zap
ANIVERSÁRIO CORUMBÁ 2017
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
O Estado do Pantanal - 15/06/2011 - 08h05

Pecuária Sustentável do Pantanal é destaque no Congresso Internacional da Carne






Por Redação Pantanal News/Raquel Brunelli - Embrapa Pantanal

A Embrapa Pantanal esteve presente no 7º Congresso Internacional da Carne, realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, na cidade de Campo Grande. Considerado um dos mais importantes do agronegócio mundial, o Congresso teve como base o tripé: produção, nutrição e genética, tendo como tema ‘Carne de qualidade para todos os povos’. O Evento contou com a participação de mais de 1500 inscritos de 11 países e 19 estados brasileiros e teve como foco principal a segurança do produto “carne” como assunto atual para o futuro sustentável da cadeia produtiva.

A Abertura do Congresso contou com a participação do diretor-presidente da Embrapa Pedro Arraes, que ministrou a palestra “Pesquisa Agropecuária na Intensificação Agrícola e Mitigação de Impactos Ambientais”. Em sua fala, o diretor-presidente apresentou os principais projetos desenvolvidos pela Embrapa em todo o País e destacou a importância das pesquisas para os avanços no segmento agropecuário nacional. Para uma platéia formada por representantes de toda a cadeia produtiva da carne, afirmou: "A Embrapa busca cada vez mais desenvolver parcerias com o setor privado, por ser uma forma de verificar e identificar as demandas deste setor. Somos parceiros, a Embrapa esta sempre de portas abertas para o produtor”.

Durante a Abertura, o Governador do Estado do MS, André Puccinelli, parabenizou a Embrapa pelas as ações desenvolvidas por suas 3 Unidades presentes em nosso estado, sendo essas ações grandes alavancas no desenvolvimento do setor produtivo. Destacou, também a pecuária sustentável praticada na região pantaneira que, segundo ele, tem grande importância na preservação de 87% de vegetação nativa do Pantanal.

A palestra que encerrou a primeira manhã de atividades do congresso foi proferida pela Senadora Kátia Abreu, que em sua palestra “O agronegócio e o sucesso do Brasil no mercado de carnes”, traçou o panorama do mercado consumidor nacional, destacando, principalmente, os números do agronegócio nacional: “Proporcionalmente, a pecuária responde por 30% e a agricultura por 70% do PIB do setor. Se não fosse o agronegócio, a balança comercial brasileira estaria seria negativa”, destacou a Senadora.

Entre os temas discutidos durante o congresso, mereceram destaque: a relação da carne vermelha e saúde humana; o comércio justo; a produção animal e o meio ambiente; mudanças climáticas e a produção sustentável; além de rastreabilidade, sanidade e resíduos. A questão dos subsídios internacionais no Mercosul e debates sobre os mercados internacionais e nacionais fecharam os assuntos abordados no Congresso.

O Evento ocorreu nos dias 07, 08 e 09 de junho realizado pela Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul) com parceria da Embrapa e outras instituições. Em seu pronunciamento final o presidente Famasul, Eduardo Riedel, fez um balanço das ações e atividades realizadas durante o evento. “Buscamos trazer o máximo de informações para que saíssemos daqui e depois refletíssemos. A realização do Congresso traduz a história da pecuária que foi construída com paixão. Vamos alinhar essa paixão ao profissionalismo e à discussão técnica. Se erramos, queremos mudar”, completou o presidente .

Embrapa Pantanal no Congresso Internacional da Carne

A Embrapa Pantanal(Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi representada pelos pesquisadores André Steffens, José Aníbal Comastri Filho, Raquel Juliano e Urbano Abreu, além da Equipe de Comunicação da Unidade, que participou, juntamente com a Embrapa Gado de Corte e A Embrapa Agropecuária Oeste do estande oficial da Instituição no Saguão Centro de Convenções. Durante o Congresso foi realizada também uma série de atividades na sede da Embrapa Gado de Corte, que compostas por palestras e visitas técnicas. O pesquisador André Steffens, da Embrapa Pantanal, apresentou a palestra: Pecuária Orgânica Certificada no Pantanal, onde os participantes puderam conhecer mais sobre os requisitos e o processo necessário para a transição de uma produção pecuária tradicional em uma produção orgânica. Além disso foi apresentado o projeto de comunicação desenvolvido pela Unidade que visa divulgar a prática da pecuária sustentável desenvolvida no Pantanal: o projeto “Construção da Imagem da Pecuária Sustentável do Pantanal”.
 

Entrega de Minibibliotecas


Durante a ocasião do Congresso, o Chefe do Setor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pantanal, José Anibal Comastri Filho, participou, juntamente com o diretor-presidente da Embrapa Pedro Arraes e do Chefe-Geral da Embrapa Gado de Corte Cleber Soares, da entrega de um exemplar do projeto “ Minibibliotecas” ao prefeito de Campo Grande Nelson Trad Filho. A solenidade de entrega da Minibiblioteca aconteceu no gabinete do prefeito Nelson Trad nas presenças da secretária municipal de educação, Maria Cecília Motta, além de outras autoridades. Durante a entrega, Pedro Arraes destacou a importância desse trabalho para as escolas: “É um trabalho simples mas de grande impacto que visa enriquecer o acervo visando o aprendizado”, completou o diretor- presidente.

As Minibibliotecas são compostas por informações tecnológicas para a produção agropecuária e de alimentos de qualidade e é composta por mais de 100 obras impressas, 40 títulos de programas de rádio, 37 títulos de vídeos e da videoteca rural editados pela Embrapa Informação Tecnológica, unidade com sede em Brasília-DF.




 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
20/09/2017 - 16h40
Blairo Maggi vem a MS para inaugurar frigorífico de jacarés em Corumbá
14/09/2017 - 08h18
Reinaldo lança música feita por Almir Sater para aniversário MS
05/09/2017 - 15h15
Ribeirinhos do Pantanal recebem novos equipamentos de segurança
04/08/2017 - 11h44
Corumbá celebra encontro do homem pantaneiro, neste final de semana
14/07/2017 - 11h20
Bacia do Rio Paraná em MS também tem o seu "Pantanal"
 
Últimas notícias do site
20/09/2017 - 17h12
Vídeo: Ministro oficializa migração de 23 rádios da frequência AM para FM
20/09/2017 - 17h00
Vídeo: Ministro assina documento que autoriza migração de rádios AM para FM em MS
20/09/2017 - 16h40
Blairo Maggi vem a MS para inaugurar frigorífico de jacarés em Corumbá
20/09/2017 - 16h10
Greve nos Correios inicia com paralisação em 25 municípios de MS
20/09/2017 - 16h01
Com clássicos da MPB, Padre Fabio de Melo faz show acústico em MS
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.