TRANSPARENCIA GOV DEZ
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Cinema - 11/10/2010 - 07h45

Sesi anima o feriado prolongado em São Gabriel do Oeste com cinema de graça












Por Redação Pantanal News/Daniel Pedra

Milhares de pessoas foram até a praça central da cidade para acompanhar o projeto Cine Sesi Cultural

O feriado prolongado começou animado em São Gabriel do Oeste com a chegada do Cine Sesi Cultural, que leva cinema de graça para os moradores das cidades do interior onde não têm cinema. O projeto está no município desde a noite de sexta-feira (08/10), permanecendo na cidade até este domingo (10/10) com as exibições dos curtas e longas metragens “Até O Sol Raiar” e “Se Eu Fosse Você 2”, “O Branco” e “Pequenas Histórias” no segundo dia e “Vida Maria” e “A Era do Gelo 3” no terceiro e último dia.

As exibições começam sempre a partir das 18h30 na praça central, que fica na Rua São Paulo ao lado da Igreja Matriz. Assistindo ao primeiro dia do evento com a família, o prefeito de São Gabriel do Oeste, Sérgio Marcon, destacou a importância do projeto para tornar acessível a cultura e levar entretenimento à população. “É uma iniciativa louvável por proporcionar a essas pessoas que não tiveram acesso a uma sala de exibição, uma oportunidade como esta de assistir um filme no telão com a família de graça no final de semana. As pessoas ficaram muito interessadas e assim como neste primeiro dia, centenas de pessoas virão para as próximas exibições”, declarou. 

A dona de casa Rosana Araújo Costa, de 31 anos, casada com o mestre de obras Charles Stauld, 32 anos, conta que a família de quatro pessoas andou a pé por cerca de uma hora para poder acompanhar pela primeira vez a exibição de um filme em uma grande tela. “Nós sempre moramos em São Gabriel do Oeste e aqui não tem cinema. Por isso, a gente não tem nem idéia de como é um cinema de verdade e hoje nós viemos cedo lá do Bairro Milani para poder garantir lugares para todos juntos”, disse.

O marido confessa que não gosta de sair de casa, mas ficou animado com a possibilidade de fazer um programa inédito com a família e de graça. “É bom sair todos juntos e aqui até a pipoca é de graça, num vou gastar nada e está todo mundo feliz hoje”, declarou, acrescentando que já prometeu para esposa que vai voltar com ela nos outros dois dias de sessão. Eufóricas, as filhas de 10 e 15 anos, Adriana e Renata Costa Marengo, estavam acompanhadas da colega  Quélita Aparecida da Silva, de 10 anos.

As três garotas não paravam de falar uma com a outra sobre a oportunidade de saber o que é um cinema, como seriam as imagens na tela grande e como elas iriam contar para as colegas de escola. “Todo mundo vai querer vir amanhã e na escola todo mundo vai saber que aqui teve cinema e que nós viemos”, disseram. Aos 42 anos, a funcionária pública Neide Tozetto abre um largo sorriso e acha graça de si mesma ao confessar que estava realizando um sonho ao se sentir em um cinema.

Para ela, os filhos, os gêmeos de 9 anos, Fábio e Fabrício Tozetto Marchesine, eram privilegiados por conhecer uma sala de exibição tão cedo. “Todo mundo jantou cedo e se arrumou hoje pra vir ao cinema. Não vejo a hora de começar o filme, eu conheço o Tony Ramos e a Glória Pires das novelas, mas não tenho idéia de como vai ser ver eles nesta tela enorme”, disse, exibindo o sorriso fácil mais uma vez e confirmando que não perde as outras noites por nada.

Experiência marcante

A experiência inédita de estar em um cinema também vai marcar a vida da família do funcionário público do cemitério da cidade, Marcelo de Lima Brito, que aos 29 anos foi pela primeira vez ao cinema com a esposa e o filho de 8 anos. “Eu gosto de sair com a minha família e vir em um cinema com a família é coisa de gente rica e hoje nós estamos aqui como se fôssemos eles e o melhor já estão distribuindo a pipoca que também é de graça”, pontuou, acrescentando que vai voltar nas outras noites de bicicleta como fez nessa sexta-feira. 

A esposa, a gari Elaine Cristina Pereira de Souza, de 27 anos, estava eufórica e revelou que sempre morou em cidades do interior do Estado, onde nunca teve cinema e para ela é novidade a enorme tela e os personagens em tamanhos gigantes. “Adorei a oportunidade de ter cinema de graça na cidade e vou voltar nas outras noites para assistir aos filmes e namorar o esposo no cinema como ele vê nos filmes da TV. Vai ser emocionante estar no cinema com meu marido e meu filho e namorar meu esposo como as mocinhas fazem. Eu estou me sentindo importante”, disse.

O filho, o garoto Allax Brian de Souza Brito, de 8 anos, está pela primeira vez no cinema e revelou que a oportunidade ficará marcada porque verá um filme que quer tanto assistir. “Já vi a propaganda do filme A Era do Gelo e quero muito ver, acho que vai ser muito legal, mas acho que hoje também vai ser legal porque aqui nunca teve um cinema”, contou. Tímidas, mas com expectativas não menos ansiosas, as vizinhas da família Brito Souza, as irmãs Ana Paula e Leidele Alves da Silva, de 16 e 13 anos, contam que também andaram rápido com as bicicletas para não perderem a exibição. “Nós morávamos na fazenda e nunca fomos num cinema, mas agora nós vamos saber como é ver um filme nessa tela grande e tenho certeza que vai ser muito bom”, disse Ana Paula.
 
Projeto

O Projeto, que já foi visto por quase 3 milhões de pessoas em 400 cidades espalhadas por 8 Estados, é um festival de cinema itinerante com a proposta de levar cinema para os municípios que não possuem salas de exibição em funcionamento. Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, foi uma grata satisfação para toda a Diretoria do Sistema Fiems reunir nas duas primeiras cidades a receberem o Cine Sesi Cultural no Estado quase 11 mil pessoas em três dias de exibições de filmes de graça.

“Esse projeto de responsabilidade social contribui para divulgar as ações do Sesi no Estado, mas do que nunca estamos cumprindo o nosso compromisso com as diversas comunidades do Estado na área de cidadania. São projetos de extrema importância para a população, que tem a oportunidade de conhecer a força da indústria”, analisou Sérgio Longen, acrescentando que nas próximas cidades que receberão o Cine Sesi Cultural no Estado o sucesso de Terenos e Ribas do Rio Pardo deve se repetir.

“Assim como Terenos, Ribas do Rio Pardo e São Gabriel do Oeste, onde muitas pessoas nunca foram ao cinema na vida, nos outros municípios também deve acontecer o mesmo”, disse, referindo-se a Rio Verde (15, 16 e 17 de outubro), Miranda (22, 23 e 24 de outubro), Ladário (5, 6 e 7 de novembro), Amambai (12, 13 e 14 de novembro), Ponta Porã (19, 20 e 21 de novembro), Rio Brilhante (26, 27 e 28 de novembro), Nova Andradina (3, 4 e 5 de dezembro), Bataguassu (10, 11 e 12 de dezembro), Aparecida do Taboado (17, 18 e 19 de dezembro), Chapadão do Sul (7, 8 e 9 de janeiro de 2011) e Costa Rica (14, 15 e 16 de janeiro de 2011).

A superintendente do Sesi, Maura Gabínio, reforça que os números alcançados em Terenos e Ribas do Rio Pardo são fantásticos e demonstram que a população soube se valer dessa oportunidade de lazer em família. “Essa oportunidade inédita foi coroada com sucesso graças à presença maciça da população. Com certeza, esse sucesso vai se repetir nas outras cidades do interior, já que se trata de uma novidade e nesta época do ano o clima do Estado proporciona noites agradáveis para que a população possa assistir cinema de graça acompanhado por pipoca também de graça”, declarou.

O produtor cultural do projeto, Cumbah Moreno, elogiou a receptividade do público nas cidades onde o Projeto já aconteceu. “As pessoas que acompanharam os três dias de exibição de filmes de graça ficaram agradecidas com a oportunidade. Foi uma estréia com chave de ouro do Cine Sesi Cultural em Mato Grosso do Sul”, avaliou, informando que durante as exibições também são servidas pipocas de graça para o público presente.

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
GILBERTO WALISON R. DE SOUZA, em 25/10/2010 - 13h01

Como participante da oficina, agradeço a direção e coordenação do projeto do Cine Sesi Cultural e a vocês do pantanalnews.com.br pela excelente postagem da matéria. Estarei republicando ela no blog da nossa escola juntamente com o vídeo da oficina. Abraço a todos. att: Gilberto Walison. R. de Souza escola15miranda.blogspot.com

 
Últimas notícias do canal
13/03/2013 - 15h09
Gênero, Corpo e Sexualidade da Mulher Contemporânea serão discutidos no Cineclube
12/03/2013 - 17h00
UEMS em Campo Grande promove mostra de cinema e literatura portuguesa
08/03/2013 - 17h00
Rota Cine MS inicia suas atividades em 2013 com sete anos de existência
01/03/2013 - 15h45
Festival de Cinema CurtAmazônia abre inscrições
22/02/2013 - 07h57
Nova temporada do projeto Cine Clube aborda obesidade infantil
 
Últimas notícias do site
15/12/2017 - 06h39
Com poucas chances de chuva, 6ª-feira será de sol e altas temperaturas
14/12/2017 - 06h35
Após trégua, 5ª-feira terá pancadas de chuva em várias cidades de MS
13/12/2017 - 08h34
Acumulada, Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 33 milhões nesta quarta-feira
13/12/2017 - 07h58
Azambuja se reúne com empresa e dá posse ao novo secretário de Saúde
13/12/2017 - 06h54
'Dog itinerante': Este cachorrinho já visitou mais cidades que muita gente
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.