zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
O Estado do Pantanal - 13/10/2008 - 12h50

MS traz experiência do Movimento Brasil Competitivo para aperfeiçoar gestão




Rachid Waqued

Por Gizele Cruz de Oliveira, do Notícias MS

           O Movimento Brasil Competitivo (MBC) poderá ser parceiro do Governo de Mato Grosso do Sul na implantação de projetos para aperfeiçoar a maquina pública e aumentar o potencial de competição do Estado. O governador André Puccinelli e membros do primeiro escalão do governo conheceram hoje, alguns projetos em andamento e resultados alcançados em administrações municipais e estaduais onde o MBC já atua no auxílio ao poder público.

               A articulação com o Movimento é parte da iniciativa do atual governo em promover a excelência e tornar mais eficiente o desempenho do serviço público. Puccinelli afirma que tem a meta de colocar o Estado no topo nacional da qualidade de gestão, iniciando pela liderança no Centro-Oeste.

Lucas Câmara, diretor do MBC, apresentou em reunião na Governadoria o modelo institucional de ação da entidade e os passos necessários para efetivar a parceria com o governo sul-mato-grossense.

Inicialmente deve ser firmado um Termo de Cooperação entre o MBC e o governo. As etapas seguintes são: um diagnóstico para o escopo da proposta; captação de recursos junto à iniciativa privada; um plano de trabalho; e a contratação da tecnologia. Os projetos não têm custo financeiro para o poder público. O MBC - que é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), constituída por empresas e entidades ligadas à qualidade – busca esses recursos junto ao setor privado. A articulação junto ao empresariado é feita com apoio do governo e, conta com o convencimento de que aperfeiçoar o desempenho da administração pública é investir na competitividade e desenvolvimento do próprio Estado.


Em Mato Grosso do Sul, o MBC conta com a parceria do Programa MS Competitivo em ações de fomento e de valorização – inclusive com premiações – às empresas que buscam a qualidade. A parceria também se estende ao setor público. “A iniciativa privada, como membro da sociedade, tem todo interesse na melhoria da eficiência. Os recursos públicos vêm da sociedade, por isso é importante que todo esse capital seja empregado com melhores resultados, na saúde, na educação, na infra-estrutura, em boa administração”, confirma o presidente do Conselho Superior do MS Competitivo, Eduardo Riedel. “O governo de Mato Grosso do Sul já demonstrou toda a prerrogativa de uma boa administração. Agora, queremos ajudar a potencializar isso, com uma gestão pela qualidade”, completa.


O montante de recursos necessários a serem captados vai depender do tamanho do projeto que o governo pretende para Mato Grosso do Sul. Esse escopo começa a ser definido na reunião que o governador André Puccinelli terá com todos os secretários ainda nesta semana. Baseado na linha inicial de trabalho, as propostas serão fechadas com os consultores do MBC.

Segundo Lucas Câmara, nos primeiros seis meses de 2008, a captação para projetos nos estados onde o MBC tem auxiliado na melhoria da gestão pública chegou a R$ 4 bilhões. Em todas as localidades, o custo-benefício é reconhecido. Entre os projetos – que são bem distintos, conforme a necessidade e as metas prioritárias eleitas pelos governantes – estão aumento de receita, redução de despesas, renegociação de contratos, revisão de processos e capacitação de pessoas, além de outras.

Fundada em 2001 por iniciativa do governo federal em parceria com o empresário Jorge Gerdau, o Movimento Brasil Competitivo atua para implantar tecnologia de gestão pela qualidade, baseado em oito vertentes principais: lideranças, planejamento, processos, pessoas, clientes, sociedade, informação/conhecimento, e resultados.

Mato Grosso do Sul está atualmente entre os 11 estados da Federação que estão em fase de negociação para um convênio de parceria. Há interesse também da prefeitura de Campo Grande nas conversações com o MBC.

 

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
13/11/2017 - 09h40
Dia do Pantanal: mais que comemorar, ainda há muito a descobrir e preservar
10/11/2017 - 13h23
Com chuvas dos últimos dias, rios de MS atingem nível de alerta para enchente
08/11/2017 - 15h27
Devastação do Pantanal representa custo de R$ 19 milhões por ano
03/11/2017 - 13h10
Último fim de semana da temporada de pesca lota cidades de MS
28/09/2017 - 10h00
Leilão da Feapan destaca a beleza e rudez do cavalo pantaneiro
 
Últimas notícias do site
17/11/2017 - 16h03
Viralizou: cachorrinho 'penetra' na balada é a imagem mais fofa que você vai ver hoje
17/11/2017 - 10h18
Fim de semana tem sertanejo, funk, comédia e teatro
17/11/2017 - 07h53
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
17/11/2017 - 07h44
Proprietários rurais são autuados por manterem carvoarias ilegais
17/11/2017 - 06h14
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.