do Clube e da EsPCEx acho que deverias tentar envolver a Maçonaria de Campinas.

TFA do Hiram

-  Livro

O livro “Desafiando o Rio-Mar – Descendo o Solimões” está sendo comercializado, em Porto Alegre, na Livraria EDIPUCRS – PUCRS, na rede da Livraria Cultura (http://www.livrariacultura.com.br) e na Livraria Dinamic – Colégio Militar de Porto Alegre.

Para visualizar, parcialmente, o livro acesse o link:

http://books.google.com.br/books?id=6UV4DpCy_VYC&printsec=frontcover#v=onepage&q&f=false.


Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva
Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA);
Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS);
Vice- Presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil - RS (AHIMTB - RS);
Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS);
Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional.
Site: http://www.amazoniaenossaselva.com.br
E-mail: hiramrs@terra.com.br
Blog: http://www.desafiandooriomar.blogspot.com

Os artigos publicados com assinatura não representam a opinião do Portal Pantanal News. Sua publicação tem o objetivo de estimular o debate dos problemas do Pantanal do Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, garantindo um espaço democrático para a livre exposição de correntes diferentes de pensamentos, idéias e opiniões. redacao@pantanalnews.com.br

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
22/05/2017 - 09h01
Heraldo Pereira e Bosco Martins: um breve reencontro entre amigos
04/05/2017 - 14h30
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte VI
02/05/2017 - 11h08
O poeta de Sobral
24/04/2017 - 09h53
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte V
20/04/2017 - 15h12
Adolescentes em risco de suicídio e o jogo da Baleia Azul
 
Últimas notícias do site
27/06/2017 - 08h00
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
26/06/2017 - 14h16
Outro foragido da Justiça é capturado pela Getam em Aquidauana
26/06/2017 - 12h41
Policiamento Montado garante a segurança nas escolas de Aquidauana
26/06/2017 - 10h15
Rotai captura mais dois foragidos da justiça em Aquidauana
26/06/2017 - 09h40
Concursos em MS reúnem quase 300 vagas e salários de até R$ 14,9 mil
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.