zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Turismo - 05/10/2011 - 15h21

MS 34 anos: Atendimento de qualidade aos turistas será prioridade no Aquário do Pantanal




Por Redação Pantanal News/Karina Lima - Notícias.MS

Edemir Rodrigues

 

Campo Grande (MS) - O governo do Estado realizou hoje (5), às 9 horas, a assinatura de um Termo de Cooperação que tem por objetivo estabelecer parcerias visando à realização de atividades de treinamento, qualificação e aperfeiçoamento de técnicos que atuarão nas atividades do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Ictiofauna Pantaneira – Aquário do Pantanal.

 

Celebraram o convênio a Secretaria de Estado de Administração, Fundação de Escola de Governo de MS, Fundação de Turismo de MS (Fundtur), Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac) e o Sindicato dos Guias de Turismo de MS.

 

A vice-governadora Simone Tebet destacou a importância dos investimentos do Estado na qualificação profissional. “O governo dá importância para todos os setores e o turismo é um dos setores que mais emprega e menos polui. Queremos oferecer um atendimento de qualidade para os turistas sul-mato-grossenses, de outros Estados e estrangeiros, com a qualificação dos guias de turismo. Este Aquário será um divisor de águas em Mato Grosso do Sul. Este é um dos muitos termos que serão assinados. O governo investe na qualificação em diferentes setores”, destacou Simone Tebet.

 

“Quem vier ao Pantanal ficará pelo menos um dia e uma noite em Campo Grande para conhecer o Aquário do Pantanal, trazendo investimentos, estimulando o crescimento do comércio e da rede hoteleira, restaurantes, transporte, fomentando a economia de Campo Grande e o Estado”, afirmou a vice-governadora.

 

O curso prevê a abertura de 20 vagas. Para participar dos treinamentos, o guia deve estar cadastrado no Ministério do Turismo e ser sindicalizado. No total, existem 32 guias habilitados em Mato Grosso do Sul. “É necessário que os guias de turismo recebam capacitação sobre as espécies de peixes e vegetação. São 270 espécies de peixes pantaneiros, 300 espécies de flora e cerca de 7 mil animais. É um processo de estudo extenso. Os guias deverão saber e acompanhar os estudos que já existem e as novas descobertas de espécies. Quanto mais informação melhor para os turistas”, afirmou o vice-presidente do Sindicato dos Guias de Turismo de Mato Grosso do Sul, Carlos Iraci Coelho Neto.

 

 

Para a presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Nilde Brun, o governo quer atendimento de qualidade. “É uma preocupação do governo do Estado atender bem a população, com qualidade. O Aquário do Pantanal é um dos equipamentos de pesquisa científica, tecnológica e de turismo mais modernos. Além da parte física, o governo quer qualificar as pessoas para atuarem com qualidade no Aquário”, afirmou Nilde.

 

Os guias de Turismo já estão realizando curso de idiomas (inglês e espanhol). “Este termo estabelece uma parceria para a realização de um curso específico sobre a ictiofauna pantaneira”, afirmou a presidente da Fundtur.

 

De acordo com informações da Fundação Escola de Governo, a grade do curso ainda está sendo elaborada. “Estamos estudando a grade dos cursos e as disciplinas mais adequadas com a realidade do Aquário do Pantanal”, afirmou o presidente da Escolagov, Édio Viegas.

 

A cooperação entre os órgãos de governo e o sindicato estabelece o atendimento às necessidades para o oferecimento de atividades de formação profissional, disponibilização de instrutores, espaços para realização das atividades, equipamentos, materiais e certificação dos alunos.

 

A formação dos técnicos para atuar no Aquário envolve palestras, cursos, seminários; a definição de um cronograma e conteúdo programático das atividades; divulgação, coordenação e operacionalização das atividades de formação; emissão de certificados de participação para as atividades envolvidas; disponibilidade de informações profissionais e suporte logístico para o desenvolvimento das atividades e a seleção dos participantes das atividades envolvidas.

 

O prazo do termo de cooperação será de 60 meses, podendo ser prorrogado por igual período ou superior.

 

Assinaram o termo: a vice-governadora Simone Tebet, representando do governador André Puccinelli; a secretária de Estado de Administração, Thie Higuchi dos Santos; o diretor-presidente da Escolagov, Édio Viegas; a presidente da Fundtur, Nilde Brun; o diretor de desenvolvimento do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Roberto Gonçalves e a presidente do Sindicato dos Guias de Turismo, Samanta Regina Nogueira.

 

 

Aquário do Pantanal

 

O local deve entrar em operação no final de 2013 e terá capacidade para receber 20 mil visitantes por dia. Inicialmente projetado para impulsionar o turismo, o aquário teve seu objetivo ampliado para servir também como centro de pesquisa científica e de educação ambiental. O projeto dos 18.636 metros quadrados da construção tem assinatura do arquiteto Ruy Othake.

 

O espaço irá abrigar um centro de conferências, laboratórios e biblioteca para livros e teses sobre o Pantanal, instalações que foram desenhadas lado a lado com os 24 tanques de peixes, jacarés, sucuris, entre outras espécies.

 

Além do ambiente interno, que inclui um túnel de 180 graus, o aquário terá cinco tanques externos, que poderão ser percorridos a pé ou em um trajeto aquaviário em barco com fundo de vidro. São 6,6 milhões de litros de água, 7 mil animais e cerca de 260 espécies diferentes. 

 

De acordo com informações da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, o estande do Aquário do Pantanal recebeu cerca de 3.500 visitantes no mês de julho e 4.500 no mês de agosto, representando um aumento significativo de interessados em conhecer o projeto.

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
22/07/2017 - 14h34
Bonito é eleito o melhor destino de ecoturismo do Brasil pela 14ª vez
17/07/2017 - 15h30
Bonito vence pela 14ª vez prêmio de melhor destino de ecoturismo
20/05/2017 - 11h35
Eventos e negócios impulsionam turismo em Mato Grosso do Sul
12/01/2017 - 11h16
Feriados vão movimentar R$ 21 bilhões no turismo
18/11/2016 - 08h00
Turismo entrega 22 obras de infraestrutura em Mato Grosso do Sul em 2016
 
Últimas notícias do site
23/10/2017 - 09h54
Prefeito de Corumbá representa o Brasil em seminário internacional do FONPLATA sobre hidrovia
23/10/2017 - 08h55
Semana em MS começa com 169 vagas em concursos públicos
23/10/2017 - 07h41
PMA e parceiros realizam Educação Ambiental para alunos em escolas ribeirinhas e indígenas
23/10/2017 - 07h40
Em oito dias, Mato Grosso do Sul registra queda de 55 mil raios
23/10/2017 - 07h02
Medidas anunciadas por Temer farão ressurgir o rio Taquari, diz Ruiter
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.