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Ciência e Tecnologia - 28/10/2011 - 09h21

Campanha pela qualidade da internet entra nos tópicos mais citados no Twitter




Por Redação Pantanal News/Portal Educação

O Conselho Diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) está prestes a aprovar a regulação que trata da qualidade da internet no Brasil. Por conta da pressão das operadoras de banda larga, muitos interesses dos consumidores podem não ser levados em consideração e, portanto, a campanha Anatel: garanta a qualidade da internet! tem o objetivo de dar voz à sociedade civil, para a defesa de seus direitos. Mesmo quem já participou da campanha pode repetir o envio.

Dando continuidade à mobilização, que já levou ao envio de mais de 6000 mensagens aos membros do Conselho Diretor da Anatel, as entidades promoverão um tuitaço nesta quarta-feira (26/10) para atingir ainda mais pessoas. Como a decisão deve ocorrer na manhã desta nesta quinta-feira (26/10), a concentração de tuítes (mensagens enviadas pelo serviço de microblog Twitter) será às 16h de hoje, e usará a hashtag #QualidadeJa direcionada a @brasil_ANATEL.

Sugestões de tuítes:
@brasil_ANATEL: garanta a qualidade da banda larga! #qualidadeja http://bit.ly/nVxtSY

@brasil_ANATEL: chega de receber só 10% da velocidade contratada #qualidadeja http://bit.ly/nVxtSY

SIM ao limite de 80% de ocupação da rede #qualidadeja não dá para vender se não tem para entregar http://bit.ly/nVxtSY

@brasil_ANATEL Chega de problemas na banda larga! #qualidadeja http://bit.ly/nVxtSY

Brasil tem a Banda Larga mais cara do mundo: http://bit.ly/qEREpz E não tem fiscalização de qualidade @brasil_ANATEL#QualidadeJa

@brasil_ANATEL: o consumidor tem o direito de medir a qualidade da banda larga que recebe! http://bit.ly/qEREpz

Sobre a campanha
Desde o início do mês, toda quinta-feira virou dia de pressão sobre a Anatel, em razão das reuniões dos conselheiros. No documento que o conselho deve divulgar ainda nesta semana serão estipuladas punições às empresas que fornecerem baixa velocidade, problemas de instabilidade e pouca transparência na prestação do serviço.

Conheça as reivindicações da campanha:
previsão de regras de qualidade de atendimento ao consumidor, com prazos máximos para reparo, instalação, resolução de reclamações, atendimento no SAC, entre outros;

definição da variação máxima permitida da velocidade de modo a garantir qualidade, como previsto inicialmente pela Anatel;

abatimento na conta proporcional à velocidade não entregue;

ferramenta certificada para o consumidor medir a qualidade da sua conexão;

metas de rede ligadas à disponibilidade do serviço e transmissão de pacotes nos moldes da proposta que foi à consulta pública;

capacidade máxima de ocupação da rede, no limite de 80%, evitando sobrecarga.

Atualmente as operadoras de banda larga só garantem 10% da velocidade contratada e algumas nem se comprometem com uma capacidade mínima. Apesar das inúmeras reclamações, não há regulação que garanta a qualidade da internet.
"São frequentes as variações entre as velocidades reais de conexão à internet e a velocidade estipulada em contrato. No entanto, essa informação nem sempre fica clara ao consumidor. A má qualidade da banda larga é um sofrimento para o consumidor brasileiro", explica a advogada do Idec, Veridiana Alimonti.

 

Fonte: http://www.cidademarketing.com.br/2009/n/8631/campanha-pela-qualidade-da-internet-entra-nos-tpicos-m

 

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