zap
ANIVERSÁRIO CORUMBÁ 2017
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Pesquisa no Pantanal - 16/11/2010 - 16h05

93% avaliam 5º Simpan como evento bom e ótimo




Por Redação Pantanal News/Ana Maio(Embrapa Pantanal)


 O público que compareceu ao 5º Simpan (Simpósio sobre Recursos Naturais e Socioeconômicos do Pantanal) aprovou o evento. Questionários de avaliação aplicados nos participantes indicaram que 93% consideraram o evento bom (59%) e ótimo (34%). O simpósio aconteceu em Corumbá (MS) entre os dias 9 e 12 de novembro e atraiu aproximadamente 200 pessoas.

A presidente da comissão organizadora, pesquisadora Sandra Mara Araújo Crispim, tabulou 58 questionários respondidos pelo público nos dois últimos dias do evento. Segundo ela, 49% se identificaram como profissionais e 51% como estudantes.

O tema – Gestão do Ecossistema Pantanal: rumo a uma sociedade sustentável –foi apontado como ótimo por 67% dos respondentes e como bom por 33%. O conteúdo também foi muito bem avaliado: 35% consideraram ótimo e 60%, bom.

Apesar de a maioria (63%) dos respondentes ter aprovado a data de realização do Simpan, surgiram no questionário várias sugestões para que os próximos sejam realizados no primeiro semestre. É que nesta época do ano muitos profissionais estão envolvidos com fechamento de semestre nas faculdades e com submissão de projetos a editais. O público também sugeriu que o Simpan seja itinerante (passando por outros municípios pantaneiros) e que tenha periodicidade definida e divulgada.

O horário de realização do evento agradou os participantes. Do total, 94% ficaram bastante satisfeitos com esse quesito. A duração também foi bem avaliada, pois 98% dos respondentes disseram que foi ótima (88%) ou boa (10%).

Sandra Mara afirmou também que a recepção aos participantes foi um ponto positivo, já que 93% dos avaliadores apontaram-na como ótima (53%) ou boa (40%).

Um dos maiores problemas do evento foi a divulgação, também apontado pela pesquisa. Segundo Sandra, 66% dos respondentes disseram que ela foi regular (45%) ou não satisfatória (21%). Apenas 29% consideraram boa e 5%, ótima.

O evento teve problemas de divulgação, especialmente em função das eleições. O site oficial demorou para ficar disponível porque a legislação eleitoral era bastante restritiva.

SURPRESAS

A presidente da comissão disse que o alto nível das palestras e das apresentações orais de trabalhos surpreendeu. “Nós sabíamos que estávamos tentando fazer as melhores escolhas, mas o resultado foi melhor do que imaginávamos”, afirmou.

Como exemplo, ela cita o último palestrante, o pesquisador Alexandre Berndt, da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos), que conseguiu suprir parte das ausências de sua mesa redonda. Das três palestras previstas, apenas a dele foi realizada porque os outros convidados tiveram problemas com seus voos e não conseguiram chegar a Corumbá.

O público elogiou nos questionários a atualidade e pertinência dos temas, o acréscimo de conhecimento proporcionado, a integração entre a sociedade e a comunidade científica, a oportunidade de troca de experiências e parcerias, o valor acessível das inscrições e os lançamentos programados.

Como sugestão, apontou necessidade de planejamento com mais antecedência e maior divulgação, especialmente nas universidades. Foram recomendados aumento do número de estudiosos presentes e a inclusão dos países vizinhos na discussão.

“Esperávamos um número maior de estudantes participando. Os que perderam deixaram de ter acesso a um conteúdo tão rico que dificilmente várias aulas vão conseguir repor”, disse Sandra.

O Simpan aconteceu de 9 a 12 de novembro no centro de convenções de Corumbá. Foi uma realização da Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ICS do Brasil (Instituto de Comunicação Social) e da UFMS. Teve correalização da Prefeitura Municipal de Corumbá e patrocínio da Petrobras. Apóiam a iniciativa o Centro de Tecnologia Mineral, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério da Ciência e Tecnologia, Prefeitura Municipal de Ladário, Universidade Uniderp, Hotel Gold Fish, Seher Turismo, Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá “Miguel Gomez” e Universidad Pública René Moreno do Governo Departamental de Santa Cruz/Bolívia.


 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
14/10/2015 - 11h00
Expedição de barco pelo Pantanal de MS discute preservação ambiental
26/08/2013 - 08h03
Em MS, médicos de outros países fazem provas para revalidar diploma
30/01/2013 - 08h45
Embrapa Pantanal firma convênio para o fortalecimento da Apicultura em Mato Grosso do Sul
30/10/2012 - 16h45
PRF apreende veículo com CRLV falso
05/09/2012 - 13h45
Pesquisadores questionam alterações da Lei de Pesca do Mato Grosso
 
Últimas notícias do site
26/09/2017 - 17h12
Vídeo: Ministro oficializa migração de 23 rádios da frequência AM para FM
26/09/2017 - 17h00
Vídeo: Ministro assina documento que autoriza migração de rádios AM para FM em MS
26/09/2017 - 11h52
PMA de Aquidauana assentados por exploração e armazenamento ilegal de aroeira
26/09/2017 - 08h39
PMA autua proprietários rurais por exploração ilegal de madeira
26/09/2017 - 06h21
Terça-feira tem previsão de chuvas isoladas e máxima de 37ºC
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.