zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Artes e lazer - 28/10/2011 - 16h57

FCMS leva o artesanato sul-mato-grossense ao 4º Salão Internacional do Artesanato – Raízes Brasileiras









Por Redação Pantanal News/FCMS

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), e em parceria com o Sebrae-MS, leva o artesanato sul-mato-grossense ao 4º Salão Internacional do Artesanato – Raízes Brasileiras, que acontece de 2 a 6 de novembro, na ExpoBrasília, no Pavilhão do Parque da Cidade. O artesanato estadual irá participar da feira com o apoio das entidades do Setor Artesanal: Proart, Artems, Fenarte, Sinart, Uneart e Incubadora Zé Pereira.

“O governo do Estado tem procurado sempre divulgar e favorecer a comercialização dos produtos artesanais de MS em eventos locais e nacionais, na certeza de que assim está incrementando as ações pró-artesanato e fortalecendo essa atividade no Estado”, afirmou o presidente da FCMS, Américo Calheiros.

O setor artesanal é um dos segmentos econômicos que merece atenção especial, pois conta com milhares de produtores, uma rede tradicional e informal de comercialização, formas gregárias de produção e produtos criativos repletos de identidade cultural, o que gera uma grande aceitação no mercado nacional e internacional.

Consciente da potencialidade desse setor, que carece de iniciativas e intervenções corretas para responder com eficiência e qualidade às exigências do mercado e em consonância com a atual política adotada pelo Governo Federal, o governo do Estado participa do 4º Salão Internacional do Artesanato, evento que cumpre importante papel no estímulo da comercialização e promoção do trabalho artesanal, desenvolvendo significativamente a economia de diversos grupos sociais.

O evento traduz a importância cultural do artesanato para a preservação das raízes históricas dos povos, incentivando a constante venda de produtos artesanais, gerando emprego e renda para diversas famílias que tiram do artesanato a única forma de subsistência. Na ocasião, os estados brasileiros e o Distrito Federal ocuparão espaços individuais e estarão distribuídos de acordo com as regiões a que pertencem, formando assim, um grande mapa do Brasil. Os estados estarão representados por suas organizações de artesãos ou por entidades que apóiam o setor artesanal.

Artesanato sul-mato-grossense

 Aqueles que representam diversidade cultural e criativa do povo brasileiro, os artesãos, têm recebido uma atenção especial do Estado de Mato Grosso do Sul. Com o incentivo da Fundação de Cultura de MS, o artesanato sul-mato-grossense é presença marcante no mercado nacional e a visibilidade de seus produtos artesanais é alcançada principalmente pela participação em feiras estaduais e nacionais. Profissionais do Estado também conquistaram o prêmio Top 100, do Sebrae, obtendo reconhecimento pela qualidade dos trabalhos.

 Além disso, a FCMS vem multiplicando os núcleos de produção do Estado, por meio do projeto Artesania, que leva oficinas de diversos ramos do fazer artesanal para comunidades do interior do Estado, aproveitando sempre as potencialidades de matéria- prima de cada local. Ele visa resgatar também, os ofícios tradicionais transformando-os numa possibilidade econômica de geração de trabalho e renda nas comunidades.

 Entre as oficinas realizadas figuram as que utilizam a palha de milho e de bananeira, frutas típicas para a produção de doces em compotas e cristalizados, fibra de taboa, tecidos, crochê e bordado com motivos pantaneiros, modelagem em cerâmica, madeira, osso, bambu, cabaça, entre outras.

 Os artesãos recebem ainda capacitações para gestão dos produtos como formação de preços, a elaboração da identidade visual, criação de embalagem, logomarca, rótulos e material de divulgação, para agregar valor na comercialização dos produtos e atender as exigências do mercado consumidor.

 A Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS fica no Memorial da Cultura e da Cidadania na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 – 5º Andar. Mais informações nos telefones 3316-9107 e 3316-9333.


 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
21/01/2014 - 15h45
Projeto oferece atividades em praças e parques de Campo Grande
25/10/2013 - 07h37
Academias ao ar livre têm orientação de professores em MS; veja horários
18/10/2013 - 10h23
Dupla formada em Campo Grande consegue vaga no The Voice
27/09/2013 - 15h29
CCI realizará uma semana de comemoração ao Dia do Idoso
23/11/2012 - 09h09
FCMS leva o artesanato sul-mato-grossense para a 23º Feira Nacional do Artesanato
 
Últimas notícias do site
20/10/2017 - 09h52
Gás de botijão leva prévia da inflação oficial a 0,34% em outubro, diz IBGE
20/10/2017 - 09h30
Enem 2017: locais de prova já estão disponíveis no cartão de confirmação
20/10/2017 - 09h09
PMA prende jovem com rifles e munições ilegais
20/10/2017 - 08h40
Corumbá tem dois projetos selecionados para fase nacional do prêmio MPT na Escola
20/10/2017 - 08h07
PMA autua fazendeiro por degradação de matas ciliares
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.