zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Artigos - 17/11/2010 - 07h53

Economia da cultura no Chile




Por Bruno Peron Loureiro

O Primeiro Seminário sobre "Cultura e Economia: uma oportunidade de desenvolvimento" teve lugar em Santiago, capital do Chile, em 3 de novembro de 2010. A dedicação de toda uma quarta-feira ao tema da economia da cultura foi um incentivo aos profissionais do setor.

Com tantos indivíduos, grupos e instituições envolvendo-se em economia da cultura, um campo relativamente recente, cabe a pergunta de a quem ela pertence.

A iniciativa é do Conselho Nacional de Cultura e as Artes do Chile, cujo órgão estatal existe desde agosto de 2003 e é responsável pelas políticas públicas de desenvolvimento cultural. Muito se tem falado sobre e feito a favor da parceria entre governo e produtores culturais.

Os pequenos produtores culturais têm oportunidades raras de disponibilizar seus trabalhos no circuito econômico nacional e internacional, por isso a relevância de políticas de Estado que valorizem produções menores, independentes e locais. O Conselho Nacional de Cultura e as Artes, portanto, propõe políticas para desenvolver e fortalecer as indústrias culturais chilenas.

Na mesma direção, o Primeiro Seminário reorientou o conceito de cultura como "polo de desenvolvimento econômico" e atualizou as posturas tradicionais através da inserção da cultura como fator de crescimento do produto interno bruto dos países e não só fonte de entretenimento de elites nos fins de semana.

Participaram do Seminário: Luciano Cruz-Coke (Ministro de Cultura do Chile), Juan Andrés Fontaine (Ministro de Economia do Chile), David Gallagher (representante do Ministro de Relações Exteriores do Chile no Diretório Nacional do Conselho Nacional da Cultura e as Artes), entre outros expositores da cultura como objeto de atenção.

O setor cultural cobra o seu devido valor junto das outras políticas sociais. O Primeiro Seminário, deste modo, colaborou com discussões sobre programas governamentais de incentivo à cultura, geração de empregos de mão-de-obra qualificada e bem paga, vínculo sustentável com a economia, incremento do turismo, etc.

A questão inicial de a quem a cultura pertence, porém, segue vigente porque há um receio legítimo de que os cidadãos só falem por meio da boa vontade dos mercados que apostem neles. Caso contrário, silenciam-se os anseios sobretudo dos desfavorecidos e pequenos.

Neste raciocínio, o economista inglês David Throsby identifica a predominância dos mercados mundiais, destarte o setor privado, nas políticas culturais a partir de meados do século XX e devido principalmente às tecnologias de comunicação e informação. Throsby defende a gestão construtiva do setor privado sem subverter o interesse público nos processos de mudança cultural na sociedade.

É por vias similares que o Primeiro Seminário propôs a discussão sobre a inserção da cultura nos grandes circuitos econômicos e a valorização dos produtores e gestores culturais.

O governo de Sebastián Piñera, neste ínterim, não poderia perder a oportunidade de mostrar uma face politicamente correta de seu governo no Chile com o resgate dos 33 mineiros em Copiapó, norte do país. Foi o grande momento de investir na popularidade do estadista, que ainda era baixa antes do episódio.

Em 27 de fevereiro de 2010, portanto meses antes do resgate dos mineiros, o país havia sido devastado por um terremoto que demandou a acolhida do Estado no processo de reconstrução. Um grande desafio ao introito do governo de Piñera. A reação chilena ao sismo de seu território foi mais rápida e menos oportunista que a que sucedeu no Haiti a partir de 12 de janeiro de 2010.

Cultura, assim, é muito mais que uma canção que se ouve na rádio, um filme que brilha nas telas ou o teatro visto como local de elite e portanto é pouco frequentado pelas massas.

Que tal ampliar o conceito de cultura e reconhecer sua importância nas esferas diversas de construção de cidadania?

O mercado já se tocou da magnitude de um setor emergente.

Chegou a vez de todos os cidadãos pleitearem a sua expressão.



http://www.brunoperon.com.br

Os artigos publicados com assinatura não representam a opinião do Portal Pantanal News. Sua publicação tem o objetivo de estimular o debate dos problemas do Pantanal do Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, garantindo um espaço democrático para a livre exposição de correntes diferentes de pensamentos, idéias e opiniões. redacao@pantanalnews.com.br

 

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
22/05/2017 - 09h01
Heraldo Pereira e Bosco Martins: um breve reencontro entre amigos
04/05/2017 - 14h30
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte VI
02/05/2017 - 11h08
O poeta de Sobral
24/04/2017 - 09h53
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte V
20/04/2017 - 15h12
Adolescentes em risco de suicídio e o jogo da Baleia Azul
 
Últimas notícias do site
26/05/2017 - 12h16
Projeto prevê salas de amamentação em shoppings, aeroporto e igrejas
26/05/2017 - 11h48
Polícia Militar capturou quatro foragidos da justiça nos últimos dias
26/05/2017 - 10h59
PMA apreende meia tonelada de pescado e aplica R$ 33 mil em multas
26/05/2017 - 10h20
Fim de semana em MS tem eventos gratuitos na capital e no interior
26/05/2017 - 09h25
7º Batalhão da PM fecho o cerco contra assaltos à bancos
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.