TRANSPARENCIA GOV DEZ
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Eleições 2008 - 16/10/2008 - 12h30

Prefeito Felipe Orro recebe Fauzi para a primeira reunião de trabalho

A partir da segunda-feira (20), uma sala da Prefeitura de Aquidauana será destinada à equipe de transição




Fotos: Armando Anache/Pantanal News

Prefeito Felipe Orro (ao fundo, à dir.) mostra estudos de custos de aterros sanitários a Fauzi Suleiman (à esq.)



Prefeito eleito Fauzi Suleiman ouve Felipe Orro, na primeira reunião de trabalho



A partir da esquerda, no sentido horário: Prefeito Orro, Mário Nelson Argerin, Wezer Rodrigues, André Beda, Douglas Figueiredo, vice-prefeito eleito, Vanildo Neves; e Fauzi Suleiman (de costas, com camisa amarela)



A partir da esq.: Coordenador da equipe de transição, André Beda; Douglas Figueiredo, vice Vanildo Neves, Fauzi Suleiman, prefeito Felipe Orro, Mário Nelson Argerin e Wezer Rodrigues (com camisa polo verde)
Por Armando de Amorim Anache

A partir da segunda-feira (20), uma sala da Prefeitura de Aquidauana será destinada à equipe de transição

O prefeito de Aquidauana, Felipe Orro (PDT), recebeu no seu gabinete, às 8h10, o prefeito eleito Fauzi Suleiman (PMDB), acompanhado do seu vice, Vanildo Neves (PSDB) e dos advogados Douglas Figueiredo e André Beda, que será o coordenador da equipe de transição.

Na primeira reunião de trabalho, depois da eleição de 5 de outubro, Felipe Orro recebeu Fauzi com um abraço. Orro disse, no início da reunião, que não contratou ninguém durante a campanha política, “ao contrário de comentários ouvidos na cidade”.

Sentados em sofás e num clima amistoso, os dois políticos, adversários durante a campanha política, trataram de temas relevantes ao município, que será administrado por Fauzi Suleiman, a partir de 1º de janeiro de 2009.

Projetos e emendas

Fauzi perguntou ao prefeito Felipe Orro sobre projetos e emendas orçamentárias existentes em Brasília, e que deverão beneficiar Aquidauana, a partir do próximo ano.

Orro disse que, “em todos os ministérios, em Brasília, existem projetos e emendas destinadas a Aquidauana, entre elas uma destinada à nova entrada rodoviária da cidade [pela BR-262, passando pelo Porto Canuto, Vila 40 e entrando na Avenida Pantaneta]; além da Escola Técnica Federal, já aprovada.”

Educação

Na área da educação, Orro destacou que “as escolas CAIC e Erso Gomes sustentam o município, enquanto as chamadas ‘escolas pantaneiras’ são mais caras para a prefeitura, devido ao transporte utilizado pelos alunos.” Ele informou que, em Aquidauana, “as escolas estão praticamente municipalizadas, pois os recursos do governo federal são mínimos e a maioria dos recursos são garantidos pela prefeitura.”

Ouvido atentamente pelo prefeito eleito Fauzi Suleiman, Felipe Orro informou que não há inadimplência na Prefeitura de Aquidauana, “ao contrário de quando recebi a administração, em 2001.”

Aquidauana Previ

Com relação ao Aquidauana Previ – fundo de aposentadoria dos funcionários públicos municipais –, Orro disse haver uma discussão sobre esse tema. “Foi o fato de não termos descontado o décimo terceiro salário dos funcionários, em 2001; por isso, creio que a prefeitura terá que pagar a quantia que falta; o débito já está parcelado em 60 vezes”, afirmou Felipe Orro.

Leilão

O atual prefeito fez questão de dizer que não pretende vender, em massa, máquinas e veículos. “Não vou vender tudo, nem fazer leilão, como se comenta pela cidade; na realidade temos duas kombis e alguns veículos velhos – que ficam mais tempo na oficina do que rodando – e, esses sim, serão leiloados; a patrol e a pá carregadeira existentes permanecerão na prefeitura”, ressaltou Felipe Orro.

Ele explicou ao prefeito eleito, Fauzi Suleiman, que o dinheiro conseguido com esses leilões, terá que ser aplicado na compra de novos veículos, conforme determina a Lei. Orro informou que conta, no gabinete do prefeito, com um Golf prata, ano 2005, em perfeitas condições de uso e que poderá ser deixado ao futuro prefeito e sua equipe.

O prefeito Felipe Orro fez um apelo ao seu sucessor: “Só não quero que, amanhã, alguém coloque lá na porta da minha casa uma kombi quebrada, dizendo que fui eu quem deixou.”

Lixo e aterro sanitário

Ficou acertado entre os dois políticos que o caminhão compactador de lixo, usado atualmente nas ruas da cidade, permanecerá na prefeitura.

Felipe Orro disse a Fauzi Suleiman que “o aterro sanitário é uma ‘gelada’ e tenho estudos feitos com o objetivo de terceirizar essa área da administração; além disso, também a coleta do lixo é muito cara e não temos técnicos especializados aqui em Aquidauana; na célula do aterro sanitário que fiz, ainda vou aplicar, neste ano, R$240 mil; o resto deixo para a sua administração, Fauzi.”

Felipe Orro lembrou que, em todo o Mato Grosso do Sul, “apenas Aquidauana e Dourados possuem aterro sanitário.”

Sanesul

Em sua opinião, passada ao prefeito eleito Fauzi Suleiman, a Sanesul deveria ser retomada pela prefeitura. “Eu terecerizaria a Sanesul, Fauzi, pois ela não cumpriu nenhuma cláusula, daquelas assumidas com a prefeitura; além do mais, a água é super-havitária no município, embora a Sanesul negue”, disse Orro.

Salários e tributos

Falando sobre a questão tributária, Orro fez questão de afirmar que fará todo o possível para deixar pagos os salários de dezembro, com novembro e 13º. “A crise é muito grande”, afirmou o prefeito. “Fauzi, você terá uma surpresa, pois não vou deixar o caixa ‘zerado’; vou, sim, pagar todo o primeiro escalão do meu governo, com secretários e assessores; nenhum deles ficará com salário a receber da prefeitura.”

Felipe Orro informou que, hoje, o ICM (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias) de Aquidauana é o menor do Mato Grosso do Sul.

Fauzi é preparado

No fim da reunião, o prefeito Felipe Orro disse acreditar na capacidade administrativa do seu sucessor, Fauzi Suleiman. “Ele é um homem preparado, que estudou durante todos esses anos e tenho a certeza de que fará tudo o que for possível por Aquidauana.”

Fauzi Suleiman disse que pretende, em conjunto com a equipe de transição e com o apoio do prefeito Felipe Orro, começar os trabalhos de levantamentos de dados a partir da segunda-feira (20).

Equipe de transição

O ex-secretário de Fazenda e Administração, Wezer Rodrigues – eleito vereador na eleição municipal –, disse que deverá ser destinada uma sala, com máquinas e pessoas, para sediar a equipe de transição, coordenada pelo advogado André Beda, que também participou da reunião, ao lado do seu colega, advogado Douglas Figueiredo, eleito vice-prefeito de Anastácio, município vizinho a Aquidauana.

O chefe-de-gabinete Mário Nelson Argerin também esteve na reunião desta manhã, ao lado do prefeito. Para ele, “o encontro serviu para mostrar, à população, que o prefeito Felipe Orro é preparado, educado, político e sabe fazer uma transição administrativa e, certamente, no futuro, poderá ser o representante de Aquidauana e região na Assembléia Legislativa.”

Envelhecer 20 anos em quatro

Fauzi Suleiman, ao deixar o gabinete do prefeito, disse que ainda não tem os nomes dos secretários e assessores. Para ele, “quem quiser envelhecer 20 anos em quatro, será meu secretário; vamos trabalhar como nunca, imprimindo uma marca registrada que todo administrador tem; a cidade não pode sofrer por causa de uma mudança na administração; esse é o meu maior objetivo e, como exemplo, cito que, em primeiro de janeiro, às 4h, o lixo começará a ser recolhido em Aquidauana e tantas outras tarefas serão feitas pela nossa administração.”

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
bruna filipiak machado, em 28/07/2009 - 15h00

sua atitude e muito boa seria bom se todos os prefeitos fossem assim

 
Últimas notícias do canal
05/03/2009 - 09h30
Presidente do TRE acompanha sorteio do horário eleitoral em corguinho (MS)
02/03/2009 - 07h22
Mulher de prefeito cassado é eleita em Patu, no Rio Grande do Norte
02/03/2009 - 07h15
Municípios maranhenses começam apuração para saber quem será novos prefeitos e vice
27/02/2009 - 07h50
Tropas federais vão garantir eleições em duas cidades maranhenses
24/02/2009 - 07h28
Eleição de Dalton é compromisso do PMDB, declara Moka
 
Últimas notícias do site
13/12/2017 - 08h34
Acumulada, Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 33 milhões nesta quarta-feira
13/12/2017 - 07h58
Azambuja se reúne com empresa e dá posse ao novo secretário de Saúde
13/12/2017 - 06h54
'Dog itinerante': Este cachorrinho já visitou mais cidades que muita gente
13/12/2017 - 06h38
Dia amanhece com sol entre nuvens, mas previsão é de temperatura alta
12/12/2017 - 14h30
Produção de grãos em MS cresce 40%, alta acima da média nacional
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.