CARNAVAL CORUMBÁ 2018
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Ciência e Tecnologia - 14/10/2010 - 10h57

Programa que simula planetário virtual pode ser usado nas salas de informática




Por Redação Pantanal News/Karina Lima(NotíciasMS)

Divulgação
recurso

          Campo Grande (MS) – Visualizar o céu por meio de um programa de computador é o que permite, entre outras coisas, o software gratuito Stellarium, criado em 2001 pelo francês Fabien Chéreau. O acadêmico do último ano do curso de Física da UFMS, Johnathan C. Miguel, vai ministrar hoje (14) uma oficina no 10º Encontro Regional do Ensino de Astronomia (X Erea) em que vai orientar sobre a utilização desse programa para o ensino de astronomia. 

          Johnathan explica que o Stellarium é um simulador da abóbada celeste em tempo real que pode ser executado em várias plataformas (sistemas operacionais). “O Stellarium permite que o usuário exiba o sistema solar e seus corpos celestes visualizando em tempo real a ‘dança cósmica’ destes corpos”.

           O programa tem a capacidade de exibir diversas informações acerca de inúmeros corpos celestes com excelente qualidade gráfica, na tela do computador, em 3D. “É como se [o observador] estivesse no chão, ao ar livre, olhando para o céu, alem disso, programa é capaz de simular o céu diurno, noturno e os crepúsculos de forma muito realista. O Stellarium permite regredir ou avançar no tempo através de um sistema de datas e horários muito eficiente e fácil de utilizar, permitindo que o usuário, por exemplo, possa antecipar e visualizar eclipses futuros, ou ainda, visualizar os eventos passados e futuros de qualquer lugar dos planetas do sistema solar”. 

          Como em Mato Grosso do Sul as escolas estaduais dispõem de salas de informática, a existência de softwares que podem auxiliar o professor proporciona uma enorme ajuda no processo de ensino. “Muitos professores não conhecem essas ferramentas facilitadoras. No caso do ensino da astronomia o Stellarium é uma delas, e é o que vamos mostrar no X Erea. Ele é extremamente intuitivo e fácil de usar. No X Erea, pretendo mostrar os conceitos básicos da utilização do Stellarium na versão 0.9.1, apresentar as ferramentas que ele oferece para que o professor participante use-o na sala de aula. Nesse sentido, os alunos vão interagir com algo mais do que as simples figuras e dados astronômicos contidos em livros”. 

          Como exemplo para uma aplicação em sala de aula, pode-se mostrar que na verdade o Sol nem sempre nasce no mesmo ponto e se põe no outro, ou seja, nasce no leste e se põe no oeste, como é representado em muitos livros didáticos. “Isso é um erro! E muitas pessoas têm essa concepção errônea. Como o Stellarium exibe as marcações dos pontos cardeais, é possível aumentar a velocidade com que os dias passam de forma que percebamos que o Sol só nasce realmente no ponto leste nos equinócios (Primavera e Outono)”.  

          Um outro exemplo são os eclipses, explica Johnathan, algo que chama bastante atenção das pessoas, mas muitas não sabem explicar como de fato isso acontece. “Utilizando o Stellarium podemos simular os eclipses, utilizar a simulação e estudarmos com os alunos como de fato isso acontece, também podemos simular a variação da luminosidade na atmosfera causada pelo eclipse do Sol, demonstrar aos alunos que há fases da Lua específicas em que podem ocorrer os eclipses solares e lunares, assim, permitindo também o estudo das fases da lua e até estudo e visualização dos eclipses ocorridos em outros planetas que têm seus satélites (luas)”.  

          Johnathan, que também participa na organização do X Erea, decidiu participar do evento porque o considera muito importante para o professor, pois permite que ele se atualize, melhorando sua prática pedagógica, apropriando-se de novos recursos didáticos que a cada dia se multiplicam. Quando terminar o curso de Física, ele pretende seguir a linha da pesquisa acadêmica em educação em ciência. “Desenvolver e levar novos conceitos e recursos didáticos para a sala de aula é a meta que almejo. Desenvolver nos jovens o gosto pela ciência no meu ponto de vista é o verdadeiro sinônimo de progresso para um País, é assim que procuro contribuir para facilitar não só esse gosto por parte dos alunos como também a melhora do ensino em si, a melhora da capacidade dos professores de usarem recursos inovadores que motiva os alunos a desenvolverem gosto pela ciência, e assim, pela carreira científica”, finaliza. 

          A oficina “Utilização do software Stellarium para o ensino da Astronomia” acontece nesta quinta-feira (14), às 8 horas, no Telecentro da Unidade 7 da UFMS, em Campo Grande. O evento é realizado com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Educação. Mais informações pelo site: www.erea.ufms.br .

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
22/11/2017 - 09h39
Projetos do IFMS conquistam principais prêmios de feira científica estadual
08/11/2017 - 15h17
Estudantes do IFMS vencem competição nacional de foguetes
25/10/2017 - 07h46
Reinaldo participa da abertura da Semana de Tecnologia nesta quarta-feira
21/08/2017 - 11h51
IFMS prorroga inscrições em Feiras de Ciência para setembro
22/06/2017 - 10h05
IFMS promove evento de tecnologia aberto à comunidade em Aquidauna
 
Últimas notícias do site
18/01/2018 - 10h35
Carnaval de Corumbá: inscrições para concurso de fantasias seguem até 31 de janeiro
18/01/2018 - 09h13
Após Exército, Marinha também entra na luta contra o Aedes aegypti em Corumbá
18/01/2018 - 08h35
PMA prender caçador com armas e munições
18/01/2018 - 08h05
CCZ faz no domingo ação para adoção de gatos e cães resgatados na Capital
18/01/2018 - 07h52
PMA captura tamanduá-mirim em rua de bairro da Capital
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.