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O Estado do Pantanal - 12/04/2010 - 16h37

Governo reforma ponte de madeira no Passo do Lontra e anuncia mais uma ponte de concreto no Pantanal




Por Redação Pantanal News/Fabio Pellegrini(NotíciasMS)

Moises Silva
recurso

          Campo Grande (MS) – O governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), está reformando a ponte de madeira sobre o rio Miranda na localidade de Passo do Lontra, no município de Corumbá. Em breve, será anunciada a construção de uma ponte de concreto armado paralela à de madeira. 

A ponte de madeira fica na Estrada Parque do Pantanal, na rodovia estadual MS-184, entre a BR-262 e a Curva do Leque, no município de Corumbá, muito utilizada, não só no escoamento da produção, quanto no turismo, já que a estrada concentra grande número de pousadas pantaneiras e pesqueiros. A ponte estava interditada devido à passagem de uma carreta sobrecarregada que, com o peso, fez a ponte ruir, em dezembro do ano passado.

A ponte de madeira tem 220 metros de comprimento em vigamento armado e requer cuidados especiais em sua recuperação, sendo que em 30 dias deve estar pronta. Posteriormente, o governo do Estado deve anunciar a construção de uma ponte de concreto que vai resolver o problema de forma definitiva, ao custo aproximado de R$ 17 milhões. Após a entrega, a ponte de madeira restaurada deverá ser transformada em patrimônio histórico.

“O processo de reforma é lento devido à cheia do rio Miranda, que inviabiliza a montagem do acampamento dos operários”, explica o secretário de Estado de Obras Públicas e de Transportes, Wilson Cabral Tavares. 

Segundo ele, o governo do Estado vem fazendo todo o esforço necessário para a substituição de pontes de madeira por concreto, já que informações da Agesul indicam que a carga transportada mudou de 12 toneladas para 35 toneladas nos últimos anos. “Então as estruturas, que na maioria são antigas, não suportam o peso excedente”, explica Cabral. 

Outras  reformas 

Estão sendo reformadas ainda as pontes sobre o córrego Mundo Novo na rodovia MS-345 no trecho entre Cipolândia e Jacobina, de 27 metros de comprimento, localizada no município de Aquidauana, e a ponte de madeira em vigamento simples, na rodovia MS-223, sobre o rio Jauru, no trecho Coxim a Figueirão, com 48 metros de extensão, no município de Coxim.

Também será feita a recuperação total da ponte de concreto sobre o rio Curupai, que faz junção com a rodovia MS-141, localizada na divisa dos municípios de Naviraí e Jateí. A extensão é de 20 metros e a largura de 10 metros

Outras duas pontes de concreto serão construídas. A primeira é sobre o rio Garimpo, na rodovia MS-080, no município de Rio Negro. A estrutura terá 36 metros de comprimento e 9,60 metros de largura. Sobre o córrego Sete Voltas, na rodovia MS-145 no município de Rio Brilhante, será construída uma ponte de concreto de 15 metros de comprimento e 9,60 m de largura.

Na continuidade do trabalho será construída a ponte de concreto armado, localizada na rodovia MS-310, sobre o rio Santana, de 48 metros de extensão e largura de 5,60 metros de largura, no município de Paranaíba.

Novo Horizonte do Sul

No município de Novo Horizonte do Sul, que foi castigado por fortes chuvas no início do ano, estão sendo construídas três pontes de madeira: a primeira é sobre o córrego Figueira, na rodovia MS-475. A ponte possui 12,00 metros de extensão, se localiza no trecho entre Novo Horizonte do Sul e a MS-475.

 A segunda obra de construção de ponte de madeira em Novo Horizonte do Sul é sobre o córrego Juquiri, na rodovia MS-475, com 12 metros de extensão e a terceira é o desmonte e construção de ponte de madeira sobre a vazante do córrego Juquiri, no entroncamento da MS-475, com oito metros de extensão.

 

 

 

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