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Indústria e Comércio - 20/12/2011 - 15h53

Governador entrega selo de qualidade “Viagem Feliz” às empresas capacitadas pela Agepan




Por Redação Pantanal News/Karina Lima-Notícias.MS

Rachid Waqued

Campo Grande (MS) - O governador André Puccinelli, com a diretoria da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agepan) e da Fundação de Turismo do Estado (Fundtur), entregaram hoje (20) o selo de qualidade do programa “Viagem Feliz” a quatorze empresas do transporte rodoviário intermunicipal de passageiros e do transporte turístico atuantes no Estado.

 

Na oportunidade também foi comemorado o aniversário de dez anos da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agepan). 

 

Para o governador, a parceria entre o poder público e a iniciativa privada promove melhorias na prestação de serviços. “A intenção é que o selo de qualidade para as empresas inseridas no programa “Viagem Feliz” e “Parada Legal” possam oferecer uma contrapartida de serviços de qualidade aos usuários do transporte coletivo. "Com estes serviços de qualidade Mato Grosso do Sul será lembrado em todo o Brasil pelos turistas. São projetos pioneiros”, destacou Puccinelli.

 

O Ministério do Turismo solicitou à Fundtur a metodologia do programa “Parada Legal” para avaliar a possibilidade de implantar o programa nas capitais-sede da copa 2014. “A atenção especial ao turista é uma forma de enriquecer este pilar da economia, que traz recursos para o Estado. Ônibus limpo, banheiros em ordem, educação no tratamento com os turistas e o bom atendimento devem ser a contraprestação dos serviços para os usuários do transporte coletivo”, afirmou o governador.

 

O selo de qualidade foi concedido às empresas que cumpriram as exigências para participar do “Viagem Feliz”. São elas: Andorinha S/A, Viação Cruzeiro do Sul, Cooptrapte, Augusto Prainha Medeiros ME, Ceig Transportes, Cooper-MS-Vans-Cooperativa e Agência de Turismo, Claudir Vanzella ME, Grand Máster Turismo, IG Transporte Turístico e Locação de Van, Márcio da Silva Braz ME, Ulisses Pereira de Alencar ME, Viatur Transporte e Turismo, W5 – Agência e Operadora de Turismo e Transporte e Zanon e Cia.

 

Inicialmente, o selo atenderá as empresas que fazem os trechos Campo Grande-Corumbá e Campo Grande-Bonito. “As empresas devem fazer adesão ao programa. Em seguida, passam por um processo de capacitação, com todos os funcionários da empresa. A partir daí, a empresa recebe o selo e passa por um monitoramento por dois anos. Recebem uma cartilha com orientações e também recebem um vídeo para ser passado aos usuários. A expectativa é que os usuários participem dando sugestões de melhorias. Estamos buscando com o programa de qualidade do serviço, conforto e segurança no atendimento aos usuários”, destacou o diretor-presidente da Agepan, Roberto Hashioka.

 

O “Viagem Feliz” é um projeto do governo do Estado executado por meio da Agepan e da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur). A primeira etapa do programa, que é a capacitação, já foi concluída.  Além do selo, as empresas que aderiram ao programa receberam o regulamento com instruções para uso e manutenção do direito de uso do selo.

 

O emblema foi entregue às empresas que se comprometeram a participar dos treinamentos agendados pela Agepan e tiveram plena assiduidade dos seus funcionários - frequência de 100% nos cursos, comprovada mediante lista de presença. 

 

Para a presidente da Fundtur, Nilde Brun, é um projeto que agrega valor ao turismo no Estado. “Nós somos um destino turístico e a qualificação dos bens turísticos deve ser permanente para receber bem os turistas de todo o Brasil, inclusive os sul-mato-grossenses”, afirmou Nilde.

 

A marca também vai servir para identificar as empresas que participam do programa “Viagem Feliz”.  “È um programa importante para as empresas e para os usuários. Teremos um atendimento diferenciado. Vamos criar condições melhores de atendimento. O programa passará por todos os funcionários da empresa”, afirmou o empresário Osvaldo Possari, da Viação Cruzeiro do Sul.

 

A qualificação

 

A qualificação do pessoal foi feita abordando dois focos principais: atendimento ao usuário dos serviços, com a cooperação da Fundtur, e ainda a manutenção dos veículos (preventiva e durante a viagem), pela equipe da Agepan.

 

Participaram da qualificação os colaboradores das operadoras de transporte intermunicipal de passageiros e das vans de transporte turístico (motoristas, cobradores, agentes de venda de passagem), incluindo o corpo de fiscalização e pessoal de “Ouvidoria” da Agepan e da Fundtur.  A capacitação começou em 17 de outubro de 2011 e terminou no mês de novembro. As empresas e cooperativas designaram os colaboradores para fazerem o treinamento para que eles atuem depois como multiplicadores dos conhecimentos. 

 

Durante a cerimônia de entrega do selo foi marcada a data para a implementação operacional do programa, dia 19 de janeiro, nos itinerários Campo Grande/Bonito e Campo Grande/ Corumbá – do transporte regular e turístico.  As empresas receberão uma cartilha, com os direitos e deveres dos usuários e um vídeo com orientações será repassado aos usuários do transporte.

 

Estiveram presentes a deputada estadual Dione Hashioka e diretores da Agepan, além dos empresários do setor de transporte. A solenidade ocorreu no gabinete do governador, no Parque dos Poderes.

 

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