especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Artigos - 26/11/2008 - 10h48

Novos Tempos para Camisão




Por Ivo Linsmeyer (*)

Nestes novos tempos, quando o mundo passa por  grandes e repentinas transformações, para citar apenas algumas delas, a eleição de novos representantes a nível de município, com novas idéias a serem implementadas, uma grande depressão mundial, talvez a maior de nossa historia, e a constatação da realidade deste distrito, que é única e difere da dos outros, deste município, pois não houve aqui, até agora, um projeto que aponte as nossas deficiências, como o que estamos elaborando neste momento.

 

 Temos aqui uma limitação, que interfere no nosso direito de ir i vir, o que  faz do nosso patrimônio apenas uma beira de estrada, onde precisamos de Piraputanga ou Aquidauana  como referencia, nunca seremos o destino apenas o povoado que fica no caminho. E este é sem dúvida o maior gargalo ao nosso desenvolvimento, poucos empresários se arriscariam a investir em uma região tão carente daquilo que é básico para o progresso.

 Precisamos aproveitar também este momento, quando o trem do pantanal volta a circular, fazendo sua primeira viagem já em maio de 2009, para nos mobilizarmos pela sua parada em nossa estação. Precisamos provar que aqui temos belezas naturais e pontos de referência que justifiquem esta parada,tendo programada sua segunda etapa  para 2010.

 Quando já chegamos a nível de Brasil à  TV digital, e aos modernos  e avançados sistemas de comunicação via internet que são aperfeiçoados 

a cada dia, nós ainda não dispomos deste beneficio que sabemos ser absolutamente necessário para a divulgação das atividades cotidianas de qualquer empreendimento

 seja rural ou urbano, e principalmente para a formação  e informação de nossa juventude. Precisamos também nos engajar neste objetivo.

 Poderemos através de um sistema que nem  requer tanto investimento, divulgar os nossos empreendimentos, sejam eles rurais como nossas pousadas na beira do rio, ou propriedades rurais com aptidão para agro negócio, ou eco-turismo, bem como outras atividades, ou urbanos como as escolas e sybers, que aqui se instalariam para auxiliar os nossos jovens em suas pesquisas e lazer.

Temos certeza que este tripé não só faria com que os nossos jovens aqui permanecessem, como isto ainda atrairia  o olhar de outras pessoas para investirem em  nossa região.

 Caso não façamos nada para reverter esse quadro, dificilmente poderemos esperar algum progresso, pois nos últimos anos o que temos visto e sentido é que as pessoas que para cá vieram, e  os que aqui viviam há muitos anos,  tem se mudado daqui em busca de melhores oportunidades, e isso principalmente os jovens que não tem nas atuais condições do distrito nenhuma perspectiva, e nada que os motive a aqui permanecerem. Temos certeza que este tripé fará por si só, o papel de reversão desta situação de centro urbano desativado e fantasma,que se torna a cada dia que passa o nosso distrito.

 Este projeto que  tem a  missão de englobar em uma só proposta, três importantes complicadores do nosso desenvolvimento, deverá colocar finalmente o nosso distrito no mapa. Com uma ponte que nos interligue, com  o fluxo turístico

que circula naturalmente em direção ao pantanal e região de Bonito e Jardim e vice versa, aliados a uma boa comunicação e divulgação  via internet de nossas belezas naturais e estruturas para recepcionar o turismo, e a parada do trem do pantanal em nosso distrito, estará estabelecida a base para o desenvolvimento de nossa região.

 A  partir daí se estabelecerão as demais atividades, como borracharia, o cabeleireiro, a bicicletaria, a padaria, o supermercado, o posto de gasolina etc. Todas estas atividades dependerão sempre de um fluxo, de pessoas e de bens, o que ocorre de maneira muito lenta e precária em nosso distrito, até pela falta desse direito pelo qual nuca demos o grito que estamos dando agora.

Esta mudança de atitude, de liderança local, de fluxo turístico,  por sua vez, dará os empregos que a população tanto necessita.

 Este documento tem a missão de definir estratégias, sendo o inicio da luta pela emancipação do distrito no sentido de não dependência, em relação à sede do município de praticamente tudo que é elementar para a nossa sobrevivência em bens e ser viços.

 É também o documento que estabelecerá  e manterá as metas deste tripé, que não terão nenhum prazo estabelecido mas que deverão nortear os rumos a serem seguidos até a exaustão e cumprimento dos objetivos a que se propõem.

 Estão convidados para comporem a frente ou encabeçar esta luta pelo progresso do distrito todos aqueles, moradores do distrito ou não, e simpatizantes da região que acreditam que esta região tem potencial para muito mais do que até aqui se fez acreditar.

  Serão consultadas, visitadas, e cobradas todas as possíveis fontes de recursos, sejam elas municipais, estaduais, federais ou destinadas a ONGS nacionais ou internacionais, que também tem interesse  e recursos disponíveis para o desenvolvimento de comunidades com vocações e particularidades diferenciadas, que é o nosso caso. Estão aqui sintetizados os principais gargalos do desenvolvimento deste distrito. Cabe agora a nós através de nossa vontade, de nosso empenho, de nossa persistência, lançarmos mão das ferramentas que nos dá a cidadania, e tornar realidadeos nossos anseios. 

 

 

                                              Contamos com todos.

 

                                                                   Mãos à obra companheiros!!!!!

 

 

 

 

Celulares para contato. Lins Mayer-9952 2959 ou 9209 8622

                                                                

 

(*) Ivo Linsmeyer

escritor e comunicador da rádio Independente de Aquidauana, MS

 

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
13/11/2017 - 08h00
Expedição Centenária – F. Coimbra – Corumbá I
09/10/2017 - 13h44
Joaquim Francisco de Assis Brasil
09/10/2017 - 13h43
Assis Brasil, Acre
09/10/2017 - 13h34
O Assassinato de Chico Mendes
09/10/2017 - 13h31
Epopeia Acreana - Parte VII
 
Últimas notícias do site
24/11/2017 - 09h00
Parada Gay, Baile do Hawai e show "Melanina Sound" animam o fim de semana
24/11/2017 - 08h03
Fiéis, Thor e Trovão viram xodós ao levar e buscar irmãos todo dia na escola
24/11/2017 - 07h52
Pecuarista é multado por exploração e uso ilegal de madeira
24/11/2017 - 06h56
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
23/11/2017 - 15h48
Em Brasília, prefeito viabiliza recursos para Corumbá e busca apoio para curso de Medicina
 

zap

88

ZAP NOVO
Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.