zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Pesquisa no Pantanal - 30/07/2010 - 07h53

Visitantes do Sustentar 2010 vão conhecer pesquisas da Embrapa no Pantanal




grupomais.com

No último Sustentar, crianças receberam informações sobre sustentabilidade

Ana Maio

Bovinos do Pantanal convivem em harmonia com aves e animais silvestres
Por Redação Pantanal News/Ana Maio(Embrapa Pantanal)

De 25 a 29 de agosto, a Embrapa Pantanal estará mostrando a um público estimado de 100 mil visitantes as pesquisas que desenvolve em relação à sustentabilidade, especialmente sobre a prática da pecuária sustentável no ecossistema. A Unidade estará participando do Sustentar 2010, a maior feira especializada em sustentabilidade, do interior de São Paulo. O evento é anual, está em sua terceira edição e acontece no Parque Portugal (Lagoa do Taquaral), em Campinas (SP). A Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, participa pela primeira vez. Os pesquisadores Ivan Bergier e Raquel Soares e o relações públicas Thiago Coppola estarão na feira.

Ivan vai coordenar o debate sobre “Balanços econômicos e socioambientais favoráveis na integração suinocultura, lavoura, pecuária e floresta”, que acontece no dia 26, entre 17h30 e 19h30. Outros debatedores serão o professor Enrique Ortega, da Unicamp; professor Reynaldo Luiz Victoria, do Cena-USP (Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo); e o agrônomo Adilson Reinaldo Kososki, coordenador geral de Desenvolvimento Sustentável do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Raquel e Thiago estarão no espaço da Embrapa Pantanal, apresentando as pesquisas desenvolvidas pelo centro em relação à sustentabilidade. Publicações, folderes técnicos, vídeos e um painel de fotografias vão mostrar esses estudos, imagens do próprio Pantanal e o desafio que é fazer pesquisa neste ecossistema. “Vamos levar equipamentos adquiridos pela unidade, especialmente para participar de eventos externos para atendimento ao público, como TV de LCD, home teather, tenda móvel, projetores, notebook e espaços exclusivos de atendimento”, afirmou Thiago.

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Campinas, da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento – Sanasa, da Universidade Estadual de Campinas -Unicamp , Ab Maior Consultoria Ambiental e correalizado pela PUC-Campinas, Sesc Campinas, Anhanguera Educacional, Universidade São Francisco e Grupo Polis Educacional.

PECUÁRIA SUSTENTÁVEL

Ele disse que um dos principais objetivos é divulgar o projeto Construção da Imagem da Pecuária Sustentável do Pantanal, assim como as pesquisas direcionadas à pecuária orgânica. Este projeto sobre a pecuária sustentável envolve ações de comunicação para mostrar aos brasileiros que a atividade econômica praticada há quase 300 anos no Pantanal tem contribuído para a conservação ambiental, se for conduzida da forma tradicional e extensiva.

O Pantanal brasileiro mantém 87% de sua vegetação original intacta. É o bioma mais conservado do país. Os dados foram revelados neste ano por uma pesquisa realizada por cinco ONGs (WWF-Brasil, Avina, SOS Pantanal, Ecoa e Conservação Internacional), chamada “Monitoramento das alterações da cobertura vegetal e uso do solo na Bacia do Alto Paraguai – Porção Brasileira”. A Embrapa Pantanal apoiou tecnicamente o diagnóstico.

Nas fazendas pantaneiras tradicionais, os bovinos se alimentam de pastagens nativas e convivem em harmonia com a fauna silvestre. Essa é uma das informações que o projeto de comunicação pretende divulgar. São parceiros desta iniciativa a ABPO (Associação Brasileira de Pecuária Orgânica), Acrimat (Associação de Criadores de Mato Grosso), UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), Fundação Barbosa Rodrigues e WCS-Brasil (Associação Conservação da Vida Silvestre).

Oito Unidades da Embrapa participam de uma rede de comunicadores que estão acompanhando a divulgação: Embrapa Gado de Corte, Embrapa Rondônia, Embrapa Meio Norte, Embrapa Caprinos e Ovinos, Embrapa Acre, Embrapa Agropecuária Oeste, Embrapa Pecuária Sudeste e Embrapa Pecuária Sul. Além delas, profissionais de comunicação da Embrapa Pantanal, da ACS (Assessoria de Comunicação Social) da Embrapa e dos parceiros acompanham a divulgação.

ESPAÇOS

O Sustentar 2010 tem uma programação extensa, que pode ser conferida no site


www.institutosustentar.com.br. O Fórum Brasil 2020 faz parte do evento e será um momento de discussão sobre o que pode ser feito para melhorar a qualidade de vida da sociedade em 2020. Será conduzido pelas universidades, instituições, ONGs e pelo poder público e o objetivo será buscar soluções para a próxima década, principalmente por meio da ciência e tecnologia.

A programação terá ainda o projeto Geração Sustentar, que pretende atingir 20 mil crianças de 7 a 15 anos nos cinco dias do evento, com foco na educação e conscientização ambiental.

O Pavilhão Semeia mostrará experiências e trabalhos realizados pelos diversos setores da Prefeitura de Campinas, especialmente voltados ao meio ambiente, gestão e educação ambiental.

Uma das atrações da feira será a Casa Eco, que vai demonstrar as novas tecnologias e produtos na área da construção civil, arquitetura e urbanismo que priorizam o uso de materiais de baixo impacto ambiental e o reaproveitamento de recursos naturais.

O Mercado de Terra Campinas será outro espaço do Sustentar 2010, que vai explorar o movimento Slow Food, conceito da ecogastronomia que conjuga o prazer de comer e a alimentação com consciência e responsabilidade.




Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
14/10/2015 - 11h00
Expedição de barco pelo Pantanal de MS discute preservação ambiental
26/08/2013 - 08h03
Em MS, médicos de outros países fazem provas para revalidar diploma
30/01/2013 - 08h45
Embrapa Pantanal firma convênio para o fortalecimento da Apicultura em Mato Grosso do Sul
30/10/2012 - 16h45
PRF apreende veículo com CRLV falso
05/09/2012 - 13h45
Pesquisadores questionam alterações da Lei de Pesca do Mato Grosso
 
Últimas notícias do site
22/11/2017 - 11h35
PMA autua fazendeiro por erosão e assoreamento de córrego
22/11/2017 - 09h39
Projetos do IFMS conquistam principais prêmios de feira científica estadual
22/11/2017 - 09h23
Projeto Florestinha completa 25 anos formando cidadãos responsáveis
22/11/2017 - 07h26
Acumulada, Mega-Sena pode pagar R$ 50 milhões nesta quarta-feira
22/11/2017 - 06h13
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.