zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Cinema - 07/06/2011 - 14h05

Projeto Cinema em foco Apresenta: Hair, uma visão espetacular dos agitados anos 60






Por Redação Pantanal News/UEMS

Para quem não viveu os loucos anos de 1960, uma década essencial para entender o comportamento contemporâneo, a breve referência que aparece em certo momento do filme norte-americano Homens de preto (no original “Men in black”, de 1997) a respeito disso deve ter passado despercebida; em uma conversa entre os dois personagens principais, interpretados por Will Smith e Tommy Lee Jones, o segundo diz que em maio de 1968 houve uma grande imigração de habitantes de outro planeta em direção à Terra, explicando dessa maneira estapafúrdia e cômica um surto de movimentos de contestação em vários lugares do nosso mundo. Outra referência contemporânea bem humorada na arte sobre a época aparece na tirinha dos personagens Wood & Stock, criação do genial cartunista brasileiro Angeli, “pai” também de uma personagem emblemática do amor livre: a famosa Rê Bordosa; remanescentes dos anos 60, Wood e seu amigo Stock, a essa altura senhores de meia idade, continuam no mesmo ritmo de sua juventude, só que agora sem o viço que os caracterizava e cultivam o lema “sexo, orégano e rock n’rool”! Uma obra de 1988 também lembra a importância dos anos 60, especialmente 1968; trata-se do livro “1968 - o ano que não terminou”, de Zuenir Ventura, um consistente ensaio sobre vários fatos que aconteceram nesse ano de endurecimento da ditadura militar no Brasil (com o Ato Institucional no. 5).

Pense, agora, em uma rara conjunção de movimentos de contestação em vários lugares do mundo, tanto nos Estados Unidos e países europeus, especialmente a França, quanto no Brasil! Inspirados em visões libertárias do mundo como a de Jack Kerouac, com sua obra “On the Road”, de 1957, nas revoltas estudantis de maio de 1968 em Paris, cujo lema era “Não confie em ninguém com mais de 30 anos”, por exemplo, jovens de todo o mundo levantavam bandeiras e lutavam pelo amor livre, pregavam o lema “paz e amor” e marchavam contra a Guerra do Vietnã. Contra um mundo consumista, especialmente nos Estados Unidos, esses jovens constituem o que hoje chamamos de “underground” (no Brasil seria o “udigrudi”), ou movimento de contracultura, em pleno “Flower Power” (o poder da flor, em contraste com o clima belicista da época). Exteriormente, essa rebeldia significava usar roupas esfarrapadas, consumir abundantemente drogas alucinógenas, como o LSD (pensem na música “Lucy in the sky with diamonds”, dos Beatles), e, principalmente, deixar o cabelo crescer de maneira farta e solta, ao contrário dos cortes bem comportados dos caretas anos 50! A vasta cabeleira, especialmente dos homens, nesse contexto, são a marca mais visível e ostensiva do comportamento contestatório. 

Assim, chegamos ao filme que será exibido na próxima sessão do Projeto Cinema em Foco:  Hair, de 1979, uma bela adaptação do diretor Milos Forman de um sucesso da Broadway, o famoso circuito norte-americano de musicais. Era o ano de 1968 e Claude Bukowski, um autêntico cowboy, chega a Nova York disposto a ver rapidamente alguns dos conhecidos pontos turísticos da cidade, enquanto espera o dia de alistamento no exército para juntar-se às tropas de seu país no Vietnã. Tudo se encaminha para que Claude seja mais um entre os tantos jovens sacrificados na guerra sem sentido no distante país asiático; porém, ao chegar ao Central Park, conhece um grupo de hippies, liderado por George Berger, e sua trajetória muda completamente. Ali ele irá experimentar o ritmo de vida daqueles jovens do underground, mas, principalmente, irá aprender na prática o Flower Power, o dia a dia do “Paz e o Amor”, a marca pacifista dos agitados anos 60. Se hoje, em nosso tempo em que o “politicamente correto”, em seus extremos, acaba se transformando em policiamento ideológico da arte e do comportamento, as cenas de consumo de drogas parecem pesadas, a visão que fica é a forte contestação e a participação política dos jovens, almejando um mundo bem diferente daquele dos arrogantes e conservadores yuppies que viriam na década de 1980. Tivessem vingado alguns daqueles sonhos dos hippies, talvez hoje o mundo tivesse menos ódio de variados matizes e menos guerras.

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
13/03/2013 - 15h09
Gênero, Corpo e Sexualidade da Mulher Contemporânea serão discutidos no Cineclube
12/03/2013 - 17h00
UEMS em Campo Grande promove mostra de cinema e literatura portuguesa
08/03/2013 - 17h00
Rota Cine MS inicia suas atividades em 2013 com sete anos de existência
01/03/2013 - 15h45
Festival de Cinema CurtAmazônia abre inscrições
22/02/2013 - 07h57
Nova temporada do projeto Cine Clube aborda obesidade infantil
 
Últimas notícias do site
20/10/2017 - 15h38
Asfalto entre Piraputanga e Camisão vai impulsioncar ecoturismo na região
20/10/2017 - 15h06
Alerta prevê tempestades em 43 municípios de Mato Grosso do Sul
20/10/2017 - 14h13
PMA autua proprietária rural por exploração ilegal de madeira
20/10/2017 - 12h30
PMA autua jovem por manter ave silvestre em cativeiro
20/10/2017 - 11h33
Incêndio em parque estadual de MS é controlado após uma semana com ajuda de chuva, diz Imasul
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.