zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
O Estado do Pantanal - 15/11/2008 - 09h20

MS e Veneto, na Itália, deverão firmar convênio de cooperação




Rachid waqued

Por Waldemar Hozano, do Notícias MS

Convênio de cooperação técnica, cultural e turística  deverá ser  firmado entre o governo de Mato Grosso do Sul e o estado italiano do Veneto,  visando o desenvolvimento e a geração de novos empregos. A proposta foi apresentada pelo governador André Puccinelli e aceita pela delegação da região do Veneto, em audiência ocorrida na manhã de hoje, na sede do governo do Veneto, no Palazzo Balbi, em Veneza.

A região do Veneto é um estado italiano com 4,7 milhões de habitantes e que recebe um dos maiores fluxos de turismo da Itália, além de ser grande produtor de tecnologia industrial. Como os demais estados italianos, o Veneto tem uma estrutura altamente competitiva de pequenas empresas que trabalham em associação, através das câmaras setoriais, com resultados extremamente positivos.

André Puccinelli, juntamente com parte da comitiva de Mato Grosso do Sul, apresentou as oportunidades de negócios que o Estado oferece e disse que seria de grande valia estabelecer uma política de cooperação com o Veneto, a exemplo do que ocorre hoje com São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

As potencialidades do Estado foram avaliadas positivamente pelos secretários do Estado de Veneto, liderados por Diego Vecchiato, dirigente de Relações Internacionais, Nicola Salvatote, Mauro Stefani e Alberto Brunetti, além de Silvia Occhialini, da Federação da Indústria e Mara Miaton, da Câmara de Comércio.

Durante mais de duas horas de reunião, as autoridades do Veneto e de Mato Grosso do Sul trocaram impressões das áreas de interesse comum, sobretudo tecnologia da indústria alimentar, turismo e cooperação técnica na área de energia renovável. Nos próximos dias será discutida a forma do protocolo de intenções e assinado o convênio que deverá incluir intercâmbio entre as Universidades italianas e sul-mato-grossenses, que são produtoras do conhecimento e pesquisa.

O governador André Puccinelli reafirmou que a Itália atingiu um estágio de desenvolvimento único na Europa, através de um sistema cameral de apoio e cooperação entre as pequenas e médias empresas. Esse modelo interessa a Mato Grosso do Sul porque pode ajudar as empresas a crescerem e ganharem qualidade suficiente para alcançarem o mercado mundial.

As pequenas e médias empresas do estado do Veneto são responsáveis por 13,4% das exportações italianas, vendendo para a Alemanha, Estados Unidos, França, Espanha, Croácia, Romênia, Turquia, Rússia, Grécia e Bélgica, dentre outros países do mundo. Uma parte da missão empresarial de Mato Grosso do Sul também visitou o Centro de Comércio Exterior do Veneto e associações na área de comércio e agricultura.

Tecnologia agrícola

Na tarde do dia 14, o governador André Puccinelli e comitiva visitaram a indústria Faresin, que fabrica equipamentos agrícolas de alta tecnologia, assim como sofisticados equipamentos para construção civil, como os chamados manipuladores telescópicos. A Faresin exporta  equipamentos para todo o mundo, inclusive o Brasil.

Depois de visitar a fábrica, o governador André Puccinelli, convidou os diretores da empresa a conhecerem Mato Grosso do Sul e avaliarem “in loco”  as possibilidade de instalação de uma base da empresa no Estado, que tem cerca de 10 milhões de hectares para incorporar ao processo produtivo.

Missão empresarial

Desde o dia 9, o governador André Pucinelli lidera missão empresarial na Itália. Os contatos começaram em Roma, prosseguiram em Modena e Milão. Chegaram a Veneza e vão terminar em Vincenza, no início da próxima semana.

Acompanham o governador a secretária da Seprotur, Tereza Cristina Dias; o titular da Semac, Carlos Alberto Said Negreiros quie já retornou a Mato Grosso do Sul;  os diretores Nilde Brum, do Turismo, e Jonathas Camargo, da Indústria. Representam a Assembléia Legislativa os deputados estaduais Marcos Trad e Celina Jallad. Fazem parte da missão os presidentes da Fiems , Sérgio Longen e da Associação Comercial de Campo Grande, Luis Fernando Buainain, que também já retornou ao Estado, e , ainda, Luis Cláudio Fornari e Cláudio Mendonça, representando  o Sebrae.

Estão representados o Sindicato das Indústrias do Álcool, na pessoa de Roberto Cavalcanti Filho e a Embrapa, através de Rafael Oliveira Alves. Participam os seguintes empresários: Emerson Levy Dias (Jeroá Suinocultura), Luis Eduardo Moreira Caio (Metalfrio), Julio Fukakusa (Via Blue), Hideo Sakuma (Emplal), Caio Dias (fazendas Santa Elisa e Santa Cristina), Renato e Maicon Marins (Faquibras), Mauro Antônio Cherchiari e Osvaldo Neves Aguiar (Rio Pardo Bioenergia) e Rogério Luiz Hauschild (Perdigão Agroindustrial). 

 Com informações de Rachid Waqued     

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
20/06/2017 - 08h03
Queimadas no Pantanal são naturais mas consumiram 63 km² em 2016
05/06/2017 - 08h00
Onça-pintada é tema de exposição interativa no Pantanal
29/05/2017 - 13h12
Cheia no Pantanal deverá atingir cerca de quatro metros e meio na metade do ano
17/05/2017 - 09h41
Cientistas desenvolvem alimentos processados de pescado pantaneiro
16/05/2017 - 14h17
Sete famílias deixam suas casas com início da cheia no Pantanal de MS
 
Últimas notícias do site
23/06/2017 - 09h40
Aprovado PL do Deputado Paulo Siufi que obriga a presença de um tecnólogo em estabelecimentos de estética de MS
23/06/2017 - 09h01
PMA autua pescadores em R$ 80 mil por acampamento e pesca subaquática
23/06/2017 - 08h34
PMA autua assentados por manter gado em área protegida
23/06/2017 - 08h00
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
22/06/2017 - 15h54
PIS/Pasep está disponível para saque até a próxima semana
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.