zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Artigos - 17/06/2011 - 16h45

As nações e seus arquivos secretos




Por Dirceu Cardoso Gonçalves

  O parlamento e ogoverno brasileiros viram-se, nos últimos dias, metidos numa discussão de poucoou nenhum interesse à comunidade: a divulgação (ou não) de documentosreservados, secretos e ultrassecretosproduzidos ou em poder dos arquivos públicos. Num primeiro instante, todos eramfavoráveis à publicação “ampla, geral e irrestrita”, mas osex-presidentes – hoje senadores – José Sarney e Fernando Colloradvertem que a simples liberação desse material pode trazer embaraços. Chegarama ser acusados de legislar em casa própria, já que estiveram à frente dogoverno, mas apresentam justificativas plausíveis. Uma delas é a forma em queforam negociadas e consolidadas as fronteiras nacionais, que poderá meter oBrasil e os vizinhos em uma verdadeira saia justa, decorrente de atos cometidoshá um século ou mais.

            Abrir ou não abririrrestritamente os arquivos públicos é irrelevante para o futuro do Brasil epara o interesse das pessoas. Os srs. congressistas e o governo fariam melhorse, em vez disso, canalizassem seus esforços para propor, discutir e votar osartigos ainda não regulamentados de nossa já mais que vintenária Constituição. Isso, sim, pode interferirdiretamente na vida do povo. Os arquivos poderão, no máximo, satisfazercuriosidades e, em contrapartida, reavivar nacionalismos e sentimentos quepossam prejudicar a convivência hoje pacifica com as demais nações.

            Assim como os outrospaíses do mundo, o Brasil viveu momentosdifíceis em sua história. As oscilações entre autoritarismo e democracia e asguerras mundiais fizeram muita gente sofrer. Felizmente, vivemos hoje em plenaliberdade e podemos, até, discutir coisas como a tal abertura dos arquivos.

            Somos de opinião que,passado os períodos de “quarentena”, todos os fatos da vida internado país podem ser divulgados sem qualquer dificuldade, desde que isso nãoatinja a intimidade das pessoas e, principalmente, terceiros que nãocontribuíram para os acontecimentos mas seriamatingidos por seus reflexos. Quanto aos acontecimentos diplomáticos e deconflitos internacionais, é preciso mais cuidado. A vida das pessoasdificilmente atinge os 100 anos, mas as nações, culturas, crenças e sentimentosnacionalistas são perenes. É preciso muito cuidado para evitar constrangimentose até confrontos desnecessários.

            O Brasil é hoje umaflorescente nação. Maior economia e líder inconteste do continente. Não podeperder-se com as águas passadas que, como já se dizia antigamente, não movemmoinho. Temos de cuidar do presente e do futuro. O passado é apenas históriaque, nem sempre, apresenta motivos para ser contada. Todos os países, inclusiveos que estiveram envolvidos em litígio com o Brasil, têm seus documentossecretos e, responsavelmente, não os divulgam. Até as pessoas, indistintamente,têm coisas de que não gostam de falar. São situações e contextos de diferentesépocas que precisam ser entendidos e não devem ser explorados de forma a trazertraumas e dificuldades. O futuro se constrói com ações positivas; asdificuldades do passado, felizmente, já passaram e foram superadas...
 

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves – dirigente da ASPOMIL(Associação de Assist. Social dos Policiais Militaresde São Paulo)

aspomilpm@terra.com.br


Os artigos publicados com assinatura não representam a opinião do Portal Pantanal News. Sua publicação tem o objetivo de estimular o debate dos problemas do Pantanal do Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, garantindo um espaço democrático para a livre exposição de correntes diferentes de pensamentos, idéias e opiniões. redacao@pantanalnews.com.br

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
24/04/2017 - 09h53
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte V
20/04/2017 - 15h12
Adolescentes em risco de suicídio e o jogo da Baleia Azul
18/04/2017 - 15h00
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte IV
18/04/2017 - 14h55
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte III
18/04/2017 - 14h50
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte II
 
Últimas notícias do site
24/04/2017 - 13h30
Polícia prende jovem com maconha e cocaína em Aquidauana
24/04/2017 - 12h55
Clima muda e entressafra faz preço do leite subir 8% ao produtor de MS
24/04/2017 - 10h39
Corpo do cantor Jerry Adriani é velado no Rio
24/04/2017 - 09h56
Declaração do Imposto de Renda termina sexta; fique atento ao prazo
24/04/2017 - 09h53
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte V
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.