CARNAVAL CORUMBÁ 2018
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Ciência e Tecnologia - 24/05/2010 - 16h37

Formação de institutos de pesquisa do Pantanal será debatida na 4ª Conferência de Ciência




Por Redação Pantanal News/Tereza da Penha(NotíciasMS)

divulgação
recurso

        Campo Grande (MS) - A realização da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI) será nos dias 26 a 28 de maio de 2010, em Brasília (DF). Segundo os pesquisadores, dentre os assuntos a serem debatidos na etapa nacional inclui-se a proposta para a formação de institutos de pesquisa científica do Pantanal e do Cerrado. O assunto foi discutido durante a Conferência Regional de Ciência e Tecnologia do Centro-Oeste (nos dias 22 e 23 de março deste ano) em Cuiabá (MT). Durante o evento, os participantes definiram as prioridades de Goiás, Mato Grosso, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. Entre os quatro eixos de discussão no encontro em Cuiabá, o tema qualificação profissional foi destaque. 

        A conferência terá a participação de representantes das comunidades científica e tecnológica, acadêmica, empresarial, governamental e do terceiro setor. Seu objetivo principal é encaminhar sugestões para a formulação de uma política de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, voltada ao desenvolvimento sustentável. O secretário-executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Luiz Antonio Elias, informou que a conferência vai propor um plano de ação para o setor até 2020.

          Centro-Oeste

        “Temos que fazer propostas que atendam às nossas necessidades. O Centro-Oeste abriga dois biomas [Cerrado e Pantanal] com uma riqueza natural imensurável. Para isso precisamos de pesquisadores e especialistas na nossa biodiversidade”, disse o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Mato Grosso (Fapemat) e coordenador-geral da Conferência Regional, João Carlos de Souza Maia. O superintendente de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Sucitec), João Onofre, destacou que os Estados da região e o Distrito Federal ainda precisam avançar no setor de inovação tecnológica. Para ele não basta apenas recurso financeiro. “É importante termos líderes científicos conhecedores do Pantanal e do Cerrado para que o recurso atinja o objetivo que é formar profissional, gerar conhecimento e inovar as empresas”, disse.

         A principal proposta do eixo temático Inovação na Sociedade e nas Empresas é a criação de centros tecnológicos que possibilitem, a longo prazo, a instalação de parques tecnológicos. Os conferencistas que participaram do grupo Desenvolvimento e Inovação em Áreas Estratégicas elaboraram 15 medidas que compuseram o documento final da Conferencia Regional do Centro-Oeste.

        Entre as propostas, destaque para a formação de institutos de pesquisa científica do Pantanal e do Cerrado. Além dos institutos, o grupo sugeriu um núcleo de pesquisa para que os frutos do Cerrado possam ser utilizados na fabricação de biocombustíveis. “Ciência e tecnologia são a única forma de transformar. A regional  consolidará as nossas necessidades para que o tema seja instrumento da transformação social do País e do Centro-Oeste”, disse o secretário-adjunto de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, Saulo Duarte. As propostas de cada grupo foram formatadas por um comitê de nove pessoas. O documento final será usado como base no encontro nacional, em Brasília.

          Histórico

         A 1ª Conferência Nacional ocorreu em 1985 e buscou discutir com a sociedade as políticas para a área, de modo a subsidiar as ações do recém-criado Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Dezesseis anos depois, em 2001, realizou-se uma 2ª edição, já com o nome de Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Foi nessa oportunidade que se discutiu em profundidade o novo modelo de financiamento, baseado nos Fundos Setoriais, posto em prática a partir de 1999, que viria a ter enorme impacto sobre a ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) do País.  A 3ª Conferência foi em 2005, com o intuito de demonstrar que C,T&I são ferramentas essenciais e indispensáveis para o desenvolvimento do Brasil. A 4ª edição foi convocada por decreto presidencial de 3 de agosto de 2009, com o título Política de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação com vista ao desenvolvimento sustentável.

         Essa última deve nortear suas discussões segundo as linhas do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional 2007-2010 (PAC,T&I): Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Inovação na Sociedade e nas Empresas; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Áreas Estratégicas e Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social.

Com informação do Ministério da Ciência e Tecnologia

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
22/11/2017 - 09h39
Projetos do IFMS conquistam principais prêmios de feira científica estadual
08/11/2017 - 15h17
Estudantes do IFMS vencem competição nacional de foguetes
25/10/2017 - 07h46
Reinaldo participa da abertura da Semana de Tecnologia nesta quarta-feira
21/08/2017 - 11h51
IFMS prorroga inscrições em Feiras de Ciência para setembro
22/06/2017 - 10h05
IFMS promove evento de tecnologia aberto à comunidade em Aquidauna
 
Últimas notícias do site
16/01/2018 - 15h43
Secretaria disponibiliza 80 mil doses de vacina contra febre amarela em MS
16/01/2018 - 14h30
Obra de qualidade é uma das marcas do Governo, diz Rose depois de visitar Corumbá
16/01/2018 - 10h30
Ipê-roxo é primeira árvore do Cerrado a ter genoma sequenciado
16/01/2018 - 08h40
Rebanho de MS cresceu para 21.8 milhões de cabeças de gado em 2017, diz Iagro
16/01/2018 - 08h34
Prefeitura de Corumbá implanta ponto eletrônico
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.