zap
ANIVERSÁRIO CORUMBÁ 2017
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Vc repórter CPN - 30/10/2008 - 15h33

Escola de Campo Grande entra luta para combater o mosquito da dengue




Por Dus Ami

Estamos na luta contra dengue! A escola Alceu Viana, que fica no bairro Nova Bahia, participa desde o mês de agosto deste ano da gincana "limpeza é saúde", promovida pela SESAU (Secretaria de Saúde). Mais de 100 alunos da educação infantil e do ensino fundamental participam da campanha, além de pais e professores. "Queremos que nossos alunos sejam multiplicadores da idéia de que dengue se combate todos os dias e que cada um deve cumprir com seu papel", diz a diretora pedagógica da escola, Francisca Viana.

A equipe Combatentes da Dengue Alceu Viana, do Centro Educacional Alceu Viana já recolheu pouco mais de oito toneladas de pneus, além de muitas garrafas pet e potes de margarina. O trabalho vale ponto na  segunda edição da gincana de combate à dengue promovida pela Sesau e conta com 16 equipes.  "Os alunos estão muito motivados, animados com a campanha. Estão apaixonados pela causa de impedir a proliferação do mosquito da dengue em nossa cidade", afirma Janete Gonçalvez, coordenadora da escola.

Nesta sexta-feira, dia 1º de novembro, ás 14h da tarde, a escola vai apresentar um teatro com o tema "dengue se combate com conscientização". "Todos estão convidados para assistir à peça teatral, tem 20 dias que nossos alunos estão se preparando para essa apresentação, vai ser muito legal e educativo, vamos receber inclusive alunos de outras escolas", explica o diretor administrativo da escola Petrúcio Narciso.

Durante a peça, os alunos também vão apresentar à comunidade a mosquitoeira genérica ou mosquitérica, é uma armadilha contra o mosquito da dengue, criada pelo instituto de microbiologia da UFRJ, e pela primeira vez produzida em Mato Grosso do Sul.  O professor Maulori Cabral da UFRJ, autor do projeto, disse ao site "terra" que a mosquitoeira detecta que há criadouro do mosquito da dengue por perto da casa, mas não significa que ela estará livre da dengue. "O sucesso do combate à doença depende da população, que deve se esforçar para eliminar os focos do mos quito", diz ele.

A mosquitoeira é capaz de capturar os insetos e interromper o ciclo de reprodução do vetor. A novidade pode ser mais uma opção para o controle da proliferação do Aedes aegypti. "As crianças trazem garrafas pet de casa e montam as armadilhas, é simples, elas utilizam cola, tesoura e uma espécie de rede ou tela feita de tecido ou outro tipo de material. Eu busquei a técnica na universidade do Rio de Janeiro", informa o professor de geografia que trouxe a novidade para a escola, Marcus de Araújo.

Quem quiser pode fazer a mosquitoeira em casa é só seguir os passos indicados neste site, é fácil de fazer: http://www.trankera.org/aprenda-a-construir-uma-mosquitoreira-mosquiterica/.

O aluno Rickson Bambil, de 12 anos, da 7° serie, já multiplicou o trabalho. "Estou comentando com meus vizinhos e ajudando a população, antes meus pais não se importavam em guardar as garrafas pets para serem recicladas, mas agora, eles guardam tudo e passam para eu trazer para a minha escola". Até o tesoureiro João Marcelo Viana entrou na gincana. "Temos que conscientizar as pessoas, porque se todos fizerem a coleta de pneus e garrafas, podemos acabar com a dengue, toda a escola esta mobilizada.

A segunda edição da gincana de combate à dengue "Limpeza é Saúde" conta com outras equipes: Casa Limpa sem Dengue II, Viver Legal II, Equipe Vida Plena do Tarumã, Quadra Vip, Comunidade Indígena Darcy Ribeiro, Natuverde, Jovens na Luta Contra a Dengue, Grupo Escoteiro Cruzeiro do Sul, CRAs Popular, OBA Brasil, Distrito de Anhanduí, Combatentes da Dengue Alceu Viana, Atos contra a Dengue, Mãos Unidas Contra a Dengue, Bom Jardim e Moreninhas em Ação.

Mais informações sobre o projeto na escola. O telefone é o 3354 3710 ou pelo 9262 0431 (Francisca)

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
Laiz , em 03/03/2010 - 22h14

Eu estudo na escola Alceu Viana e gostei muito da iniciativa de todos os alunos mais principalmente do professor marcus q organizou tudo com seu esforço ele é uma pessoa muito derterminada

 
Últimas notícias do canal
09/08/2013 - 10h59
Comandante-Geral recebe título de Cidadão Aquidauanense
09/06/2011 - 14h21
Palestra gratuita com o tema Visagismo acontece hoje a noite
31/08/2010 - 07h53
Lars Grael abre Semana de Promoção da Vida Saudável do Sesi em Corumbá
18/04/2009 - 09h20
Miss Pantanal Gay 2009Concurso para eleger a mais bela gay sul-mato-grossense
22/12/2008 - 13h00
Moradores fazem mutirão de protesto em Corumbá
 
Últimas notícias do site
22/09/2017 - 17h12
Vídeo: Ministro oficializa migração de 23 rádios da frequência AM para FM
22/09/2017 - 17h00
Vídeo: Ministro assina documento que autoriza migração de rádios AM para FM em MS
22/09/2017 - 15h58
Aquidauana sedia encontro para debater inclusão no IFMS
22/09/2017 - 14h39
Projeto Florestinha realizou Educação Ambiental para alunos em comemoração ao dia da árvore
22/09/2017 - 13h11
PMA apreende redes e liberta peixes dos petrechos ilegais
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.