zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Turismo - 13/04/2011 - 07h09

Aquário vai tornar Campo Grande destino turístico mundial, acreditam especialistas




Por Redação Pantanal News/Karina Lima - Notícias.MS

Rachid Waqued
recurso

           Campo Grande (MS) – O trade turístico de Mato Grosso do Sul está entusiasmado com o projeto do Aquário do Pantanal, e acredita no empreendimento como um atrativo capaz de transformar Campo Grande em um destino muito procurado por visitantes. Representantes dos diversos segmentos do setor que participaram hoje de uma apresentação do projeto, na Governadoria, chegaram a apontar o novo atrativo como um elemento que vai gerar para a Capital mais benefícios do que se a cidade tivesse sido escolhida uma das sedes da Copa de 2014.

A presidente da regional MS da Associação Brasileira de Indústria de Hoteis (ABIH/MS), Cristina Busse, não tem dúvida que a opção turística diferenciada vai fazer com que muitos visitantes que vêm somente a negócios se fixem na Capital, em vez de partirem direto para o Pantanal no momento de lazer.

Previsto para estar pronto em aproximadamente dois anos e meio, a instalação do aquário, que tem oficialmente o nome de Centro de Pesquisa e Reabilitação da Ictiofauna, marca “um momento muito importante para o turismo”, na avaliação do presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav/MS), Ney Gonçalves. “Vamos ter um argumento muito forte para trazer o turista e deixá-lo em Campo Grande”, disse Gonçalves, durante reunião de apresentação do projeto, feita por representantes do governo, o arquiteto Ruy Ohtake, a vice-governadora Simone Tebet e profissionais ligados a pesquisa e meio ambiente.

 

Simone Tebet destacou que um dos grandes objetivos do governo com o Aquário é criar um mecanismo de desenvolvimento em cadeia: fomentando o turismo com foco na sustentabilidade, trazendo com isso o desenvolvimento econômico e o conseqüente desenvolvimento social. O projeto, ela frisou, não está acabado, por isso o encontro também serviu para coletar sugestões dos especialistas de turismo, acadêmicos, pesquisadores. “Essa proposta começou pequena, mas ganhou dimensão até internacional. E queremos projetar Mato Grosso do Sul para o mundo, com o objetivo de se discutir a preservação da vida humana, a preservação do meio ambiente”, disse a vice-governadora. Assim como o trade, a perspectiva do governo do Estado é de geração de inúmeras oportunidades de serviços e de empregos, com o funcionamento do aquário. “Os empregos diretos são insignificantes diante de milhares de postos de trabalho que esse empreendimento vai gerar indiretamente”, disse Simone Tebet.

Quem atua diretamente com o mercado do turismo aponta exemplos em outras partes do mundo como razão para o otimismo. Segundo Marco Antonio Lemos, da Associação de Convention & Visitors Bureau, o Projeto Eden, na Grã-Bretanha, com foco semelhante ao do Aquário do Pantanal, é hoje um dos atrativos que mais recebem visitantes. “Locais que abordam o meio ambiente, a natureza, têm grande visitação”, entusiasma-se ele, que aponta o projeto como um atrativo de longo prazo, dinâmico e permanente, capaz de trazer para Campo Grande muito mais resultados do que a Capital poderia ter sendo uma sede da Copa de 2014. “Supera em benefícios. Com a Copa teríamos alguns problemas em termos de investimento. Além disso, o Aquário não traz vantagens só por 30 dias, é por longo prazo”, avalia o empresário, ressaltando que, mesmo sem sediar, a Capital acabará se tornando destino do público da Copa do Mundo.

Outro empreendimento comparativo citado pelo trade turístico é o Museu de Bilbao, na Espanha, que mudou a característica da cidade, transformando o local efetivamente em um destino de visitação. A Associação dos Guias de Turismo do Estado também se manifestou entusiasmada com o atrativo em que vai se transformar o aquário. “Nós, que estamos na linha de frente, que recebemos os turistas, estamos vibrando”, afirmou a representante da entidade.


 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
22/07/2017 - 14h34
Bonito é eleito o melhor destino de ecoturismo do Brasil pela 14ª vez
17/07/2017 - 15h30
Bonito vence pela 14ª vez prêmio de melhor destino de ecoturismo
20/05/2017 - 11h35
Eventos e negócios impulsionam turismo em Mato Grosso do Sul
12/01/2017 - 11h16
Feriados vão movimentar R$ 21 bilhões no turismo
18/11/2016 - 08h00
Turismo entrega 22 obras de infraestrutura em Mato Grosso do Sul em 2016
 
Últimas notícias do site
20/10/2017 - 15h38
Asfalto entre Piraputanga e Camisão vai impulsioncar ecoturismo na região
20/10/2017 - 15h06
Alerta prevê tempestades em 43 municípios de Mato Grosso do Sul
20/10/2017 - 14h13
PMA autua proprietária rural por exploração ilegal de madeira
20/10/2017 - 12h30
PMA autua jovem por manter ave silvestre em cativeiro
20/10/2017 - 11h33
Incêndio em parque estadual de MS é controlado após uma semana com ajuda de chuva, diz Imasul
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.