zap
GOV EMPREGO 22-06
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Artigos - 03/05/2010 - 08h13

Confinados pelo mata-burro




Por Bruno Peron Loureiro

A responsabilidade é diretamente proporcional à consciência dos atos cometidos, dizem-nos os entes amigos que nada mais querem que prosperemos e amemo-nos uns aos outros.

O planeta adoece enquanto se extrai a maior porção tecnicamente possível de sua seiva: derrubada de árvores, poluição desmedida, apropriação de fontes não-renováveis de energia, industrialização e venda de produtos maléficos ao consumo.

A humanidade caminha em passos largos na direção errada. O desenvolvimento moral não tem acompanhado o técnico. Pior que isso: poucos sabem onde está o bom exemplo.

O Instituto Oceânico e Atmosférico Nacional estadunidense (NOAA, do acrônimo em inglês) informou que, no mês de março, as temperaturas globais foram as mais altas desde que começou a medição em 1880 para este período do ano.

Derrota para a espécie que se crê a mais evoluída do planeta.

Enquanto isso, Barack Obama planeja vulgarizar viagens espaciais injetando dinheiro em empresas privadas do setor. O estadista quer enviar uma missão tripulada a Marte e, logo em seguida, astronautas a algum asteroide.

Foi-se o tempo em que a escalada ao Everest e outras proezas eram atributos de próceres, porquanto hoje a pretensão é de abandonar a agoniada Terra em prol de passeios bilionários ao espaço sideral.

O ser cauto evita julgar outrem, porém não esconde que o débito dos seres inescrupulosos é colossal. Cabe-nos perseverar no bem ainda que desconfiemos de que o impacto é menor do que o provocado pelos pujantes, que infelizmente têm maior visibilidade.

Este raciocínio tentativo leva-nos primeiramente a discutir as ações antrópicas no globo a fim de, em seguida, assinalar o desperdício de responsabilidades pelos líderes estadunidenses, ávidos de destruição e ganância, entre outros dejetos da Terra.

A caminho de superar este estágio e como cidadãos de países "terceiro-mundistas", resta-nos resistir aos tentáculos da medusa predadora que, desde sua posição de supremacia, fagocita a nossa independência e soberania.

O introito administrativo de Sebastián Piñera propôs, ao contrário do que se esperava, o aumento de impostos de grandes empresas para que apoiem a reconstrução do Chile.

Frente à devastação sísmica sem precedentes que assolou a população chilena de poucos recursos, atitudes demonstram que, independentemente de qual seja o espectro ideológico dos tomadores de decisão, é premente exigir mais dos pujantes.

Por sua vez, a rixa entre os governos de Colômbia e Venezuela traz sua manifestação mais recente: autoridades colombianas recomendam precaução aos turistas vernáculos que cruzam a fronteira com o pretexto de que oficiais venezuelanos os têm interrogado e encarcerado.

A repressão aos opositores na Colômbia e a alcunha de "terrorista" a qualquer indivíduo ou grupo simpatizante das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) sinalizam que a oposição é taxada de criminosa neste país.

A paisagem tupinica requer parágrafos exclusivos tamanho é o escancaramento onde a justiça é ignominiosa. Algumas figuras públicas são cientes de sua condição criminosa se ingressarem noutro país, porém aqui são andarilhos tão soltos como urubus que revolvem atrás de carniças.

Diversão maior aos seres cônscios não existe que a crença de espectadores estrangeiros de que o Brasil é uma "potência emergente". Qualquer olhadela in loco desmistifica este papel e reconhece que o país padece dos problemas sociais mais básicos.

O Brasil assiste à disputa precipitada do conteúdo gasoso e petrolífero da recém-descoberta camada pré-sal, enquanto a Argentina segue lutando pela recuperação das Malvinas.

Mal caem as lágrimas celestes e os terráqueos disputam quem estenderá as mãos para agarrá-las. A busca insaciável da mão divina remonta à época em que o Egito era a "dádiva do Nilo".

Carecemos de zelo pelo coletivo sem o qual os pujantes perpetuam-se em condições privilegiadas e tratam-nos como animais confinados pelo mata-burro. Nega-se-nos o traspasso à dignidade.

Não se submeta aos mandos de seres irresponsáveis.

Reconheça seu papel como semeador de esperanças.

http://www.brunoperon.com.br

Os artigos publicados com assinatura não representam a opinião do Portal Pantanal News. Sua publicação tem o objetivo de estimular o debate dos problemas do Pantanal do Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, garantindo um espaço democrático para a livre exposição de correntes diferentes de pensamentos, idéias e opiniões. redacao@pantanalnews.com.br


 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

 

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
22/05/2017 - 09h01
Heraldo Pereira e Bosco Martins: um breve reencontro entre amigos
04/05/2017 - 14h30
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte VI
02/05/2017 - 11h08
O poeta de Sobral
24/04/2017 - 09h53
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte V
20/04/2017 - 15h12
Adolescentes em risco de suicídio e o jogo da Baleia Azul
 
Últimas notícias do site
26/06/2017 - 10h15
Rotai captura mais dois foragidos da justiça em Aquidauana
26/06/2017 - 09h40
Concursos em MS reúnem quase 300 vagas e salários de até R$ 14,9 mil
25/06/2017 - 15h13
Em Furnas do Dionísio, governador entrega obra de R$ 315 mil e anuncia novos investimentos
24/06/2017 - 10h02
Em época de festas juninas, cuidado com fogos e fogueira; confira dicas de segurança do Corpo de Bombeiros
23/06/2017 - 16h02
TVE em Maracaju: governador Reinaldo e prefeito Maurílio Azambuja reativam sinal neste sábado
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.