especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Ciência e Tecnologia - 22/01/2011 - 08h05

Novo sistema indica percepção da sociedade em relação ao trabalho




Por Redação Pantanal News/Governo Federal

Foi lançado, na quarta-feira (19), o Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS): Direitos Trabalhistas e Qualificação Profissional, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que apresenta um panorama da percepção dos brasileiros em relação às condições de trabalho e ao respeito aos direitos trabalhistas. O estudo apresenta dados sobre temas como segurança no trabalho, discriminação, assédio moral e sexual e violações aos direitos do trabalho. Outro enfoque da pesquisa é a importância da qualificação profissional para diversos grupos da população: empregados, pequenos empregadores, trabalhadores por conta própria, desempregados e inativos.

Sobre as condições de trabalho, não é regra a realização de horas extras entre os assalariados (formais e informais), e quando há, para a maioria elas são remuneradas ou compensadas. No quesito segurança, há várias situações que colocam a saúde ou a vida dos assalariados em risco, e menos da metade delas é remunerada com o adicional correspondente (insalubridade ou periculosidade). Os casos de discriminação e assédio moral e sexual são pouco frequentes, e uma minoria é encaminhada às instituições cabíveis. O estudo concluiu que a expansão do emprego vem ocorrendo acompanhada de maior grau de respeito aos direitos laborais, mas há aspectos que merecem maior atenção (segurança no trabalho, instituições coletivas de trabalho, etc.)

Qualificação Ocupacional – Mais de um terço dos inativos explica sua inatividade pela falta de qualificação ocupacional (como capacitação teórica e experiência prática). Para os assalariados, a qualificação (como formação escolar regular e formação técnico-profissionalizante) tem peso apenas relativo na seleção de emprego, outros fatores, como a apresentação de referências pessoais e a experiência anterior na atividade a ser desenvolvida têm peso maior. A qualificação para os trabalhadores por conta própria (como capacitação para a gestão de negócios) é fator com peso reduzido no desempenho dos empreendimentos, a menor incidência de tributos, o maior acesso a crédito ou a maior adequação do local de atividade têm peso maior. Para os desempregados, a falta de qualificação (como capacitação teórica e experiência prática) é fator relevante da condição de desemprego. A conclusão é de que a falta de qualificação é fator importante para a explicação da condição laboral (de inativos e de desempregados e, em alguma medida, de assalariados).

Indicador sobre Mobilidade Urbana sai nesta segunda

O Ipea divulga nesta segunda-feira (24), o Sistema de Indicadores de Percepção Social (Sips): Mobilidade Urbana. O indicador analisa como a população brasileira percebe a mobilidade urbana e seus temas derivados, como eficácia do transporte público, dificuldades encontradas em sua utilização, condições das vias, motivos de utilizações, entre outros.

O estudo traz dados em análises por regiões, etnias, nível de escolaridade e faixa salarial, apontando, por exemplo, qual meio de transporte é mais utilizado para locomoção dentro da cidade, avaliação da sociedade quanto à qualidade do transporte público, condição e sensação de segurança dentro dos meios de transportes, tipo de integração utilizada no dia-a-dia, frequência dos congestionamentos enfrentados, pontualidade na frequência dos transportes públicos utilizados e adaptação dos meios de transporte mais usados por portadores de necessidades especiais.

O SIPS – Mobilidade Urbana apresenta ainda informações sobre quanto se respeita o ciclista e pedestre nas regiões, tempo gasto no deslocamento diário para quem anda a pé ou de bicicleta, e quais as principais características observadas pela população para a escolha do transporte.

Metodologia - Para a elaboração do indicador, foram ouvidos 2.770 brasileiros em todos os estados. A técnica usada é a de amostragem por cotas, que garante representatividade e mantém a variabilidade da amostra igual à da população nos quesitos escolhidos.

O sistema de indicadores permite ao setor público estruturar suas ações para uma atuação mais efetiva, de acordo com as demandas da população. As primeiras edições foram sobre justiça, cultura, segurança e gênero. Ainda serão lançadas avaliações sobre mobilidade urbana, saúde e educação. A íntegra do SIPS sobre Direitos Trabalhistas e Qualificação Profissional e os gráficos de apresentação estão disponíveis na página eletrônica do IPEA, no endereço www.ipea.gov.br.

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
22/11/2017 - 09h39
Projetos do IFMS conquistam principais prêmios de feira científica estadual
08/11/2017 - 15h17
Estudantes do IFMS vencem competição nacional de foguetes
25/10/2017 - 07h46
Reinaldo participa da abertura da Semana de Tecnologia nesta quarta-feira
21/08/2017 - 11h51
IFMS prorroga inscrições em Feiras de Ciência para setembro
22/06/2017 - 10h05
IFMS promove evento de tecnologia aberto à comunidade em Aquidauna
 
Últimas notícias do site
15/01/2018 - 15h28
Inmet emite alerta de perigo potencial em algumas cidades de MS
15/01/2018 - 13h25
Com uso de drone, PMA autua em R$ 43 mil fazendeiro por desmatamento
15/01/2018 - 10h28
Corumbá retoma serviço de pavimentação de alamedas com recursos próprios
15/01/2018 - 08h30
Rose sanciona lei que prevê punições em casos de indisciplina nas escolas
15/01/2018 - 08h15
Quibe de forno recheado vai trazer sabor e praticidade à sua segunda
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.