zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Cinema - 27/04/2010 - 15h57

Cine Brasil e CineClube apresentam hoje “Saneamento Básico, O Filme”




Por Redação Pantanal News/Karina Lima(NotíciasMS)

Campo Grande (MS) - Nesta semana, de terça a sexta-feira (27 a 30), a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul exibe a programação de abril do "Cine Brasil – Curtas e Longas no Centro", em parceria com o Conselho Regional de Psicologia – 14 através do CineClube. As exibições são gratuitas e acontecem na sala Rubens Corrêa do Centro Cultural José Octávio Guizzo, às 18h30. 

Nesta programação o Cine Brasil de abril conta com duas participações especiais: uma é a exibição do Filme “CAÁ – A Força da Erva” de Lú Bigatão, e do Cineclube CRP-14, com o filme “Má Educação” de Pedro Almodóvar, que retrata a questão da pedofilia, além de abordar o dilema de uma comunidade através do filme “Saneamento Básico” e a luta pela sobrevivência no sertão nordestino com o filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”.

Na terça-feira (27), será exibido “Saneamento Básico, O Filme” (RS/FIC/2007/112'), com direção de Jorge Furtado. Os moradores de Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos localizada na serra gaúcha, reúnem-se para tomar providências a respeito da construção de uma fossa para o tratamento do esgoto. Eles elegem uma comissão, que é responsável por fazer o pedido junto à subprefeitura. A secretária da prefeitura reconhece a necessidade da obra, mas informa que não terá verba para realizá-la até o final do ano. Entretanto, a prefeitura dispõe de quase R$ 10 mil para a produção de um vídeo. Este dinheiro foi dado pelo governo federal e, se não for usado, será devolvido em breve. Surge então a ideia de usar a quantia para realizar a obra e rodar um vídeo sobre a própria obra, que teria o apoio da prefeitura. Porém a retirada da quantia depende da apresentação de um roteiro e de um projeto do vídeo, além de haver a exigência que ele seja de ficção. Desta forma os moradores se reúnem para elaborar um filme, que seria estrelado por um mostro que vive nas obras de construção de uma fossa.

Na quarta-feira (28), é a vez do filme “Má Educação” (ES/FIC/2004/105'), com direção de Pedro Almodóvar. O filme acontece nos anos 80 em Madri, onde Enrique Goded é um cineasta que passa por um bloqueio criativo. É quando se aproxima dele um ator que procura trabalho, se identificando como Ignacio Rodriguez, que foi o amigo mais íntimo de Enrique e também o primeiro amor da sua vida, quando ainda eram garotos e estudavam no mesmo colégio. Goded recebe do antigo amigo um roteiro intitulado "A Visita", que parcialmente foi elaborado com experiências de vida que ambos tiveram.

Na quinta-feira (29), será o exibido o filme “CAÁ - A Força da Erva” (MS/DOC/ 2004/50'), com direção de Lú Bigatão. A produção descreve o ciclo da erva-mate no Estado de Mato Grosso do Sul, de seu início até a decadência. O filme aborda as condições de trabalho e produção, por meio de entrevistas, muitas com paraguaios que, no auge do ciclo, trabalharam no Brasil. O Paraguai possui divisas com Mato Grosso do Sul e também tem na erva-mate um de seus produtos típicos.

Na sexta-feira (30), para finalizar será exibido o filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (BA/FIC/1964/125'), com direção de Glauber Rocha. Revoltado contra a exploração de que é vítima por parte do coronel Morais, o vaqueiro Manuel mata-o durante uma briga. Começa então a fuga de Manuel e de sua esposa Rosa, que são perseguidos por jagunços até se integrarem aos seguidores do beato Sebastião, no lugar sagrado de Monte Santo. Ao mesmo tempo, o matador de aluguel Antônio das Mortes, a serviço dos latifundiários e da Igreja Católica, extermina os seguidores do beato, o que faz com que o casal tenha de continuar fugindo e se encontre com Corisco, cangaceiro remanescente do bando de Lampião.

"Cine Brasil - Curtas e Longas no Centro" disponibiliza obras audiovisuais para circuitos não comerciais de difusão pública. As produções exibidas são locais e nacionais, muitas das quais não encontram espaço no mercado hegemônico do cinema. Há conteúdo em todos os formatos (curta, média e longas-metragens), diversas categorias (animação, documentário, experimental e ficção), faixas etárias (infantil, infanto-juvenil e adulto), diversas épocas e regiões geográficas de produção, para atender aos diversos públicos e respeitar a diversidade da produção audiovisual brasileira. 

O “CineClube” tem por objetivo reunir profissionais e acadêmicos dos  cursos de Psicologia de todas as universidades locais, bem como a sociedade campo-grandense, para a discussão de temas relacionados ao comportamento e à subjetividade humana, através da sétima arte. Após a exibição, o público presente participa de um debate sobre o filme. Compõem a mesa de discussão conselheiros do CRP-14, profissionais do campo da psicologia e demais apreciadores do bom cinema.

Mais informações podem ser obtidas no Núcleo de Audiovisual da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) pelo telefone 3316-9166 ou no Conselho Regional de Psicologia -14 através do telefone 3382-4801.

Contatos para Imprensa:

Núcleo de Audiovisual da FCMS - João Benevenuto: 3316-9166/9919-7976

Assessora de Comunicação do CRP-14 - Camilla Acosta: 3382-4801

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
13/03/2013 - 15h09
Gênero, Corpo e Sexualidade da Mulher Contemporânea serão discutidos no Cineclube
12/03/2013 - 17h00
UEMS em Campo Grande promove mostra de cinema e literatura portuguesa
08/03/2013 - 17h00
Rota Cine MS inicia suas atividades em 2013 com sete anos de existência
01/03/2013 - 15h45
Festival de Cinema CurtAmazônia abre inscrições
22/02/2013 - 07h57
Nova temporada do projeto Cine Clube aborda obesidade infantil
 
Últimas notícias do site
20/10/2017 - 15h38
Asfalto entre Piraputanga e Camisão vai impulsioncar ecoturismo na região
20/10/2017 - 15h06
Alerta prevê tempestades em 43 municípios de Mato Grosso do Sul
20/10/2017 - 14h13
PMA autua proprietária rural por exploração ilegal de madeira
20/10/2017 - 12h30
PMA autua jovem por manter ave silvestre em cativeiro
20/10/2017 - 11h33
Incêndio em parque estadual de MS é controlado após uma semana com ajuda de chuva, diz Imasul
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.