zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Emprego - 14/05/2011 - 10h37

Estado e Ministério do Trabalho e Emprego lançam ações de qualificação em MS




Por Redação Pantanal News/Karina Lima - Notícias.MS

Campo Grande (MS) – Na próxima segunda-feira (16), às 14 horas, no auditório da Governadoria, o Governo do Estado e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lançam ações de qualificação social e profissional em Mato Grosso do Sul. São ações do Plano Setorial de Qualificação (PlanSeQ Sucroalcooleiro) e do Plano Territorial de Qualificação(PlanteQ/MS). O evento conta com a presença do representante do Ministro do Trabalho e Emprego. 

         As ações de qualificação social e profissional são fundamentais para fazer frente aos novos desafios de crescimento econômico do Estado, principalmente por Mato Grosso do Sul viver um ciclo virtuoso de desenvolvimento, em face de suas políticas de incentivos e diversificação da base econômica, destacando-se como um dos principais Estados brasileiros na geração de empregos.

         PlanSeQ Sucroalcooleiro

         O Governo do Estado, por meio da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), em conjunto com a Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul), devido à expansão acelerada do setor sucroenergético identificaram e encaminharam ao MTE, as demandas de qualificação profissional, propondo o Plano Setorial de Qualificação – PlanSeQ Sucroalcooleiro, para atender 897 trabalhadores, a ser desenvolvido em 16 municípios do Estado, com um investimento de R$ 782.184,00.

         O Plano tem como objetivo qualificar trabalhadores oriundos do setor sucroalcooleiro, como desempregados que buscam entrar ou retornar à cadeia produtiva da cana-de-açúcar ou empregados que perderão seus postos de trabalho, devido a mecanização da colheita e vão necessitar de qualificação para permanecer no setor.

         Do total da meta, serão destinados 70% das vagas aos trabalhadores de empresas afetadas por processos de modernização tecnológica e outras formas de reestruturação produtiva; 30% para trabalhadores desempregados e 10% aos portadores de deficiência não impeditiva ao exercício da atividade laboral. No que se refere ao público desempregado, terão prioridade os trabalhadores cadastrados no Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, por meio dos Centros Integrados de Atendimento ao Trabalhador (Ciats).

         Serão atendidos 565 trabalhadores na área industrial e 330 na área agrícola, por meio de cursos de qualificação profissional, com uma carga horária de 200 horas/aula - sendo 40 horas destinadas a conteúdos de cidadania e 160 horas a conhecimentos específicos, cuja execução será de responsabilidade do Instituto de Ensino Afonso Linares Prado (Sealp), contratado pelo MTE para o desenvolvimento das ações em Mato Grosso  do Sul.

         Serão contemplados os municípios de Batayporã, Brasilândia, Caarapó, Chapadão do Sul, Costa Rica, Deodápolis, Dourados, Ivinhema, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Navirai, Rio Brilhante, Sidrolândia, Sonora e Vicentina. 

            PlanteQ/ MS

         O governo do Estado de Mato Grosso do Sul mantém convênio com o MTE para desenvolver a Política Pública do Trabalho que compreende as ações de qualificação profissional, intermediação de mão-de-obra, seguro desemprego, trabalho e renda visando prestar atendimento aos trabalhadores e empregadores, fazendo a convergência entre a demanda e a oferta.

         Assim o Plano Territorial de Qualificação (PlanteQ/MS) tem como objetivo promover a qualificação profissional aos trabalhadores acima de 16 anos, cujas demandas foram encaminhadas pelas Comissões Municipais e homologadas na Comissão Estadual de Emprego, sendo deliberado o atendimento a 16 municípios abrangendo as 9 sub-regiões do Estado, com uma meta de 825 trabalhadores.

         Os cursos terão uma carga horária de 200 horas, sendo 40 horas destinadas a conteúdos de cidadania e 160 horas de conhecimentos específicos, atendendo aos setores da construção civil, beleza, alimentação, hotelaria e turismo, indústria, vestuário e serviços. Foram selecionadas para realizar a execução as entidades: Instituto Delta de Educação, Instituto de Ensino Afonso Linares Prado (Sealp) e Instituto Semear de Educação Profissional de Mato Grosso do Sul.

         Os municípios contemplados são: Aquidauana, Miranda, Selvíria, Três Lagoas, Bonito, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Maracaju, Costa Rica, Ribas do Rio Pardo, Caarapó, Iguatemi, Batayporã, Ivinhema, Nova Andradina e Antonio João.

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
20/09/2017 - 07h47
UFMS abre inscrição para selecionar professores substitutos em 8 cidades
02/08/2017 - 07h44
Confira as vagas de emprego disponíveis na Casa do Trabalhador de Aquidauana
09/06/2017 - 07h38
Ministério Público abre vagas de estágio para alunos de nível médio e superior
19/04/2017 - 16h55
Nota Oficial- Superintendência Regional do Trabalho em Campo Grande
11/04/2017 - 09h41
Tribunal Regional Eleitoral continua com inscrições para 24 vagas de estágio
 
Últimas notícias do site
20/10/2017 - 15h38
Asfalto entre Piraputanga e Camisão vai impulsioncar ecoturismo na região
20/10/2017 - 15h06
Alerta prevê tempestades em 43 municípios de Mato Grosso do Sul
20/10/2017 - 14h13
PMA autua proprietária rural por exploração ilegal de madeira
20/10/2017 - 12h30
PMA autua jovem por manter ave silvestre em cativeiro
20/10/2017 - 11h33
Incêndio em parque estadual de MS é controlado após uma semana com ajuda de chuva, diz Imasul
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.