zap
ANIVERSÁRIO CORUMBÁ 2017
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Pesquisa no Pantanal - 12/11/2010 - 09h05

Pesca e Aquicultura são temas de apresentações no Simpan






Por Redação Pantanal News/Raquel Brunelli - Embrapa Pantanal

As apresentações da manhã do dia 11 de novembro discorreram, desde a pesca artesanal tradicional praticada na região pantaneira até as mais novas tecnologias estudadas para a criação e industrialização do pescado e seus produtos derivados. A começar com a professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Nely Tocantins, que abordou os aspectos econômicos dos pescadores artesanais nos municípios de Poconé e Cuiabá, da Colônia de Pescadores Z11, no trabalho "Aspectos Sociais e Econômicos dos Pescadores do Pantanal Mato- Grossense". Segundo Nely,  apesar desses pescadores estarem organizados em colônias, os índices de acesso às políticas públicas de melhoria de qualidade de vida ainda são precários, tanto do ponto de vista de moradia, como de saúde e educação.

O trabalho "Desembarque Pesqueiro no Pantanal de Mato Grosso do Sul de 1994 a 2008", apresentado pelo pesquisador da Embrapa Pantanal  Agostinho Carlos Catella, complementou os conteúdos relacionados a temas sócio-econômicos da pesca na região do Pantana . Durante a palestra, o pesquisador apresentou um detalhamento do Sistema de Controle da Pesca de Mato Grosso do Sul - SCPESCA/MS, iniciado em 1994 e  implantado com a finalidade de gerar, analisar e disponibilizar informações sobre a atividade para subsidiar sua gestão.  Segundo o pesquisador, o SCPESCA/MS já produziu inúmeras informações que contribuíram para o entendimento e para a gestão da pesca na região, devendo servir de base para a estruturação de um sistema nacional de estatística pesqueira na Bacia, que se encontra em fase de construção pelo Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA, juntamente com as instituições locais.

Outros dois projetos de pesquisa, desenvolvidos pela Embrapa Pantanal, voltados para o setor de Aquicultura, foram expostos durante o Simpan: " Avaliação da produtividade e sustentabilidade do cultivo de cachara", apresentado pelo responsável pelo projeto de pesquisa Flávio Lima Nascimento e  "Atributos de qualidade em filés de cachara produzidos em Tanque-rede no Rio Paraguai (Ladário-MS)", exposto pelo pesquisador  Jorge Lara. Flávio discorreu sobre a  proposta de avaliar a produtividade e sustentabilidade do cultivo de pescado visando um futuro sistema de criação em tanques-rede no Pantanal, onde 4200 alevinos da espécie cachara, peixe típico da região pantaneira, foram dispostos em 12 tanques-rede, em um braço do rio Paraguai. Segundo Flávio, durante o experimento foram testadas 3 densidades de estocagem diferentes, afim de obter resultados de desempenho de crescimento e qualidade desses animais em diferentes formas de cultivo.

Na sequência, o pesquisador Jorge Lara deu continuidade as apresentações, discorrendo sobre  um trabalho de pesquisa que teve como principal objetivo avaliar a qualidade da carne dos cacharas cultivados no trabalho anteriormente apresentado.  Para medir a maciez e a cor dos filés do pescado, foram usadas diferentes densidades de cultivo e mediu-se a força de cisalhamento, a cor, a capacidade de retenção de água, a composição centesimal e o pH. Segundo Jorge, não ocorreram diferenças significativas entre os tratamentos para as variáveis avaliadas: "O cultivo de peixes nativos em tanques-rede pode ser uma alternativa para aumentar a oferta de proteína, entretanto mais pesquisas considerando outros parâmetros de importância para o consumidor e para a produção animal devem ser conduzidos de forma integrada e multidisciplinar", completou o pesquisador.

O Simpan é uma realização da Embrapa Pantanal,  ICS do Brasil (Instituto de Comunicação Social) e da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).  Tem correalização da Prefeitura Municipal de Corumbá e patrocínio da Petrobrás. Apóiam a iniciativa o Centro de Tecnologia Mineral, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério da Ciência e Tecnologia, Prefeitura Municipal de Ladário, Universidade Uniderp, Hotel Gold Fish, Seher Turismo, Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá “Miguel Gomez” e Universidad Pública René Moreno do Governo Departamental de Santa Cruz/Bolívia.

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
14/10/2015 - 11h00
Expedição de barco pelo Pantanal de MS discute preservação ambiental
26/08/2013 - 08h03
Em MS, médicos de outros países fazem provas para revalidar diploma
30/01/2013 - 08h45
Embrapa Pantanal firma convênio para o fortalecimento da Apicultura em Mato Grosso do Sul
30/10/2012 - 16h45
PRF apreende veículo com CRLV falso
05/09/2012 - 13h45
Pesquisadores questionam alterações da Lei de Pesca do Mato Grosso
 
Últimas notícias do site
25/09/2017 - 17h12
Vídeo: Ministro oficializa migração de 23 rádios da frequência AM para FM
25/09/2017 - 17h00
Vídeo: Ministro assina documento que autoriza migração de rádios AM para FM em MS
25/09/2017 - 16h38
Preço do botijão de gás terá reajuste de 6,9% a partir de amanhã
25/09/2017 - 15h47
Petrobras anuncia redução nos preços da gasolina e do diesel
25/09/2017 - 15h24
Governo decide manter o horário de verão a partir de outubro
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.