zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Artigos - 19/12/2011 - 08h09

Bibliotecas, livros e criatividade




Por Bruno Peron Loureiro

   Toda vez que se rememora odiagnóstico do pouco que se lê no Brasil, os interessados no tema sequestionam: como incentivar a leitura de livros e que direção devem tomar aspolíticas públicas no setor de literatura?

            O risco que se tem corrido é o derelegar o papel de incentivo à leitura somente às indústrias editoriais etransformar as bibliotecas públicas, que um dia convocaram leitores, emdepósitos de livros ou espaços de que o leitor se olvidou em prol dasconveniências digitais.

            Muitos resistem a despender tempo notransporte e arriscar-se a não encontrar o material literário que desejam e,portanto, optam pela facilidade e praticidade de ler mensagens de redes sociaisou dos infindáveis campos de busca do Google que levam "direto ao ponto" dentrodo lar. Cresce o número de quem adota posturas como esta e, assim, desperta ointeresse de gestores e pesquisadores da cultura.

            Karine Pansa, presidente da CâmaraBrasileira do Livro (CBL), recorda que houve aumento do número de livrosvendidos em território nacional nos últimos anos apesar da queda do faturamentodesta indústria. Deduz-se, de maneira geral, que houve barateamento dos livrose aumento da leitura no Brasil.

            Há cálculos da economia quefacilitam o acesso ao livro, mas não mudam os hábitos culturais enquanto não seconformam políticas de longo prazo que incentivem a leitura e associem estaatividade com o prazer e o desenvolvimento da criatividade.

            A Secretaria Estadual de Cultura deSão Paulo organizou o quarto "Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas eComunitárias", de 22 a 24 de novembro de 2011 no SESC Pinheiros, na capitalpaulista. Alguns temas da programação foram: acessibilidade, acervo digital,biblioterapia, redes sociais. Há uma tentativa, deste modo, de associar ohábito de leitura a outras atividades que incentivem a saúde e despertem oprazer.

            Este Seminário trouxe palestrantesde alguns estados brasileiros e também do Chile, Colômbia, Alemanha e Portugal.O desígnio do evento foi discutir sobre o incentivo à leitura e a disseminaçãode informação nos meios de comunicação diversos. Trata-se, no entanto, de doisdesafios distintos. O primeiro prevê, em certa medida, a reversão de umatendência que o segundo gerou de fazer as pessoas lerem de tudo em qualquerlugar menos livros. Lê-se mais que em qualquer outra época, mas de fontesdiversas e conteúdos amiúde duvidosos quando não comerciais e superficiais, ouseja, que não despertam o senso crítico.

            A internet e os aparelhoseletrônicos mantêm as maiorias ocupadas com leituras de uma forma que não seconcebia até pouco tempo atrás. Portanto, devem-se atualizar as estratégias queas bibliotecas elaboram para convocar públicos, ainda que seus edifícios sejamobra da arquitetura mais moderna. Uma delas é a de fornecer acesso gratuito ainternet.

            Urge, primeiramente, a identificaçãodas transformações pelas que passam: 1) a indústria editorial, em que seestabelecem monopólios; 2) os hábitos de leitura, em que se priorizam fontesdeterminadas de textualidades sobre outras; 3) e o balanço das políticasgovernamentais a fim de que realmente nos incentivem a ler produtos literáriosde qualidade.

            As trocas de experiências sãoproveitosas para que os projetos de incentivo que deram certo em determinadacidade ou país se apliquem noutros contextos. A propósito, o Brasil contou comuma banca na Feira Internacional do Livro em Guadalajara, México, de 26 denovembro a 4 de dezembro de 2011.

            A importância das bibliotecas e doslivros persiste em quem acredita nestes como fonte de criatividade,conhecimento e raciocínio e naquelas como espaços que ofereçam algo mais que umcatálogo recôndito de palavras à espera da descoberta.


http://www.brunoperon.com.br

 

Os artigos publicados com assinatura não representam a opinião do Portal Pantanal News. Sua publicação tem o objetivo de estimular o debate dos problemas do Pantanal do Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, garantindo um espaço democrático para a livre exposição de correntes diferentes de pensamentos, idéias e opiniões. redacao@pantanalnews.com.br

 

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
24/07/2017 - 09h01
Atentado à Vida de Plácido de Castro
22/05/2017 - 09h01
Heraldo Pereira e Bosco Martins: um breve reencontro entre amigos
04/05/2017 - 14h30
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte VI
02/05/2017 - 11h08
O poeta de Sobral
24/04/2017 - 09h53
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte V
 
Últimas notícias do site
26/07/2017 - 10h04
Kits do Desafio Piraputanga de Mountain Bike começam a ser entregues
26/07/2017 - 07h32
Saque das contas inativas do FGTS termina na próxima segunda-feira
25/07/2017 - 16h35
Acelerador trava durante teste, ultraleve capota e fere piloto no pé esquerdo
25/07/2017 - 16h02
Divulgada marca da etapa Centro-Oeste dos Jogos dos Institutos Federais
25/07/2017 - 14h16
Rádios do MT e MS assinam contrato para funcionar em FM
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.