zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Meio ambiente - 01/02/2011 - 07h21

Mortandade de peixes no Rio Negro: uma tragédia irreparável




Por Rhobson T. Lima - OPantaneiro.com.br

Diversas amostras da água do Rio Negro foram retiradas e estão sendo analisadas para se saber da sua condição

Tanto para as pessoas que conheceram de perto o que está acontecendo no Rio Negro, em pleno pantanal de Aquidauana - quando milhares de peixes estão morrendo - como para aqueles que de alguma maneira tomaram conhecimento desse fato, essa situação é alarmante e seus efeitos difíceis de serem avaliados.

Pela quantidade de peixes mortos – de todas as espécies, tamanhos e idades o que pode ser facilmente constatado - leva a crer que a repovoação do rio irá levar muitos anos. Estamos em plena piracema – época em que a pesca é proibida. Acrescente-se a isso que nessa parte do rio Negro a pesca profissional ou esportiva, é proibida desde agosto de 1997. Por isso a grande quantidade de peixes atingidos nessa matança.

Será que isso atingirá outras espécies? Urubus, caranchos, jacarés, tuiuiús e outros animais que habitam essa região saberão distinguir que esses peixes poderão estar envenenados? Se eles – que se alimentam de peixes, consumirem essa comida oferecida com facilidade, poderão também acabar morrendo? Fato é que essa parte do Rio Negro está condenada a perder sua riqueza ictiológica.

Diversas amostras da água do Rio Negro foram retiradas e estão sendo analisadas para se saber da sua condição.
Enquanto isso autoridades das mais diferentes esferas estão sendo comunicadas desse fato para que providências sejam tomadas.

Contudo, seja qual for a causa dessa mortandade de peixes e até a possível condenação dos responsáveis, não será o bastante para recuperar a vida nessa parte do Rio Negro – hoje um cemitério a céu aberto de toneladas de peixes de todas as espécies.

Fonte: OPantaneiro.com.br
Fotos: Rhobson T. Lima

 















 

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

 

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
Gustavo Panneitz, em 07/02/2011 - 22h29

É ruim as pessoas se divertian pegando peixes e etc mas agora que um monte morreu no rio negro poucas pessoas tiveram chanses de pegar esses peixes grandes quando eu fui ai no pantanal adorei a viagen um abraço.

joao ferracioli, em 07/02/2011 - 11h11

É LAMENTÁVEL ESTA MORTANDADE DE PEIXES, ISTO TRARÁ CONSEQUÊNCIA FUTURAS, POIS O REPOVOAMENTO LEVARÁ ANOS, ISTO SE O "HOMEM"NÃO INTERFERIR.

jose francisco fontana, em 04/02/2011 - 20h59

sou apaixonado pelo pantanal e fiquei arrasado qando vi estas imagens, qual sera a causa desta catrastofe, tomara que não tenha sido falha humana e vamos torcer para que isto não se repita.

maria stella meireles pereira, em 04/02/2011 - 18h56

queira ou não existe ação humana no contexto desta tragédia. é necessário ´´URGENTE ´´ação de todos poderes, com total rigor para se apurar tamanha crueldade, de nossa natureza indefeza. UM BASTA, aos farsantes poderosos, inimigos misteriosos.

henrique sortenes c. sousa, em 04/02/2011 - 14h24

é super desastrosa essa situacao onde milhares de vidas marinhas estejam sendo desimadas da natureza, como se elas nao tivesem o direito de viver na natureza e principalmente nos rios. onde todos nos deveria-mos ter mais respeito e assima de tudo a preocupacao em manter aquilo que a natureza nos dá de graça, sem nos cobra nada em troca. será que um dia o ser humano deixarar de ser menos irresponsavel e passarar olhar o que estar um sua volta com pouco mais de atencao... seria muito bom se as geracoes que estam vindo, podessem ter a oportunidade de desfrutar com um pouco de tudo que a natureza nos reserva e com grande esuberancia e magia... fica aqui o meu apelo e espero poder comtribuir com um pouco do sei, pois a vida é um grande livro e a natureza nos mostra suas paginas ao vivo e acores!!!

everailton, em 04/02/2011 - 12h40

Isso e um absurdo tantas pessoas passando necessidade e tendo esses desastre no nosso pais isso nao e aceitavel tem que pumir os responsaveis.

gedy, em 04/02/2011 - 10h12

quem fez isso é um légitimo animal

reinaldo ribeiro, em 03/02/2011 - 21h23

TENHO CERTEZA Q DEVE TER SAIDO UMA LAGRIMA DE CADA PESCADOR E TAMBEM DE DEUS PAI .......AMEM

rubens luiz, em 03/02/2011 - 20h47

nao podemos abusar da natureza pois ela mostra pra todos q quem mada e ela!!!!!!!!!!!!!!!!!

Amarildo Sperafico, em 03/02/2011 - 15h47

si eu for pescar e cometer algum erro a ambiental vai me ferrar multa pesada prende embarcacao equpamentos .e agora vao

VALDECIR, em 03/02/2011 - 12h08

DEUS DEU A VIDA PARA TODOS OS SERES VIVOS HABITANTES DO PLANETA, SEJA PELO AR, AGUA,TERRA E O HOMEM ESTÁ MATANDO A VIDA!! VÃO DIZER O MOTIVO DISSO OU DAQUILO, MAS TUDO É CAUSADO PELO "HOMEM"

walmir leonoff, em 03/02/2011 - 09h55

Infelizmente isto é o inicio das catástrofes no brasil,criada pela própria ganância dos homens mais poderosos,um país sem credibilidade de leis que não atuam,governantes sem preparação para dirigir nosso pais,o que podemos fazer,isto é somente um prato cheio para virar noticia do dia a dia.

helio, em 03/02/2011 - 07h58

eu fiquei triste com essa trgedia toda porque a gente sofre pra pegar alguns peixes aqui em aquidauana, e ve essa quantia morta ai no rionegro, sinto muito.

geraldo magela caetano, em 02/02/2011 - 19h04

seja o que causou isso tem que descobri a qualquer custo e lamentavel

PEDRO TADEU DE OLIVEIRA, em 02/02/2011 - 13h21

Esse negócio de analisar água é uma babaquice. Todomundo sabe que os responsáveis são as usinas de alcool haja visto o que aconteceu no rio Amambaia alguns anos atrás. Ninguém tomou providencias e nunca vão tomar, porque com o "poder" não se mexe. Alguém puniu a CESP por jogar veneno para matar o mexilhão dourado que se instala nas turbinas e matou também toneladas de peixes Armal(abotoado como é conhecido pelos pescadores). As leis brasileiras só pune "ladrão de galinha".

osmildo hencke , em 01/02/2011 - 22h23

O QUE FOI ISSO, O HOME NOVAMENTE , QUE VERGONHA.

João Batista Lopes , em 01/02/2011 - 22h11

Tenho um Rancho as margens do rio Jaurú, é muito triste ver isso e saber que isso nao vai acabae em nada. ou as vezes uma multinha, ou uma cesta basica e olha la!!!

marco, em 01/02/2011 - 21h54

com tanta riqueza por ai onde que esta cade sua proteçao,ate quando esperar ,politicos com a minima preocupaçao com nosso meio ambiente ,fora capitalismo selvagem.

ZéMariadoAcre, em 01/02/2011 - 14h55

Alguem ou alguma coisa provocou esse desastre (crime) as autoridades do estado devem promover uma caçada aos responsáveis por este ato criminoso.

Joel Penha, em 01/02/2011 - 12h03

Precisamos de o n gs sérias para monitorar e cobrar uma atitude das autoridades de nosso estado na preservação ambiental, temos a maior riqueza ambiental do mundo que é o pantanal, uma das maiores biodiversidades da fauna e flora se encontra no pantanal, água pura, grande parte desta reserva se encontra em nosso estado; nós da Projetarts Brasil ( o n g) estamos organizando uma mobilização na assembléia legislativa, para para que haja transparencia, mais fiscalização e pena grave para aquelas pessoas e empresas que visam apenas o financeiro ...

fabio , em 01/02/2011 - 10h13

feio o negocio

 
Últimas notícias do canal
19/04/2017 - 13h18
Entidades do setor florestal de MS promovem campanha de combate a incêndios
18/04/2017 - 15h15
Fenômeno natural, decoada começa no rio Paraguai causando morte de peixes
10/04/2017 - 09h19
Anastácio: Sucuri de 3 metros é encontrada em terreno onde crianças soltavam pipa
05/04/2017 - 09h08
Corumbá: Exposição mostra impactos do lixo na natureza
05/04/2017 - 08h35
Jacaré é encontrado em varanda de residência durante a madrugada
 
Últimas notícias do site
26/04/2017 - 16h02
Marinheiros realizam curso de manejo rural
26/04/2017 - 14h30
Vítima de acidente de trabalho é socorrida pelos Bombeiros em Aquidauana
26/04/2017 - 13h05
Frente fria chega ao Estado com chuva e previsão é frio de 8ºC amanhã
26/04/2017 - 12h41
7º Batalhão PM de Aquidauana realiza Campanha do Agasalho
26/04/2017 - 09h04
Dupla é presa com 25 papelotes de cocaína em Aquidauana
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.