zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Turismo - 16/03/2011 - 14h45

Reunião na Região Turística Cone Sul divulga Feira Internacional o 3º Salão de Turismo




Por Redação Pantanal News/Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul

Seguindo a programação de reuniões, acontece na quinta-feira (17), em Itaquiraí (Região Cone Sul), a sétima reunião organizada pela Fundação de Turismo de MS para a divulgação da Feira Internacional e o 3º Salão de Turismo. As dez regiões apresentarão seus roteiros turísticos na terceira edição do Salão de Turismo.

Na oportunidade a diretora presidente, Nilde Brun, esclarecerá sobre a nova Lei Nacional do Turismo regulamentada no ano passado. A lei busca o desenvolvimento e estrutura do turismo no país. “A lei estabelece as atribuições das instâncias responsáveis pelo planejamento, desenvolvimento e estímulo ao setor turístico, além das regras para cadastramento, classificação e fiscalização dos prestadores de serviços turísticos. Disciplina ainda as atividades das empresas do setor”, acrescenta. Segundo Nilde, a Fundação de Turismo fará um trabalho de orientação e disseminação da legislação em todos os municípios e diretamente aos empresários. A Fundação de Turismo é o órgão oficial de fiscalização, também responsável pelo cumprimento das normas definidas.

O Salão de Turismo é o maior evento turístico do Estado e é uma excelente oportunidade de negócios, promoção e divulgação dos roteiros turísticos das regiões, além de proporcionar um contato direto com o público. Segundo a diretora-presidente da Fundação, o evento pretende mobilizar a população sul-mato-grossense, os municípios e empresários do setor para promover e valorizar nossas riquezas naturais. “Nosso turismo é diversificado e extraordinário que envolve cultura, lazer e negócios. Temos uma incrível gastronomia, artesanato envolvente e lindas paisagens, e o Salão de Turismo tem o papel fundamental de, num só espaço, estimular nossa população a conhecer nossas belezas, além de promover e fomentar nosso turismo nacional e internacionalmente”, disse.

A Feira Internacional e 3º Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul acontecem de 8 a 12 de junho, no Pavilhão Albano Franco, na Capital, com entrada franca. Haverá shows de música regional e nacional, apresentações de dança, exposição e comercialização de artesanato, palestras e oficinas, comercialização de roteiros turísticos de Mato Grosso do Sul, concurso gastronômico, dentre outras atrações.

Cone Sul

A Região do Cone Sul contempla os municípios de Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Mundo Novo e Naviraí e localiza-se no sul-sudeste do Estado. Quanto aos segmentos da atividade turística, três vertentes se manifestam favoravelmente para a Região, o turismo rural e suas respectivas derivações, o turismo náutico em suas diversas segmentações e o Ecoturismo.

O turismo náutico e o ecoturismo a ser desenvolvido com sucesso, principalmente junto ao Parque Nacional de Ilha Grande junto ao Rio Paraná, onde estão localizados os municípios de Naviraí, Eldorado, Itaquiraí e Mundo Novo. A criação deste Parque é o resultado e medida compensatória da construção da usina Hidrelétrica de Itaipu, tem como objetivo proteger os refúgios de espécies animais e vegetais do cerrado e da floresta nacional.
O município de Itaquiraí, tem uma variedade de atrativos utilizados como lazer pela comunidade e turistas, entre os principais destacam-se o Bosque Municipal, cachoeira do Rio Itaquirazinho, Praia da Amizade com a Itaquipesca. E uma gruta com uma fonte de água mineral, além do Parque Nacional da Ilha Grande.

Itaquiraí está localizado na região sul do Estado, região eminentemente agropecuária, o município se caracteriza por ter uma economia de base agropastoril. Ao longo dos anos cinquenta e setenta consolidou-se a microrregião, dotando-se de certa homogeneidade que se expressa na produção de bens econômicos a partir da agricultura e da pecuária, atividades econômicas que ainda hoje impulsionam as demais, como o comércio.
A pecuária mista se mantém como a principal atividade combinada com outras atividades econômicas, como as culturas de milho, feijão, algodão e demais, que já fazem parte das atividades econômicas dos agricultores familiares. A exploração da pecuária de corte mistura-se com a história da ocupação regional e a aproximidade de outros centros produtores e de comercialização tradicionais (microrregião, São Paulo e Paraná), tem favorecido o aperfeiçoamento tecnológico e genético dos rebanhos existentes nas inúmeras propriedades destinadas à atividade.

A atividade de pesca natural no Rio Paraná é realizada por pescadores amadores e profissionais, que são obrigados a respeitar a cota de captura definida pelo Sistema de Controle de Pesca de Mato Grosso do Sul – SCpesca.
Potencialidades turísticas fazem parte do município, destacam-se: o turismo de eventos (Itaquipesca/torneio de pesca, carnaval popular, a festa de aniversário do município, competições que acontecem no kartódromo municipal); de lazer (Praia da Amizade, a cachoeira do rio Itaquiraizinho, balneário artificial nas margens do Rio Paraná) e o científico tecnológico. O artesanato e a cultura também encantam quem visita Itaquiraí.

Programação:
Cone Sul
Local: Secretaria de Desenvolvimento e Turismo. Av. Industrial, 1400
Dia 17/03
Horário: 13:30hs
Itaquiraí

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews



Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
22/07/2017 - 14h34
Bonito é eleito o melhor destino de ecoturismo do Brasil pela 14ª vez
17/07/2017 - 15h30
Bonito vence pela 14ª vez prêmio de melhor destino de ecoturismo
20/05/2017 - 11h35
Eventos e negócios impulsionam turismo em Mato Grosso do Sul
12/01/2017 - 11h16
Feriados vão movimentar R$ 21 bilhões no turismo
18/11/2016 - 08h00
Turismo entrega 22 obras de infraestrutura em Mato Grosso do Sul em 2016
 
Últimas notícias do site
23/10/2017 - 09h54
Prefeito de Corumbá representa o Brasil em seminário internacional do FONPLATA sobre hidrovia
23/10/2017 - 08h55
Semana em MS começa com 169 vagas em concursos públicos
23/10/2017 - 07h41
PMA e parceiros realizam Educação Ambiental para alunos em escolas ribeirinhas e indígenas
23/10/2017 - 07h40
Em oito dias, Mato Grosso do Sul registra queda de 55 mil raios
23/10/2017 - 07h02
Medidas anunciadas por Temer farão ressurgir o rio Taquari, diz Ruiter
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.