zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Meio ambiente - 08/07/2011 - 08h57

Embrapa Pantanal distribui mudas de plantas no Aeroporto de Corumbá












Por Redação Pantanal News/Raquel Brunelli - Embrapa Pantanal

A Embrapa Pantanal realizou, na tarde desta quinta-feira dia 07 de julho,  a distribuição de  mudas de manjericão e de capim cidreira aos passageiros que desembarcaram no voo da Trip, no Aeroporto Internacional de Corumbá - MS . Quem estava no local pode experimentar, também, uma das receitas que pode ser feita a partir de uma das plantas:  delicioso chá  de capim cidreira, que estava sendo servido no local.

As plantas doadas são provenientes da "Unidade Demonstrativa de plantas medicinais, condimentares e aromáticas da  Embrapa Pantanal", localizada na Área de Projetos Sociais da Infraero “O amanhecer em nossas mãos”, no Aeroporto Internacional de Corumbá – MS.

De acordo com o pesquisador Marçal Henrique Amici Jorge, responsável pela ação, o objetivo é divulgar o trabalho técnico-científico da Embrapa e as atividades sociais desenvolvidas com os parceiros. "As plantas são descartes de pesquisas que serão doadas como material propagativo. Tudo isso previsto pelo projeto. O que não vira composto orgânico se transforma em muda a ser doada. Provavelmente, a próxima distribuição acontecerá no início do semestre que vem" explica o pesquisador. Cada muda foi acompanhada por  três folderes,  institucionais e técnicos.

Segundo o Superintendente da Infraero em Corumbá, Carlos Alberto Rocha, a Infraero segue a política pública do Governo Federal onde cada aeroporto, em todo o Brasil, precisa possuir pelo menos um projeto social em andamento. " Poder contar com a parceria da Embrapa e de outras instituições é muito positivo para que possamos atingir essa meta social e contribuir, assim, para o desenvolvimento da população local", explicou o superintendente.

O público que recebeu as mudas aprovou a iniciativa. Foi o caso de Giselia Alexandre, que estava com Gabriela de apenas 6 meses esperando o marido chegar de viagem. Além de  ganhar um exemplar de cada planta, encheu a mamadeira da neném com o chá de capim cidreira, e a pequena adorou: " ela estava chorando, começou a tomar o chá e ficou calminha. Só chorou para pedir mais", comentou a mãe de Gabriela, e  ainda afirmou: " vou plantar o Capim Cidreira em casa". Amanhã as doações continuarão no horário de desembarque de passageiros.

Parcerias

Desde  2005, a Embrapa Pantanal (Corumbá/MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, implantou uma Unidade Demonstrativa de Multiplicação de plantas medicinais, condimentares e aromáticas,  na área de projetos sociais da Infraero, que atualmente conta com 30 canteiros.

Há aproximadamente dois anos a Unidade expandiu a produção graças a uma parceria firmada com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Corumbá, onde  uma outra Unidade Demonstrativa conta com aproximadamente 25  canteiros.

Mais recentemente o 17º Batalhão de Fronteira do Exército Brasileiro  firmou parceria com a equipe da Embrapa Pantanal e 30 canteiros, nos mesmos moldes das outras Unidades Demonstrativas parceiras na Infraero e na Apae,  estão sendo formados na área do Exército, onde serão produzidas hortaliças para suprir a demanda alimentar dos militares.

Também são  parceiros da Embrapa Pantanal a Prefeitura de Corumbá, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).

Este ano o projeto de Plantas Medicinais recebeu um reconhecimento nacional por meio da Premiação por Excelência  - Categoria Destaque da Unidade, realizado pelo Departamento de Gestão de Pessoas - DGP e Coordenadoria de apoio à Estratégia e Desenpenho - CED , da Embrapa.




Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
19/04/2017 - 13h18
Entidades do setor florestal de MS promovem campanha de combate a incêndios
18/04/2017 - 15h15
Fenômeno natural, decoada começa no rio Paraguai causando morte de peixes
10/04/2017 - 09h19
Anastácio: Sucuri de 3 metros é encontrada em terreno onde crianças soltavam pipa
05/04/2017 - 09h08
Corumbá: Exposição mostra impactos do lixo na natureza
05/04/2017 - 08h35
Jacaré é encontrado em varanda de residência durante a madrugada
 
Últimas notícias do site
26/04/2017 - 16h02
Marinheiros realizam curso de manejo rural
26/04/2017 - 14h30
Vítima de acidente de trabalho é socorrida pelos Bombeiros em Aquidauana
26/04/2017 - 13h05
Frente fria chega ao Estado com chuva e previsão é frio de 8ºC amanhã
26/04/2017 - 12h41
7º Batalhão PM de Aquidauana realiza Campanha do Agasalho
26/04/2017 - 09h04
Dupla é presa com 25 papelotes de cocaína em Aquidauana
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.