zap
ANIVERSÁRIO CORUMBÁ 2017
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Pesquisa no Pantanal - 19/11/2010 - 07h29

MS precisa avançar na produção orgânica, diz superintendente de Agricultura do Estado




Ana Maio

Orlando Baez disse que cenário vai mudar no MS



Público acompanha abertura do seminário



Alberto Feiden, presidente da comissão organizadora
Por Redação Pantanal News/Ana Maio(Embrapa Pantanal)

O superintendente de Agricultura de Mato Grosso do Sul, Orlando Baez, disse nesta quinta-feira em Corumbá (MS) que o Estado precisa avançar na produção de orgânicos, espelhando-se no exemplo do Paraná, que é o maior produtor agroecológico do Brasil. Baez participou da abertura do 3º Seminário de Agroecologia de Mato Grosso do Sul, que termina nesta sexta, dia 19. O evento acontece no anfiteatro Salomão Baruki, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Baez apresentou dados que colocam o Brasil entre os maiores produtores e exportadores de carne bovina, carne suína, frango, soja e milho. “Na produção orgânica, estamos próximos da estaca zero. Representamos 1% da produção mundial e a expectativa para 2020 é que cheguemos a 5%”, afirmou o superintendente.

Ele disse que a participação dos orgânicos no mercado nacional é insignificante, e baseada principalmente no extrativismo, como do açaí e de castanhas.  “Mas vamos avançar, principalmente em proteínas”, falou. Segundo ele, existem 16 propriedades certificadas para a produção de carne orgânica no Pantanal e já há missões internacionais agendando visitas à região para conhecer a experiência.

Baez destacou também o trabalho da Apoms (Associação dos Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul), que já reúne cerca de 200 agricultores. Para ele, iniciativas como o seminário, idealizado pela Embrapa Agropecuária Oeste e Embrapa Pantanal, vão contribuir para mudar o cenário da produção orgânica no Estado nos próximos anos.

A cerimônia de abertura do seminário teve a participação de Rivaldávia Alves Alencar de Melo, chefe administrativa da Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Rosângela Pedrosa, da Apoms; Celso de Arruda, delegado federal do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário); Rolando Parada Ramires, coordenador técnico da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural); Wilson Ferreira de Melo, diretor do campus da UFMS em Corumbá; Ana Cláudia Gonzaga, representante da Secretaria Municipal de Educação; Harley Nonato de Oliveira, da Embrapa Agropecuária Oeste; e Alberto Feiden, pesquisador da Embrapa Pantanal e presidente da comissão organizadora do evento.

Houve apresentações de dança da escola municipal  Delcídio do Amaral e da Oficina de Dança, com coreografias de Vitória Régia e Cleber Costa.

Dificuldades

Feiden falou ao público sobre a dificuldade de se organizar um evento como este. “Há três semanas, havia o risco de não acontecer. Até a realização do segundo turno das eleições, não tínhamos confirmação dos recursos para o apoio. Felizmente, depois disso, conseguimos alguns recursos, mas não o suficiente para tudo o que precisávamos.”

Ele falou sobre a criação da ABA (Associação Brasileira de Agroecologia), que promove a cada dois anos o congresso brasileiro de agroecologia. Nos anos de intervalo, são realizados os seminários estaduais.

O evento em Corumbá teve 411 inscritos. Na tarde de quinta-feira eles se dividiram nas 12 oficinas programadas: seis na universidade, duas no Sebrae-MS e quatro em outros pontos da cidade.

A realização do seminário é da Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados-MS), Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS), Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Apoms (Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul), Superintendência Federal de Agricultura - MS/Mapa,  UFMS – Campus do Pantanal, Prefeitura de Corumbá e Unisol - Brasil– Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários, Sebrae-MS. A Fundect-MS (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) e o Crea-MS (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) apoiam o evento.


 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
14/10/2015 - 11h00
Expedição de barco pelo Pantanal de MS discute preservação ambiental
26/08/2013 - 08h03
Em MS, médicos de outros países fazem provas para revalidar diploma
30/01/2013 - 08h45
Embrapa Pantanal firma convênio para o fortalecimento da Apicultura em Mato Grosso do Sul
30/10/2012 - 16h45
PRF apreende veículo com CRLV falso
05/09/2012 - 13h45
Pesquisadores questionam alterações da Lei de Pesca do Mato Grosso
 
Últimas notícias do site
25/09/2017 - 17h12
Vídeo: Ministro oficializa migração de 23 rádios da frequência AM para FM
25/09/2017 - 17h00
Vídeo: Ministro assina documento que autoriza migração de rádios AM para FM em MS
25/09/2017 - 16h38
Preço do botijão de gás terá reajuste de 6,9% a partir de amanhã
25/09/2017 - 15h47
Petrobras anuncia redução nos preços da gasolina e do diesel
25/09/2017 - 15h24
Governo decide manter o horário de verão a partir de outubro
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.