especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Pesquisa no Pantanal - 15/05/2010 - 08h05

“Inovações no cultivo de tilápias" atrai centenas de aquicultores e estudantes no interior do Paraná









Por Redação Pantanal News/Ana Maio(Embrapa Pantanal)

O evento “Inovações no cultivo de Tilápias” reuniu os mais recentes resultados de pesquisas em aqüicultura no país em um Dia de Campo direcionado aos produtores e pesquisadores do setor, atingindo, com sucesso, um dos principais objetivos da Rede Aquabrasil: o de promover o desenvolvimento sustentável da aqüicultura nacional, por meio da pesquisa, geração e transferência de tecnologia ao setor produtivo. As atividades foram realizadas pela Embrapa em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade de São Paulo (USP) - ESALQ, no dia 12 de maio, no Campus da UEM, localizado na Cidade de Diamante do norte no Paraná.

Na abertura foi assinado o Termo de Convênio de Cooperação Técnica entre a Embrapa Pantanal – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e a UEM, para o desenvolvimento da pesquisa: Bases Tecnológicas para o Desenvolvimento da Aqüicultura no Brasil – Aquabrasil.

Pela manhã, para um público de 200 pessoas, as propostas do Programa de Pesquisa Rede Aquabrasil, bem como os objetivos e a importância do projeto, foram abordados em palestra ministrada pela pesquisadora da Embrapa Pantanal Emiko Resende. Segundo a pesquisadora, o salto tecnológico necessário para garantir a produção aquícola sustentável no país, que inclui a redução de impactos ambientais, o uso de linhagens melhoradas, a elaboração dietas e rações adequadas e de produtos com alto valor agregado, só serão viáveis por meio de investimentos em pesquisa.

“A importância do melhoramento genético na piscicultura: o exemplo da Tilápia GIFT (Genetically Improved Farmed Tilapia)” foi o tema da segunda palestra do dia, onde o professor da UEM, Ricardo Pereira Ribeiro, abordou as particularidades da espécie pesquisada pela rede e as metodologias de identificação de variabilidade e de seleção nos cruzamentos para a melhora de desempenho. Segundo o pesquisador, uma das vantagens da Tilápia GIFT é que cada nova geração melhorada serve como base para a próxima, estimando-se que a sétima geração alcance o dobro da taxa de crescimento da população original. Após apresentação dos pesquisadores, o Secretário Executivo do Ministério da Pesca e Aqüicultura Cleberson Zavaski ministrou a plaestra “Mais Pesca e Aquicultura - Políticas para o desenvolvimento da pesca e aquicultura brasileira”.

Na parte da tarde, os produtores participaram de um dia de Campo, organizado em sistemas de “ilhas”, visitando estandes dos Projetos Componentes da Rede Aquabrasil, onde foram apresentadas as tecnologias desenvolvidas pelas pesquisas nas diversas etapas da cadeia produtiva da Tilápia: melhoramento genético, nutrição, sanidade, manejo e gestão dos sistemas de cultivo e o aproveitamento agroindustrial.

Durante as atividades o participante recebeu diversas informações sobre as cinco áreas e se surpreendeu com o potencial da espécie. A produtora rural Denise Silva ficou encantada com os produtos obtidos a partir do couro e do osso da tilápia: “não sabia que poderia fazer bolsas e sapatos tão bonitos com o couro do peixe e muito menos biscoitos, pães e salgadinhos industrializados, sem o gosto característico do pescado”, completa. Após as atividades, os participantes conheceram uma Unidade Demonstrativa do Programa Aquabrasil, a de criação de Tilápias em Tanque Rede no Rio do Corvo.

Um dos objetivos do Aquabrasil é que, ao final do projeto, as Tilápias melhoradas geneticamente e alimentadas com rações de maior valor nutricional, sejam mais resistentes a doenças e estresse, com um padrão comercial competitivo e de alto retorno econômico. Martinho Carlos Colpani Filho, há 20 anos trabalhando com piscicultura, viajou oitocentos quilômetros para participar do evento, que considerou de extrema importância para quem trabalha no setor: “Sozinhos, nós produtores não temos condições, nem financeira nem intelectual, de investir em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. Assessorados por especialistas da área que nos repassam o que há de mais novo e moderno na aqüicultura mundial, é possível pensar em aumento de produtividade e lucratividade da atividade. É um grande estimulo e incentivo para quem já esta há tanto tempo no mercado de pescado.”

Além da tilápia outras 3 espécies estão sendo estudadas: a cachara (Centro-oeste), o tambaqui (Norte) e o camarão branco (Nordeste). Eventos sobre a cadeia produtiva destes pescados serão realizados futuramente, nas determinadas regiões de interesse. A Rede Aquabrasil, financiada pela Embrapa e pelo Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA), congrega 13 Unidades descentralizadas da Empresa, 32 pesquisadores e centenas de assistentes, bolsistas e estagiários, além de parceiros externos, como Universidades e Centros de Pesquisa e setor produtivo atuando em todas as regiões do país.

 


Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
14/10/2015 - 11h00
Expedição de barco pelo Pantanal de MS discute preservação ambiental
26/08/2013 - 08h03
Em MS, médicos de outros países fazem provas para revalidar diploma
30/01/2013 - 08h45
Embrapa Pantanal firma convênio para o fortalecimento da Apicultura em Mato Grosso do Sul
30/10/2012 - 16h45
PRF apreende veículo com CRLV falso
05/09/2012 - 13h45
Pesquisadores questionam alterações da Lei de Pesca do Mato Grosso
 
Últimas notícias do site
23/11/2017 - 15h48
Em Brasília, prefeito viabiliza recursos para Corumbá e busca apoio para curso de Medicina
23/11/2017 - 15h31
No Ministério do Turismo, prefeito discute liberação de verbas para distrito turístico
23/11/2017 - 14h46
Corumbá comemora neste dia 23 o Dia Municipal da Cultura
23/11/2017 - 14h26
PMA prende e autua em R$ 60 mil trio de pescadores no rio Paraguai
23/11/2017 - 08h46
Durante fiscalização PMA apreende caminhão com uma tonelada de agrotóxico
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.