especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Ciência e Tecnologia - 19/08/2010 - 08h09

Senai leva tecnologia e inovação para setor sucroenergético durante a Feicana












Por Redação Pantanal News/Daniel Pedra

Durante a Feicana-Feibio (Feira de Negócios do Setor de Energia), que começou na terça-feira (17/08) e termina nesta quinta-feira (19/08) no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, o Senai esta disponibilizando, em seu estande montado no local do evento, os últimos lançamentos em tecnologias e serviços para o setor sucroenergético. De acordo com a coordenadora de tecnologia industrial do Senai, Adriane Ricartes, o espaço conta com técnicos que estão divulgando as áreas de atuação e as ações da entidade para toda a cadeia produtiva da cana-de-açúcar.

“Estamos participando da Feicana-Feibio para detalhar aos empresários e representantes do setor as ações do Senai voltadas para a educação profissionalizante, além dos serviços técnicos e tecnológicos. Ao longo dos três dias do evento, mostrando que a entidade é parceira da indústria sucroalcooleira ao oferecer cursos de capacitação e serviços laboratoriais”, explicou Adriane Ricartes.

Ela detalhou ainda que o Senai oferece em Mato Grosso do Sul cursos de qualificação na FatecSenai Campo Grande e também nas unidades localizadas em Dourados, Nova Alvorada do Sul e Deodápolis, além dos cursos de educação a distância. “É uma gama de possibilidades para que o trabalhador se qualifique e esteja apto a suprir a demanda das 22 usinas de cana-de-açúcar que já estão funcionando e nas que estão em instalação no Estado”, ressaltou.

A coordenadora de tecnologia industrial do Senai acrescenta que durante a Feicana-Feibio os técnicos também estão detalhando informações sobre as redes nacionais de logística e de meio ambiente em que os empresários podem contratar consultorias específicas. “Nós também oferecemos em Mato Grosso do Sul serviços laboratoriais de automação, calibração além de análises microbiológicas”, disse, completando que durante o evento está sendo demonstrado o simulador de restroescavadeira que está disponível para a qualificação de trabalhadores no Programa de Ações Móveis do Senai. 

Negócios

Também durante a Feicana-Feibio 2010, a Biosul (Associação dos Produtores de Bionergia de Mato Grosso do Sul), o Sindivest/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Vestuário, Tecelagem e Fiação do Estado) e o Sebrae/MS realizaram, nesta quarta-feira (18/08), o encontro de negócios dos setores sucroenergético e do vestuário. Abrindo o encontro, o presidente do Sindivest/MS, José Francisco Veloso Ribeiro, ressaltou que o objetivo da reunião foi conhecer as necessidades e demandas das 22 usinas do Estado na expectativa de prospectar negócios para as indústrias de confecção de uniformes.

“As usinas apresentam juntas um potencial de negócios grande e que é de interesse para as empresas que produzem uniformes”, explicou Francisco Veloso. Já a diretora da Agosto Uniformes e do Sindivest/MS, Idalina Zanolli, ressaltou a importância do encontro para atender as necessidades e expectativas das indústrias do Estado. “Estamos confiantes, porque há tempos estávamos esperando uma oportunidade como esta. Nossa expectativa é formalizar bons contatos e prospectar negócios”, ressaltou.

O coordenador da Tonon Bioenergia, Pedro de Almeida, pontou que a unidade de Maracaju consome por ano cerca de duas mil peças de uniformes, que são enviados pela unidade de São Paulo. “É um encontro que com certeza abre novas possibilidades de negócios. Estamos levando as informações para o setor de compras que deve avaliar as condições do negócio como preço e qualidade”, explicou.

Já a gerente da Via Uniformes, Letícia Mella, explicou que a empresa produz por mês cerca de 15 mil peças para atender cinco usinas do Estado e, com o encontro de negócios, a expectativa é que a produção aumente. “Aqui no Estado já produzimos peças de uniformes para as usinas Santa Luzia de Nova Alvorada, Eldorado, Adecoagro em Angélica, São Fernando em Dourados e Santa Helena de Nova Andradina. Nossa expectativa agora é que possamos ampliar esse leque de empresas atendidas até porque temos como referencial essa carteira de clientes do setor sucroenergético”, disse, acrescentando que a empresa também produz uniformes para as usinas de São Paulo.

O presidente do Sindivest/MS estima que as usinas utilizem em média 50 mil peças por semestre e que a maioria é adquirida em empresas de fora do Estado. “São peças dos uniformes dos funcionários das diversas áreas, como campo, indústria e administrativo que poderiam ser produzidas aqui, gerando emprego e renda. Se fizéssemos pelo menos a metade, o faturamento das empresas do setor do vestuário contratadas poderia aumentar em média 30%”, informou, acrescentando que isso também geraria mais de 400 empregos.


 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
22/11/2017 - 09h39
Projetos do IFMS conquistam principais prêmios de feira científica estadual
08/11/2017 - 15h17
Estudantes do IFMS vencem competição nacional de foguetes
25/10/2017 - 07h46
Reinaldo participa da abertura da Semana de Tecnologia nesta quarta-feira
21/08/2017 - 11h51
IFMS prorroga inscrições em Feiras de Ciência para setembro
22/06/2017 - 10h05
IFMS promove evento de tecnologia aberto à comunidade em Aquidauna
 
Últimas notícias do site
16/01/2018 - 15h43
Secretaria disponibiliza 80 mil doses de vacina contra febre amarela em MS
16/01/2018 - 14h30
Obra de qualidade é uma das marcas do Governo, diz Rose depois de visitar Corumbá
16/01/2018 - 10h30
Ipê-roxo é primeira árvore do Cerrado a ter genoma sequenciado
16/01/2018 - 08h40
Rebanho de MS cresceu para 21.8 milhões de cabeças de gado em 2017, diz Iagro
16/01/2018 - 08h34
Prefeitura de Corumbá implanta ponto eletrônico
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.