zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Artigos - 13/09/2010 - 09h05

Humor gráfico e expressões do espírito




Por Bruno Peron Loureiro

A cultura tem dinamismo e capacidade transformadora dos problemas locais e mundiais. O humor gráfico é um recurso que tem sido empregado para fazer críticas sobre aspectos políticos de um país, identificar percalços do desenvolvimento e despertar o sentimento cidadão.

O Salão Internacional do Humor de Piracicaba, cidade de porte médio do estado de São Paulo, Brasil, nasceu em 1974 como uma tentativa de intelectuais regionais de materializar ideias e sentimentos sobre o mundo. Quiseram, mais do que isso, institucionalizar uma prática artística.

Apesar da restrição orçamentária, o Salão emergiu como um embrião internacional logo nos primeiros anos de existência através da participação de artistas estrangeiros. Ao longo dos anos, a oferta de trabalhos aumentou junto com o prestígio do evento e o prêmio em categorias.

Este texto tem o propósito de reconhecer que: 1- o local combina-se com o global de tal forma que as responsabilidades de um cidadão de qualquer cidade são mundiais; 2- problemas ambientais e sociais são padrões que se repetem em regiões diversas e remotas do planeta.

A importância da mostra artística do Salão transcende o estigma de cidades de porte pequeno e médio com respeito à projeção de suas tradições e políticas públicas. O evento incentiva o investimento de outras cidades similares em programas culturais que reforcem o intercâmbio entre manifestações de partes distintas no mundo, como em culinária, cinema e teatro.

O humor está em evidência no Brasil, embora seja um recurso há muito utilizado diante de situações variadas, inclusive de desgraça. Uma das acepções de "humor", no dicionário Larousse da língua portuguesa, é a "capacidade de valorizar o cômico, o pitoresco, o absurdo ou o insólito". A televisão tem explorado as facetas do humor no Brasil através de programas como "CQC" e "Pânico na TV".

O Salão Internacional de Humor de Piracicaba, em 2010, chamou atenção pelo número significativo de trabalhos sobre a destruição ambiental e a urbanização inconsequente. As ilustrações de contaminação atmosférica na Indonésia pelas fábricas deverá ser capaz de, ao menos, sensibilizar os promotores do "crescimento".

Os cartuns condenam a reprodução do modelo voraz e insustentável de desenvolvimento. Na mesma cidade do evento humorístico, as queimadas dos canaviais pulverizam a cidade, parte do lixo industrial deposita-se clandestinamente em locais proibidos, um emprego de qualificação alta se cria para cada vinte vagas braçais e mal remuneradas, e bairros inteiros fedem por falta de investimento em estações de tratamento de esgoto.

Estes padrões repetem-se noutros contextos nacionais como se a distância física não oferecesse nenhum impedimento: o desmatamento, a poluição, a inundação, o congestionamento automotivo, a concentração de edifícios, o consumismo. Noutras palavras, é possível interpretar uma arte gráfica estrangeira com nossos próprios códigos culturais.

O humor frequentemente preenche a impotência do artista de fazer o que não lhe cabe por carência de poder político. Diante desta, resta-lhe manifestar livremente a criatividade.

Ao longo de trinta e sete anos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, registram-se expressões e demandas de um mundo em uníssono. O Centro Nacional de Pesquisa e Documentação do Humor de Piracicaba (CEDHU), sediado no Engenho Central da cidade, reúne um acervo de centenas de obras gráficas das edições anteriores do Salão.

A exposição é bem organizada e nota-se a presença de uma faixa etária ampla, o que comprova que o humor gráfico atende a qualquer indivíduo que esteja minimamente informado sobre o contexto em que a obra foi produzida. O trabalho artístico dialoga com o espectador.

Embora o número de obras de participantes adultos e de outros estados e países seja majoritário, houve premiação de artistas de Piracicaba e a montagem de exibições paralelas, inclusive de crianças. A ação é fundamental para promover a arte entre os jovens e a cultura da cidade.

Todos temos um lado artístico ainda que não seja pelo humor gráfico.

Há os que veiculam o lado belo do humano através da graça e do riso.

Basta identificar como materializamos expressões do espírito.


Os artigos publicados com assinatura não representam a opinião do Portal Pantanal News. Sua publicação tem o objetivo de estimular o debate dos problemas do Pantanal do Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, garantindo um espaço democrático para a livre exposição de correntes diferentes de pensamentos, idéias e opiniões. redacao@pantanalnews.com.br

 

 

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
13/11/2017 - 08h00
Expedição Centenária – F. Coimbra – Corumbá I
09/10/2017 - 13h44
Joaquim Francisco de Assis Brasil
09/10/2017 - 13h43
Assis Brasil, Acre
09/10/2017 - 13h34
O Assassinato de Chico Mendes
09/10/2017 - 13h31
Epopeia Acreana - Parte VII
 
Últimas notícias do site
17/11/2017 - 16h03
Viralizou: cachorrinho 'penetra' na balada é a imagem mais fofa que você vai ver hoje
17/11/2017 - 10h18
Fim de semana tem sertanejo, funk, comédia e teatro
17/11/2017 - 07h53
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
17/11/2017 - 07h44
Proprietários rurais são autuados por manterem carvoarias ilegais
17/11/2017 - 06h14
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.