zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Artigos - 06/05/2010 - 14h21

Manipuladores de ideais




Por Bruno Peron Loureiro

A questão migratória na fronteira entre México e Estados Unidos é aviltante e delicada. Não é simples sacar ilações de um contexto em que os colonizadores tiveram matrizes culturais completamente distintas e a fronteira de 3.000 km divide nações que pouco se entendem.

O modo de vida e outros produtos estadunidenses transpõem a linha divisória, inclusive com a venda de frutas em supermercados. México envia-lhes, em contrapartida, milhões de trabalhadores de baixa qualificação para exercer atividades braçais.

Do ponto de vista dos que advogam leis anti-imigratórias, não se deve acolher o migrante que busca melhores condições de vida que as que se lhe oferece seu país de origem. Assim, cada país é responsável pela garantia da qualidade de vida de seus cidadãos ainda que deploráveis.

Estes argumentos, porém, são desprezíveis e discriminatórios. É o momento oportuno para conhecer quem são os EUA, país que extrai as riquezas humanas e naturais de meio mundo a fim de sustentar um padrão de desenvolvimento concentrador e obsoleto.

Desabrocha o custo da opulência de pujantes em detrimento da marginalização de despossuídos. Nos EUA, só sobrevivem os que tiverem condições de pagar.

A última afronta ao bem-estar da espécie foi o projeto de lei migratória 1070 do republicano Russell Pearce no estado de Arizona. Por 17 votos a 11 e apesar da oposição de todos os votantes demócratas, a lei autoriza que policiais peçam documentos de identidade de qualquer um na rua para inibir a imigração ilegal.

O transporte e a contratação laboral de imigrantes ilegais passam também a ser ações criminosas além da falta de documentos. Com esta lei, tenta-se encurralar os "indocumentados".

Este projeto de lei foi considerado a medida anti-imigratória mais rígida já tomada nos EUA para controlar a imigração ilegal. O atropelo das decisões estadunidenses no âmbito migratório baseia-se no dado de que há ao derredor de 11 milhões de imigrantes ilegais nos EUA.

Pergunta que não cala é a de qual será o critério dos policiais ou agentes de migração para parar alguém na rua e solicitar os documentos de identidade.

Grupos de direitos civis, defensores da imigração e oficiais da Embaixada Mexicana nos EUA demonstraram preocupação com os rumos que a questão tem tomado. O medo, a perseguição e a desinformação são tônicas da sociedade estadunidense, como se depreende das fórmulas pasteurizadas de seu cinema.

Críticos do projeto de lei no Arizona afirmam que a medida é inconstitucional e tende a práticas discriminatórias principalmente contra os "Latinos" ou oriundos de países latino-americanos ainda que de gerações anteriores e, portanto, estadunidenses de nascimento.

Incompreensível é a fórmula com a qual um país essencialmente racista como EUA torna-se centro das atenções mundiais e pretenso baluarte de desenvolvimento. Antes são os paladinos da desgraça, que é tão grande quanto a de nações prostradas que recorrem frequentemente à "ajuda" financeira do ente sanguinário mas "exemplar".

EUA querem tudo menos que migrantes de países "terceiro-mundistas" cruzem a fronteira em busca do "sonho americano" ou daquilo que lhes foi negado por seus países de origem porque naquele não é mais que ilusão.

Os euânus desvairados são capazes de exibir a impiedade sem pudor com leis anti-imigratórias como a 1070 sem que o efeito lhes cause qualquer sentimento de compaixão sobretudo com aqueles de quem se lhes arrebataram 50% do território, os mexicanos.

O afã dos estadunidenses de dominar o mundo esbarra na pane de seu próprio sistema, que protege os produtores de algodão e contradiz a receita de "livre comércio". Poucos ainda acreditam nesses prestidigitadores e manipuladores de ideais.

Eles têm todo direito de defender seus cidadãos e seu território, mas com decência e respeito.

http://www.brunoperon.com.br

Os artigos publicados com assinatura não representam a opinião do Portal Pantanal News. Sua publicação tem o objetivo de estimular o debate dos problemas do Pantanal do Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, garantindo um espaço democrático para a livre exposição de correntes diferentes de pensamentos, idéias e opiniões. redacao@pantanalnews.com.br

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
04/09/2017 - 09h11
3ª Etapa da Expedição Centenária Roosevelt-Rondon (Parte III)
04/09/2017 - 09h06
3ª Etapa da Expedição Centenária Roosevelt-Rondon (Parte II)
04/09/2017 - 09h01
3ª Etapa da Expedição Centenária Roosevelt-Rondon (Parte I)
28/07/2017 - 16h47
Chapéu Bandeirante
24/07/2017 - 09h01
Atentado à Vida de Plácido de Castro
 
Últimas notícias do site
19/09/2017 - 17h12
Vídeo: Ministro oficializa migração de 23 rádios da frequência AM para FM
19/09/2017 - 17h00
Vídeo: Ministro assina documento que autoriza migração de rádios AM para FM em MS
19/09/2017 - 16h05
Censo Agropecuário será lançado em MS
19/09/2017 - 15h55
Em Paranaíba, governador dobra investimentos e injeta R$ 4 milhões em obras de infraestrutura
19/09/2017 - 15h13
Setembro Amarelo: no mês de prevenção ao suicídio, Hospital Regional apresenta dados para alertar população
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.