zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Artigos - 12/09/2011 - 08h29

Rutilância de modernidade




Por Bruno Peron Loureiro

Feliz do momento em que os brasileiros tomarmos consciência do que se faz politicamente neste e deste país, pois estaremos aptos ao "controle social" ou a assumir as rédeas desta fulgurante locomotiva.

Há resistência à expressão "controle social" como se o procedimento implicasse censura ou restrição de liberdades. Nada disso. Trata-se de um estágio mais avançado da democracia em que o cidadão boicota o conteúdo estupidificante de algumas emissoras de televisão, por exemplo, de tal forma que elas percam audiência e se reformem.

O que passa hoje, no entanto, é que a população pede o conteúdo denigrativo e, neste círculo banal e vicioso, os provedores do mesmo atendem o pedido e geram novas demandas cada vez mais alheias à boa formação, a ética e a integridade.

Não é recente a minha indagação de como um país tão privilegiado pela natureza maneja mal seus recursos naturais e humanos. Privatizaram-se empresas públicas que davam lucros estratosféricos, como a Vale do Rio Doce e parte acionária da Petrobrás, e uma classe sinistra de políticos estabelece relações perniciosas entre o estatal e o corporativo, como se o bem coletivo fosse uma extensão de seus negócios.

Toca-nos assistir à passagem do trem ou determinar onde se constroem os trilhos?

A distância da situação ao desejável alarga-se com a expansão dos sistemas privados de todo tipo, como o aumento do número de cursos superiores a distância, que oferecem aulas pelo computador e sem sair de casa, e a duração tão curta quanto a resposta às mensagens da rede Facebook.

O trem passa sobre os trilhos da apatia e a indiferença.

A educação não verá a claridade tão só com o aumento salarial dos professores, cuja solicitação parece sintetizar suas angústias. É um processo que brota do empenho da família e complementa-se nas instituições escolares, laborais e religiosas.

Nos anos 1960 e 70, países do sudeste asiático equiparavam-se aos latino-americanos em condições de desenvolvimento. A revolução educativa propiciou aos primeiros que encarassem positivamente a globalização, logo o Brasil passou a receber investimentos estrangeiros, como montadoras sul-coreanas de veículos, em troca de nossa mão-de-obra descartável e a crença de que só o salário vai revolucionar nosso sistema público de ensino.

É neste ponto que hospeda meu inconformismo.

Oras, se o Brasil é agraciado pela natureza, como pode ser condenado por seus dirigentes? O que deu errado na fertilização da cidadania que nos impede ou atrasa que assumamos a vocação de potência, que evidentemente transcende o frenesi das exportações?

É provável que a locomotiva mais atual de que a maioria dos brasileiros estamos cientes é a construção do insólito trem bala de Campinas a Rio de Janeiro, que se aproximará em qualidade daqueles que a Alemanha, a França, a Espanha e o Japão construíram. A rutilância de modernidade perde vigor quando se pisam outras latitudes do país.

Saltam à vista problemas que já se discutiram exaustivamente, como desigualdade e marginalização, mas não se resolveram. Que mal tem, neste caso, ressituá-los no novo século e no contexto a que pertencem? Correremos o risco da insistência?

Acredito na capacidade que temos de conter os abusos e reiterar o papel positivo do Brasil no mundo, assim como outros países latino-americanos apresentam propostas de mudanças sociais que vicejam com a participação ativa de seus cidadãos. Chamam-me atenção, entre outros processos, as revoltas estudantis no Chile, cujos governos neoliberais transformaram a educação pública num negócio para usufruto de poucos.

Os movimentos populares na América Central, sobretudo os de repúdio ao golpe aplicado em Honduras contra o presidente legítimo Manuel Zelaya em junho de 2009, convidam-nos a entender o processo democrático em função de cumprimento de normas e procedimentos participativos em vez de exceções, como os ataques covardes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) à Líbia e o massacre à soberania de todo um povo.

A América Latina não aceitará mais os estados de exceção e as arbitrariedades que nos extirpam a prerrogativa de eleger e controlar o que os governantes fazem do país e se as deliberações estão de acordo ou não com as demandas sociais.

É mister que utilizemos a crítica, a lucidez e a capacidade de ponderação para fomentar a dignidade em nossos países e reivindicar o espaço que merecem no mundo.

Da boa vontade e do trabalho edificante, emanará uma luz que enaltecerá e multiplicará o processo educativo mundial, tão caro e ao mesmo tempo pouco compreendido.

Desejo menos competição e mais fraternidade.



http://www.brunoperon.com.br

Os artigos publicados com assinatura não representam a opinião do Portal Pantanal News. Sua publicação tem o objetivo de estimular o debate dos problemas do Pantanal do Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, garantindo um espaço democrático para a livre exposição de correntes diferentes de pensamentos, idéias e opiniões. redacao@pantanalnews.com.br

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

 

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
13/11/2017 - 08h00
Expedição Centenária – F. Coimbra – Corumbá I
09/10/2017 - 13h44
Joaquim Francisco de Assis Brasil
09/10/2017 - 13h43
Assis Brasil, Acre
09/10/2017 - 13h34
O Assassinato de Chico Mendes
09/10/2017 - 13h31
Epopeia Acreana - Parte VII
 
Últimas notícias do site
17/11/2017 - 16h03
Viralizou: cachorrinho 'penetra' na balada é a imagem mais fofa que você vai ver hoje
17/11/2017 - 10h18
Fim de semana tem sertanejo, funk, comédia e teatro
17/11/2017 - 07h53
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
17/11/2017 - 07h44
Proprietários rurais são autuados por manterem carvoarias ilegais
17/11/2017 - 06h14
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.