especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Pesquisa no Pantanal - 16/11/2010 - 15h57

Há formas de reduzir emissão de gases de efeito estufa pela pecuária




Por Redação Pantanal News/Ana Maio(Embrapa Pantanal)

O pesquisador Alexandre Berndt, da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos – SP), encerrou o 5º Simpan (Simpósio sobre Recursos Naturais e Socioeconômicos do Pantanal) em Corumbá (MS) afirmando que existem formas eficientes de reduzir os gases de efeito estufa emitidos pela pecuária.

Segundo ele, parte desses estudos é recente e ainda não foi publicada. Mas em breve serão informações de acesso público. Alexandre fez a palestra “Emissão de metano entérico pela pecuária: panorama nacional” em uma mesa redonda que discutiria mudanças climáticas e processos ecológicos no Pantanal. Os outros dois palestrantes que iriam participar da discussão não conseguiram chegar a Corumbá por problemas em seus voos.

Alexandre foi contratado pela Embrapa recentemente. Ele era pesquisador do Instituto de Zootecnia da Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) de São Paulo, em Nova Odessa (SP).

Segundo o pesquisador, o Brasil assumiu em Copenhagen, em 2009, o compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa. “O país apresentou 11 ações para mitigar a emissão desses gases. Quatro delas estão ligadas à agropecuária”, disse ele.

São elas: recuperação de pastagens degradadas, implantação de sistemas integrados lavoura-pecuária-floresta, plantio direto e fixação biológica de Nitrogênio no solo.

O pesquisador comentou que a indústria automobilística já está fazendo sua parte, investindo na produção de carros híbridos. “A agropecuária também terá que contribuir”, afirmou.

Ele lembrou que o Brasil tem um dos maiores rebanhos bovinos do mundo: são cerca de 200 milhões de cabeças – praticamente um boi para cada habitante. Entre 1994 e 2005, a emissão de metano no país aumentou 26%, enquanto a exportação de carne cresceu mais de 400%.

Na pecuária, o metano é emitido a partir da fermentação ruminal e do manejo de dejetos. “Levantamentos mostram que no mundo 22% da emissão de metano vem da fermentação entérica.” No Brasil, em função do tamanho do rebanho, essa porcentagem é de 69%.

ALIMENTAÇÃO

De acordo com Alexandre, em 2050 o planeta terá 9 bilhões de habitantes, com melhores condições de vida, e querendo se alimentar melhor. “O desafio será aumentar a produção e reduzir os impactos ambientais. Ou seja, a produção terá que ser sustentável.”

Ele disse que não faz sentido deixar de consumir carne em função desses impactos, porque este produto é fonte de nutrientes que não se pode substituir. O pesquisador apresentou dados que confirmam que a emissão de gás metano pode ser controlada de forma mais eficaz se a população optar por outros meios de transporte.

O consumo de carne do brasileiro é de 36 quilos/ano. Isso equivale ao consumo de 100g/dia. Já a emissão por um carro movido a álcool que percorre 50 quilômetros por dia é quatro vezes maior. Um carro pequeno, movido a gasolina, percorrendo a mesma distância por dia, é 16 vezes maior.

O pesquisador disse ainda que o consumo consciente deve evitar o desperdício de alimentos, que vai muito além da carne. “A produção pecuária não pode ser intensificada às custas da degradação ambiental”, concluiu.

ENCERRAMENTO

A chefe geral da Embrapa Pantanal, Emiko Kawakami de Resende, agradeceu a participação do público no Simpan. “Parabéns à comissão organizadora e aos participantes. Percebemos que avançamos muito em nossos conhecimentos sobre o Pantanal.” A próxima edição será em 2013.

O Simpan aconteceu de 9 a 12 de novembro no centro de convenções de Corumbá. Foi uma realização da Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ICS do Brasil (Instituto de Comunicação Social) e da UFMS. Teve correalização da Prefeitura Municipal de Corumbá e patrocínio da Petrobras. Apóiam a iniciativa o Centro de Tecnologia Mineral, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério da Ciência e Tecnologia, Prefeitura Municipal de Ladário, Universidade Uniderp, Hotel Gold Fish, Seher Turismo, Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá “Miguel Gomez” e Universidad Pública René Moreno do Governo Departamental de Santa Cruz/Bolívia.


 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
14/10/2015 - 11h00
Expedição de barco pelo Pantanal de MS discute preservação ambiental
26/08/2013 - 08h03
Em MS, médicos de outros países fazem provas para revalidar diploma
30/01/2013 - 08h45
Embrapa Pantanal firma convênio para o fortalecimento da Apicultura em Mato Grosso do Sul
30/10/2012 - 16h45
PRF apreende veículo com CRLV falso
05/09/2012 - 13h45
Pesquisadores questionam alterações da Lei de Pesca do Mato Grosso
 
Últimas notícias do site
23/11/2017 - 15h48
Em Brasília, prefeito viabiliza recursos para Corumbá e busca apoio para curso de Medicina
23/11/2017 - 15h31
No Ministério do Turismo, prefeito discute liberação de verbas para distrito turístico
23/11/2017 - 14h46
Corumbá comemora neste dia 23 o Dia Municipal da Cultura
23/11/2017 - 14h26
PMA prende e autua em R$ 60 mil trio de pescadores no rio Paraguai
23/11/2017 - 08h46
Durante fiscalização PMA apreende caminhão com uma tonelada de agrotóxico
 

zap

88

ZAP NOVO
Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.