zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Turismo - 29/03/2011 - 15h57

Copa abrirá 98 oportunidades para pequenas empresas de turismo




Por Redação Pantanal News/Agência Sebrae de Notícias

Número faz parte de levantamento do Sebrae encomendado à Fundação Getúlio Vargas (FGV)

O turismo será um dos setores mais beneficiados com realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. De acordo com o ‘Mapa de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Cidades-Sede’, encomendado pelo Sebrae à Fundação Getúlio Vargas (FGV), 98 atividades do setor são promissoras para as pequenas empresas. São oportunidades que vão surgir a partir da oferta de produtos e serviços para turistas, out ras empresas e organizações responsáveis pelo evento. O turismo é um dos nove setores da economia em que o Sebrae trabalha para identificar possibilidades de negócios e capacitar pequenas empresas.

As 98 atividades destacadas serão impulsionadas pelo incremento substancial do fluxo turístico no país. De acordo com o Ministério do Turismo, o número de visitantes estrangeiros tende a crescer progressivamente até 2014. Só no ano da Copa, o país espera receber 8 milhões de visitantes, sendo 600 mil apenas no mês do Mundial. O número de brasileiros que devem viajar internamente durante o evento pode chegar a 3 milhões.

Para o gerente de Serviços do Sebrae, Vinícius Lages, a Copa do Mundo é um catalisador de dinâmicas de inovação, gestão e novos modelos de negócios. “Quando eventos desse porte chegam a um país promovendo uma série de oportunidades de negócios e estabelecendo requisitos técnicos e gerenciais a serem cumpridos, temos a chance de trazer o futuro para o presente, acelerando processos que ocorreriam mais lentamente”, ressalta.

O evento apresenta boas oportunidades para as agências de viagem, tanto emissivas quanto as de receptivo. No caso das primeiras, é preciso destacar a relevância do fluxo de turistas domésticos durante o evento. Jogos não somente da seleção brasileira, como também de outros países tradicionais do futebol, podem despertar o interesse dos brasileiros e motivar viagens internas, proporcionando uma demanda extra no período dos jogos para as empresas.

Pacotes oficiais

No turismo receptivo, há duas maneiras distintas de as agências se beneficiarem das oportunidades da Copa. Em primeiro lugar, elas devem se credenciar nas operadoras internacionais que, por sua vez, são agentes credenciados do Tour Operator Programme (TOP) da Match/Fifa. Os participantes desse programa têm o direito de vender, em seus países de origem, pacotes oficiais com ingressos para os jogos da Copa do Mundo 2014. A Match, empresa responsável por assegurar acomodações à Federação Internacional de Futebol (Fifa), também contrata e reserva unidades habitacionais nos meios de hospedagem das cidades-sede.

As oportunidades também podem ser aproveitadas pelas pequenas empresas que fornecem serviços técnicos ou operacionais a outros empreendimentos do setor, como limpeza e manutenção, terceirização de mão de obra e lavanderia. Outras atividades rentáveis são as de apoio ao turismo, mais direcionadas aos próprios turistas, na promoção de passeios diversos, assim como aqueles serviços que colaboram para a competitividade de destinos turísticos, como as lan houses e as casas de câmbio.

Outra análise que o mapeamento traz é em relação ao nível de presença das pequenas empresas nas atividades analisadas, dando escala de densidade de 0 a 1. Nesse contexto, destacam-se os restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas como lojas de conveniência, cafeterias, sorveterias, padarias e confeitarias (0,98), serviços de aluguel de imóveis por temporada (1,00), serviços de barco-hotel (1,00), serviços de recreação para crianças (1,0), serviços de aluguel de câmeras fotográficas (0,99) e aluguel de equipamentos recreativos e esportivos (1,0).

Regras

As empresas do setor do turismo terão que atender a 139 requisitos entre eliminatórios e classificatórios. Os requisitos eliminatórios são aqueles, geralmente, de caráter obrigatório, como Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), inscrição municipal, alvará de funcionamento e participação no Cadastur (cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo). Segundo análise da FGV, no caso do turismo, os requisitos eliminatórios possuem uma incidência maior e são mais relevantes nas negociações envolvendo empresas do setor e outros atores ligados à organização do evento.

Os requisitos classificatórios são os que agregam valor à empresa. São de três tipos: documentação específica, gestão e sustentabilidade. Na documentação específica, destacam-se o licenciamento junto à autoridade sanitária competente e o Certificado Aventura Segura da Abeta. Nos requisitos de gestão está o benchmarking (busca de melhores práticas) e realização de treinamento interno e externo. Nos requisitos de sustentabilidade, destacam-se o apoio da empresa no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo e a contratação prioritária de mão de obra e de fornecedores locais.


 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
22/07/2017 - 14h34
Bonito é eleito o melhor destino de ecoturismo do Brasil pela 14ª vez
17/07/2017 - 15h30
Bonito vence pela 14ª vez prêmio de melhor destino de ecoturismo
20/05/2017 - 11h35
Eventos e negócios impulsionam turismo em Mato Grosso do Sul
12/01/2017 - 11h16
Feriados vão movimentar R$ 21 bilhões no turismo
18/11/2016 - 08h00
Turismo entrega 22 obras de infraestrutura em Mato Grosso do Sul em 2016
 
Últimas notícias do site
18/10/2017 - 16h10
Local de prova do Enem será divulgado na sexta a partir das 10h, diz Inep
18/10/2017 - 16h10
Central 0800 permite solicitação de serviços referentes à iluminação pública
18/10/2017 - 16h05
Corumbá: Estudantes devem fazer rematrícula para vaga na Rede Municipal de Ensino
18/10/2017 - 15h40
Casa pega fogo em Marília e bombeiros salvam casal de cães e oito filhotes
18/10/2017 - 10h57
PMA prende foragido da justiça durante fiscalização
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.