zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Artigos - 17/06/2011 - 16h21

A bicicleta, o trânsito e a vida




Por Dirceu Cardoso Gonçalves

 Dentro da visãopoliticamente correta de manter o corpo em movimento, evitar a poluição epreservar os recursos naturais, o empresário Antonio Bertolucci, de 68 anos,presidente do conselho de administração do Grupo Lorenzetti,perdeu a vida na última segunda-feira, quando se dirigia ao trabalho pilotandosua bicicleta, em São Paulo. O ocorrido chama a atenção para a necessidade daadoção de políticas e medidas que harmonizem a convivência entre os diferentesentes do trânsito. É cada dia mais necessária acriação de normas para a convivência entre veículos automotores, bicicletas epedestres em nossas vias públicas. Hoje só os motorizados são alvos decontrole, cuidados e fiscalização. Bicicletas e pedestres ficam em segundoplano.

            Na maioria das cidadesbrasileiras reclama-se que o motorista não respeita a faixa de pedestres. Mas,em contrapartida, os pedestres também ignoram esse espaço que lhe é reservado efazem a travessia da via pública em qualquer lugar, poucose importando com o fluxo de veículos. Os ciclistas são abandonados à própriasorte, sem qualquer exigência ou norma para freqüentar o trânsito urbano. Comoresultado, muitos trafegam sobre os passeios públicos (reservados aospedestres) e circulam acintosamente na contramão, expondo-se a riscos quedeveriam ser evitados.

As prefeituras são negligentes em relação à bicicleta e, muitas vezes,pintam faixas vermelhas no solo, denominam-nas “ciclovias”, mas nãoadotam medidas de segurança para a circulação das bicicletas.

            O avanço da tecnologiae da sociedade cria novos hábitos e possibilidades. Há décadas a bicicleta foisuplantada pelo automóvel e esteve restrita a espaços secundários. Astransformações sociais, econômicas e ambientais levam muitas comunidades a “reviver”o veículo de duas rodas e tração humana. São Paulo, a maior cidade de AméricaLatina, tem o movimento pela “bike”.Empresários, estudantes, profissionais liberais e outros do povo deixam o carrona garagem e circulam de bicicleta entre os milhares de veículos quediariamente congestionam as ruas. Isso é uma opção e pode parecer bonito, masexige cuidados e políticas públicas compatíveis.

            As ciclovias devemproporcionar segurança, os ciclistas precisam ser orientados e agir deconformidade com as normas de circulação. O ambiente tem de ser preparado paracomportar simultaneamente automóveis, motos, bikes epedestres. Cada um dentro de suas especificações e normas de circulação esujeitos às penalidades cabíveis em caso de transgressão.

            Todos os usuários dasvias públicas têm direitos e deveres. A sociedade brasileira,que hoje só penaliza os condutores de veículos automotores, têm deigualmente exigir comportamento compatível de ciclistas e pedestres, orientando-osmultando, se necessário. Do contrário, as mortes, lamentavelmente, continuarão a ocorrer...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves – dirigente da ASPOMIL(Associação de Assist. Social dos Policiais Militaresde São Paulo)

aspomilpm@terra.com.br


Os artigos publicados com assinatura não representam a opinião do Portal Pantanal News. Sua publicação tem o objetivo de estimular o debate dos problemas do Pantanal do Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, garantindo um espaço democrático para a livre exposição de correntes diferentes de pensamentos, idéias e opiniões. redacao@pantanalnews.com.br

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
24/04/2017 - 09h53
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte V
20/04/2017 - 15h12
Adolescentes em risco de suicídio e o jogo da Baleia Azul
18/04/2017 - 15h00
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte IV
18/04/2017 - 14h55
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte III
18/04/2017 - 14h50
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte II
 
Últimas notícias do site
27/04/2017 - 15h06
Rádio Independente de Aquidauana recebe "Moção de Congratulação" do deputado estadual Paulo Siufi por processo de migração para FM
27/04/2017 - 15h03
Em MS, 27% dos contribuintes ainda não entregaram declaração do IR 2017
27/04/2017 - 07h10
Chuva em municípios de MS passou dos 50 mm e derrubou temperaturas
27/04/2017 - 06h31
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
27/04/2017 - 06h24
No primeiro frio do ano, quinta-feira amanhece com mínima de 9°C em MS
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.