zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Indústria e Comércio - 08/02/2012 - 10h05

CTV do Senai de Dourados aumenta número de empresas atendidas




Por Redação Pantanal News/Daniel Pedra

A quantidade de serviços técnicos e tecnológicos para o segmento de confecção do vestuário também cresceu em 2011

O CTV (Centro Tecnológico do Vestuário) do CetecSenai Dourados terminou 2011 com aumento nos números de atendimentos de empresas e empreendedores de confecção do vestuário, como lingerie, uniformes, moda feminina, jeans wear e moda infantil, bem como na quantidade de prestações de serviços técnicos e tecnológicos, de linhas de assessoria técnica em design e de processo produtivo, desenvolvimento de coleção, modelagem, graduação e plotagem em relação a 2010.

De acordo com levantamento da entidade, enquanto no ano retrasado foram 88 empresas e empreendedores de confecção atendidos, no ano passado esse montante chegou a 100, ou seja, alta de 13,7% no período. Já com relação ao número de prestações de serviços técnicos e tecnológicos, de linhas de assessoria técnica em design e de processo produtivo, desenvolvimento de coleção, modelagem, graduação e plotagem o crescimento foi de 30%, saltando de 68 em 2010 para 88 em 2011.

Segundo a supervisora técnica do vestuário do CetecSenai Dourados e coordenadora do CTV, Tatiane Forti, a pesquisa realizada para identificar o perfil das empresas do setor no início do ano passado possibilitou uma aproximação e maior explicação sobre as ações de serviços técnicos e qualificações profissionais que a entidade atende na região. “As consultorias coletivas via Sebraetec possibilitaram um atendimento mais personalizado, atendendo bem as necessidades dos empresários”, avaliou.  

Para a empresária Dione Durigon, da empresa douradense Ditay Moda, a consultoria por ser bem personalizada fez muita diferença. “O que fazíamos no olho, sem saber se estava certo ou errado, com a consultoria, pudemos rever, melhorar a modelagem. As dicas na montagem deram uma otimizada na produção. A diferença de contar com um acompanhamento profissional na empresa não tem comparação”, garantiu.

Capacitações 

Paralelo a isso, as capacitações profissionais para a área de confecção, por meio dos cursos de costureiro industrial em malharia, em lingerie e em tecidos planos, de modelista de roupas, de operadores de máquinas de corte, entre outros, qualificaram 309 pessoas em 2011. “Quase metade no âmbito do Programa Qualifica Dourados, desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal e que possibilitou a realização dos cursos nos bairros Parque do Lago II, Jóquei Clube e Canaã I”, pontuou Tatiane Forti.

Segundo a instrutora Maria de Lourdes, o Qualifica Dourados foi o melhor projeto que a Prefeitura ofereceu à população, dando oportunidades para muitas pessoas alcançarem um objetivo de vida. “Os cursos ministrados pelo Senai foram ótimos, bem aproveitados para o encaminhamento dessas pessoas ao mercado de trabalho. É uma vida nova para muita gente, pois as alunas se dedicaram ao máximo, sempre querendo aprender coisas novas, com muita sede de ver algo diferente. Se via o brilho nos olhos delas quando terminavam as peças e recebia um elogio”, destacou.

A coordenadora do CTV informa ainda que para este início de ano as unidades do Senai em Dourados, Naviraí e Nova Andradina ofertarão o curso de modelagem aplicada ao Sistema CAD – computador, software e ploter -, em que o empresário ou seu colaborador poderão se capacitar em modelagem computadorizada, otimizando sua produção, diminuindo os custos e o tempo,  tendo um melhor aproveitamento de tecido. “Por meio do Projeto Inovação no Processo de Produção de Confecções nas MPEs (Micro e Pequenas Empresas) do APL (Arranjo Produtivo Local) Nova Costura MS, uma unidade móvel equipada com todo o sistema CAD percorrerá toda a região sul do Estado para atender as empresas que solicitarem este serviço”, reforçou.

Além disso, completa Tatiane Forti, em abril deste ano será ofertado o curso de desenvolvimento de coleção Verão 2012 em que o empresário aprenderá a planejar e desenvolver sua coleção com as inspirações e tendências para verão 2012-2013. “Em Setembro será ofertado também o curso de gestão da qualidade e produtividade na indústria de confecção. Esperamos, dessa forma, atender às demandas dos empresários do segmento de confecção do vestuário da região sul de Mato Grosso do Sul como um tudo”, afirmou.

Serviço - Mais informações podem ser obtidas diretamente no CTV do CetecSenai Dourados por meio do telefone (67) 3411-2627 ou pelo email tforti@ms.senai.br

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
17/03/2017 - 09h40
Indústria sem Fronteiras é criado para aquecer economia em municípios
20/01/2016 - 09h43
Exportação de industrializados fecha 2015 com queda de 21,9% em MS
17/12/2015 - 08h30
Mesmo com crise, indústria de alimentos projeta crescer em MS
19/10/2015 - 07h05
Terminal de Porto Murtinho será reaberto nesta terça com embarque de 6 mil toneladas de açúcar
02/10/2015 - 06h54
MS vence disputa com 3 estados e garante industria de R$1,6 bilhão
 
Últimas notícias do site
19/10/2017 - 15h13
Em 2016, caiu o percentual de pessoas que trabalhavam em empreendimentos de grande porte
19/10/2017 - 14h22
Tamanduá-mirim é capturado dentro de residência
19/10/2017 - 13h30
Projeto Florestinha planta mudas nativas para recuperação de área
19/10/2017 - 11h21
PM e população de Aquidauana se aproximam por uma cidade tranquila
19/10/2017 - 10h58
PMA captura anta que transitava por ruas em bairro
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.