zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Energia - 12/04/2011 - 10h45

Ministério de Minas e Energia estuda medidas para garantir abastecimento de etanol




Por Redação Pantanal News/Governo Federal

Em entrevista ao programa Bom Dia Ministro, da última sexta -feira (8), o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, destaca, entre outros assuntos, Belo Monte e produção de etanol. Leia abaixo trechos da entrevista, editada pelo Em Questão.

Etanol

Temos estudado uma série de providências para o abastecimento dos usuários do etanol no Brasil. Entre estas medidas, pensou-se também em privilegiar o empréstimo a quem produz o etanol. O que ocorre é que o preço internacional do açúcar está bastante elevado e as destilarias priorizam, neste momento, a produção de açúcar, quando o objetivo fundamental do financiamento público é, sem dúvida, o etanol. Precisamos garantir o abastecimento dos automóveis que hoje utilizam etanol no País.  

Há na Petrobras a empresa de biocombustíveis, que é a quarta maior produtora de etanol do Brasil. Foi instruído para que sejam tomadas as providências para que a empresa avance mais nessa direção, e se torne uma reguladora do mercado, com o fornecimento cada vez maior de etanol. É claro que isso não se dará de um dia para o outro, mas esta providência está tomada e funcionará a partir dos próximos dois anos.

Combustível

O combustível não está saindo das refinarias brasileiras por um preço mais caro. Não se aumenta o preço da gasolina há nove anos. A mudança que houve foi há dois anos, para baixo. Enquanto isso, os preços se elevaram internacionalmente. O barril do petróleo já esteve a U$ 20,00, U$ 28,00, U$ 30,00. Hoje, está a U$ 120,00 no mercado internacional. E estamos segurando os preços nas refinarias. No entanto, quando o combustível chega às bombas, o mercado é quem regula. Já pedi, inclusive, à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) que faça uma fiscalização mais rigorosa, além da Comissão de Acompanhamento da Avaliação de Desempenho (CAD) e de outras instituições que podem estar fiscalizando. 

Questão nuclear

Atualmente todos os países têm preocupação com a segurança nuclear. A Alemanha, que possui inúmeros reatores nucleares, há uns 10, 15 anos resolveu fazer uma inflexão para a energia eólica. Mas chegou à conclusão que, embora seja uma energia alternativa e limpa, não substituiria as usinas nucleares. No entanto, a Alemanha tem preocupações com usinas nucleares, assim como o mundo inteiro. Verifica-se que o que aconteceu no Japão foi um problema decorrente de fenômenos da natureza. E mesmo assim, de certa forma, a usina se manteve firme, embora com problemas colaterais que estamos acompanhando. No Brasil, temos apenas duas usinas nucleares em pleno funcionamento, produzindo bem. E a terceira está em construção, com programa de médio e longo prazo. Foi determinada uma avaliação da segurança dessas usinas. Somente depois desse relatório poderemos ter uma decisão final sobre esta matéria.

Belo Monte

Belo Monte é um projeto que vem sendo estudado há mais de 30 anos, amplamente debatido ao longo de todas essas décadas. Oitenta e cinco por cento de toda a energia elétrica brasileira provém das hidrelétricas, o que constitui uma energia firme, renovável e limpa. Como alternativa, teríamos não somente a energia eólica que, por mais que implantássemos parques eólicos no Brasil, não conseguiríamos substituir as hidrelétricas. Mas também as usinas térmicas a carvão e as térmicas a diesel, a óleo, que são poluentes e caras. E a tarifa de energia aumentaria muito, além da poluição do meio ambiente. O mundo inteiro elogia o Brasil por sua matriz limpa e renovável. Esta é uma energia da qual o País necessita. Precisamos dobrar nossa capacidade de produção de energia dentro de 20 anos. 

Sobre a realocação das famílias que residem em Altamira, ela se dará a seu tempo e posso garantir que os moradores irão para residências melhores do que aquelas em que vivem hoje. A presença de Belo Monte trará benefícios a toda região. Altamira passará por um crescimento, com obras que já estão sendo realizadas na cidade às expensas da hidrelétrica, o que não ocorreria se ela não fosse ali construída. Não apenas a cidade, mas toda a região será beneficiada com estes avanços. O investimento tem previsto recursos para as populações que ali vivem. Todas as providências estão sendo tomadas. O Ibama, ao conceder as licenças, faz exigências muito rigorosas ao consórcio, e o consórcio não avançaria na construção, se não cumprisse todas essas exigências.

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
09/12/2013 - 09h57
Agência inicia em MS fiscalização de brinquedos e luminárias de Natal
17/10/2013 - 17h30
Horário de verão vai gerar economia de R$ 400 milhões, diz ONS
23/03/2013 - 08h05
No dia mundial da água jovens conhecem eletrodomésticos que preservam mananciais no consumo de energia
21/03/2013 - 15h37
Versão atualizada da cartilha Por Dentro da Conta de Luz
21/03/2013 - 14h05
Energia mensal de duas casas usa 1,5 milhões de litros de água
 
Últimas notícias do site
17/11/2017 - 16h03
Viralizou: cachorrinho 'penetra' na balada é a imagem mais fofa que você vai ver hoje
17/11/2017 - 10h18
Fim de semana tem sertanejo, funk, comédia e teatro
17/11/2017 - 07h53
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
17/11/2017 - 07h44
Proprietários rurais são autuados por manterem carvoarias ilegais
17/11/2017 - 06h14
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.