especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Cinema - 27/10/2008 - 12h30

Dia Internacional da animação terá programação no Centro Cultural




Por Nadjanara Morbeck, do Notícias MS

Animações nacionais e internacionais vão compor a mostra do “Dia Internacional da Animação - (DIA2008)” que será exibida de 28 a 31 de outubro no Cine Brasil, projeto da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul (FCMS) que disponibiliza ao público filmes e vídeos em formato de curta e longa-metragem, na última semana do mês, de terça a sexta-feira, com entrada gratuita, no Centro Cultural José Octávio Guizzo.

 

O Dia Internacional da Animação será comemorado simultaneamente em 150 cidades brasileiras no dia 28 de outubro, terça-feira, às 18h30 (horário de MS). Como outubro é mês das crianças, nos dias 29, 30 e 31 serão exibidas animações infantis em duas sessões: às 12h30 e às 18h30.

O Dia da Animação relembra a data em que, em 1892, Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas no mundo. Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou o evento, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. Em 2008 o Dia Internacional da Animação será realizado em 51 países.

No Brasil, o "Dia Internacional da Animação" é organizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), filiada à ASIFA, e seus membros espalhados por todo Brasil. Em 2008, na quinta edição da mostra em nível nacional, o Dia Internacional da Animação será o maior evento simultâneo do gênero a ser realizado no país contando com um grande apoio e participação do público, imprensa e profissionais da área. O evento em 2008 é financiado nacionalmente pelo Fundo Nacional da Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.

Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1792 de terça a sábado das 8h às 22h e domingo das 13h às 18h.

Terça-feira (28)

Programação Nacional:

- X Coração (2D Digital/11m30s/2007/Porto Alegre-RS), com direção de Lisandro Santos, conta a história do amor platônico de Alex, o chapista que faz o melhor Xis da cidade, por Val, a band-lider que freqüenta a lanchonete onde ele trabalha.

- Atirei o pau no Gato (2D/ 3m33s/ 2007/Rio de Janeiro-RJ), com direção Sergio Glenes, é uma animação inspirada na cantiga de roda brasileira “atirei o pau no gato”. Um menino brinca de tiro ao alvo com seu gato de madeira. Após acertar um gato do parque com sua bola de borracha, ele descobre, com a ajuda de Dona Xica, que é bem mais divertido fazer novas amizades, e a diferença entre seu brinquedo e um amigo de verdade.

- Rua das Tulipas (3D/15m08s/ 2007/Brasília–DF), com direção de Alê Camargo, conta a história de um grande inventor acostumado a criar soluções para todos os moradores de sua rua, a Rua das Tulipas, após ver a felicidade de todos seus vizinhos, descobre que ainda faltava a felicidade de uma pessoa...

- Balanço (2D/Rotoscopia/1m49s/2006/Belo Horizonte–MG), com direção de Jackson Farias Teixeira, mostra duas figuras pintadas no papel, que ganham vida em uma nova dança, até que acontece um pequeno acidente.

- Baloons (2D/1m22s/2007/São Paulo-SP), com direção de  Jonas Brandão, conta a história de dois homenzinhos que flutuam livremente pelo azul infinito do céu amarrados a balões. Eles então decidem que o céu pertence a si.

- Primogênito Complexo (Stop Motion-11m30s/2007/Porto Alegre-RS), com direção de Tomás Creus e Lavinia Chianelo, mostra um filho primogênito e seu irmãozinho recém-nascido, ilustrando a eterna luta entre o velho e o novo.

- Breathe (Respiro) (Stop Motion/Recorte Digital/3m40s/2008/São Paulo-SP), com direção de Adriana Meirelles, mostra um menino está fazendo sua lição de matemática e não consegue resolver uma soma. Na tentativa de resolver seu problema começa a brincar com um jogo de montar e começa a sonhar acordado. Neste sonho começa a pensar em equações e questões impossíveis. E cada questão se transforma na próxima numa integrante coreografia visual.

- Seu Lobo (2D/2m53s/2007/Rio de Janeiro-RJ), com direção de Humberto Avelar, é uma animação inspirada na cantiga de roda brasileira “Seu Lobo”. Crianças cantam canção infantil repetidamente e incomodam o lobo que tenta escapar do tormento em sua casa.

 - Monkey Joy (3D e 2D sobre vídeos reais/ 8m15s/2008/São Paulo-SP), com direção de Amir Admoni, relata a chegada de um produto revolucionário que estremece a monotonia da cidade de Amsterdã. Usando como ponto de partida imagens ilustrativas do cotidiano holandês que captou durante seis meses, o designer e diretor Amir Admoni cria uma deliciosa ficção animada que, por trás do humor sarcástico, levanta questões corrosivas extremamente atuais, como o vazio da sociedade de consumo e a paranóia da política anti-imigração européia.


- O Trambolho (2D/m48s/2008/Recife-PE), com direção de  André Rodrigues, mostra o que poderia acontecer em um dia como outro qualquer? Um sujeito engraçado, um celular e um ônibus. Pronto! A confusão está formada.

- Tyger (Digital e Bonecos4m30s/2006/São Paulo-SP), com direção de Guilherme Marcondes, mostra um enorme tigre que aparece em uma cidade para revelar a realidade de uma noite que poderia ter sido como qualquer outra.

- Somos Passageiros (Pintura sobre película 16mm/1m10s/2006/Belo Horizonte-MG), com direção de Jefferson AV, mostra, através de janelas que emolduram formas, imagens fantasmas que dançam sob fotografias fugidias, onde cavam-se linhas, explodem-se cores, transformam-se figuras na marcha do movimento. A trilha traz sons sintéticos, batidas secas, no ritmo de uma locomotiva.

- One (Flash e After Effects/1m/2007/Rio de Janeiro–RJ), com direção de Diego Stoliar, mostra uma peça minimalista de animação sobre a origem da vida no universo.

Programação Internacional:

- O turno da noite (6’/animação/2006/Portugal), com direção de Carlos Fernandes. O que os mortos poderiam falar? E o que eles decidiriam expressar suas vidas e mortes em um necrotério, em algum lugar aparentemente limpo. Nos últimos dias, os fantasmas revivem e criam uma realidade alternativa no “turno da noite”.

- Sem dúvida amanhã (7’/animação/2006/Portugal), com direção de Pedro Brito. Desde o dia em que alguém furtou sua carteira contendo todos seus documentos, um homem ficou desprovido de sua própria identidade e se torna um batedor de carteiras, olhando no bolso de estranhos, o que foi uma vez seu direito.

 

- Jeden (3D/4’/2006/Polônia), com direção de Mateusz Jarmulski, relata um menino que deseja ser um jogador de tênis, como seu ídolo. Infelizmente ele só tem uma raquete.

- Matopos (3D/12’/2006/França) com direção de Sthephanie Machuret. Em um vilarejo um homem cego, uma vítima de tempestade, começa a superar seus medos por uma mulher. Graças à qualidade musical de flauta, ele estará apto para enfrentar seus medos dos aldeões e oferecer uma percepção diferente dos elementos.

- Açúcar, creme e algo (2D/6’40’’/2006/Coréia do Sul). É a história de uma mulher feia que está sempre irritada com a atitude se seus colegas de trabalho. Ela se faz contente por imaginar colocando algo no café de seu chefe.

- Abraço (3D/4’20’’/2007/Coréia do Sul), com direção de Sang-Hui Lee. No meio do deserto, existem o cacto pai e a filha. O cacto filha viu uma família de animais abraçando-se uns aos outros, então pediu ao cacto pai que a abraçasse também. O cacto pai ficou assustado, pois não podia abraçar a filha porque seus espinhos podem machucá-la. O cacto pai rejeitou seu pedido rigidamente e sua filha ficou muito magoada. Ela então ficou emburrada e seu pai teve que tomar uma difícil decisão para faze - lá se sentir melhor.

- One bite (1’/Estados Unidos) com direção de Claire Almon. Mostra imagens bonitas se encontrando.

- Ao alcance (2’/Estados Unidos). Para dar um coração, o amor está sempre ao seu alcance. Duas semanas de curta mudança para apreciação em um estúdio local.

- Vou fazer um sinal para você (7’/piloto/1996/Rússia) com direção de Alexander Tatarsky. O clipe mostra a canção da lendária banda russa Mashina Vremeni.

- Elevador (10’21’’/piloto/1989/Rússia) com direção de Yevgeny Delussin Freijas. Este é o primeiro filme da série “The Lift”.

Quarta-feira (29):

Programação Infantil:

- Leonel Pé-de-Vento (2D/15/35mm/2006) com direção de Jair Giacomini. Relata que Leonel nasceu Pé-de-Vento, e por causa dessa condição, vive isolado de sua comunidade. Até o dia em que é descoberto pelas crianças da escola. Enquanto algumas o hostilizam e perseguem, outras ficam curiosas e se aproximam dele. Mariana investiga a história do guri Pé-de-Vento e, assim, eles descobrem a importância da amizade e da convivência com as diferenças.

- O Pato (2D/2’10’/Digital/2003/Rio de Janeiro-RJ) com direção de Andres Lieben. Relata que enquanto ouvimos a divertida canção de Toquinho, um pato muito atrapalhado apronta todas em uma fazenda. Será que acaba pagando o pato?

- Tem um Dragão no Meu Baú (2D/1’/Digital-2005/Rio de Janeiro-RJ) com direção de Rosaria:É um filme de uma menina que tem um dragão no baú.

- Lúmen (Stop-motion/4’/DVD-NTSC/2007/Belo Horizonte-MG) com direção de Wilian Salvador. Relata que um inventor em crise tem uma idéia que parece ser a solução perfeita para seus problemas.

Na quinta-feira (30):

- Aquarela (2D/5’/Digital/2003/Rio de Janeiro-RJ) com direção de Andres Lieben. Com trilha homônima de Toquinho, Vinicius, Morra e Fabrizio, o filme faz uma metáfora entre a vida, do nascimento à morte, e uma pintura de aquarela que, com o tempo, descolore.

- Kone e Dorfe no Mundo das Alcachofras (3D/2’15’’/2006/SP) com direção de Paulo Pappera. Dois pequenos amigos viajam por um mundo fantástico, povoado por seres mágicos.

- Seu Dente e Meu Bico (2D/2’/ 2D/2006/Rio de Janeiro-RJ) com direção de Marão. Relata como um bico pode ajudar uns dentes e como uns dentes podem ajudar um bico.

- Juro Que Vi: Matinta Pereira (Lápis sobre papel/12’/35mm/2006/Rio de Janeiro-RJ) com direção de Humberto Avelar – ABCA.No interior do Brasil, reza a lenda que quando Matinta Pereira passa por um vilarejo e não encontra oferendas, uma tragédia pode acontecer. Uma menina e seu gato acabam, por acaso, descobrindo os mistérios da Bruxa Matinta Pereira, que se transforma em pássaro, e surpreendentemente modifica a vida das pessoas, espantando o medo para longe.

Na sexta-feira (31)

- Laurinha (Mista/1’26’’/Digital/2005) com direção de Thomas Larson. Laurinha entra em seu quarto, desanimada por se sentir só. Através da brincadeira e da arte ela encontra o amigo que vive em sua imaginação.

 

- A Casa (2D/2’15’’/Digital/2003/Rio de Janeiro-RJ) com direção de Andres Lieben.  Ao som da famosa canção de Vinícius, um mímico se diverte construindo uma casa que só é visível para quem acredita na história.

 

- Tainá – Kan, A Grande Estrela (3D/15’30’’/2006/RJ) com direção de Adriana Figueiredo. A grande Estrela, por amor, vem a terra em forma de homem. Aqui encontra duas irmãs, duas diferentes formas de amor. Lenda Indígena - Povo Karajá.

 

- A Lenda do Brilho da Lua (2D/2’46’’/2007/Florianópolis) com direção de Gabriela Dreher. Mostra um rei malvado e invejoso que tenta roubar o brilho de uma princesa.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
13/03/2013 - 15h09
Gênero, Corpo e Sexualidade da Mulher Contemporânea serão discutidos no Cineclube
12/03/2013 - 17h00
UEMS em Campo Grande promove mostra de cinema e literatura portuguesa
08/03/2013 - 17h00
Rota Cine MS inicia suas atividades em 2013 com sete anos de existência
01/03/2013 - 15h45
Festival de Cinema CurtAmazônia abre inscrições
22/02/2013 - 07h57
Nova temporada do projeto Cine Clube aborda obesidade infantil
 
Últimas notícias do site
15/12/2017 - 06h39
Com poucas chances de chuva, 6ª-feira será de sol e altas temperaturas
14/12/2017 - 06h35
Após trégua, 5ª-feira terá pancadas de chuva em várias cidades de MS
13/12/2017 - 08h34
Acumulada, Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 33 milhões nesta quarta-feira
13/12/2017 - 07h58
Azambuja se reúne com empresa e dá posse ao novo secretário de Saúde
13/12/2017 - 06h54
'Dog itinerante': Este cachorrinho já visitou mais cidades que muita gente
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.