zap
ANIVERSÁRIO CORUMBÁ 2017
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Pesquisa no Pantanal - 07/04/2010 - 16h53

Formação de institutos de pesquisa científica deve ser debatida na 4ª Conferência Nacional




Por Redação Pantanal News/Notícias.MS

divulgação
recurso

        Campo Grande (MS) - Os participantes da Conferência Regional de Ciência e Tecnologia do Centro-Oeste, ocorrida em Cuiabá (MT), definiram as prioridades de Goiás, Mato Grosso, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul para a realização da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que será realiza nos dias 26 a 28 de maio de 2010, em Brasília (DF). Entre os quatro eixos de discussão no encontro em Cuiabá, o tema qualificação profissional foi destaque. E ainda, entre as propostas, houve também o destaque para a formação de institutos de pesquisa científica do Pantanal e do Cerrado. O encontro em Cuiabá foi nos dias 22 e 23 de março do corrente ano.

         “Temos que fazer propostas que atendam às nossas necessidades. O Centro-Oeste abriga dois biomas [Cerrado e Pantanal] com uma riqueza natural imensurável. Para isso precisamos de pesquisadores e especialistas na nossa biodiversidade”, disse o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Mato Grosso (Fapemat) e coordenador-geral da Conferência Regional, João Carlos de Souza Maia. O superintendente de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Sucitec), João Onofre, destacou que os Estados da região e o Distrito Federal ainda precisam avançar no setor de inovação tecnológica. Para ele não basta apenas recurso financeiro. “É importante termos líderes científicos conhecedores do Pantanal e do Cerrado para que o recurso atinja o objetivo que é formar profissional, gerar conhecimento e inovar as empresas”, disse.

         A principal proposta do eixo temático Inovação na Sociedade e nas Empresas é a criação de centros de tecnológicos que possibilitem, a longo prazo, a instalação de parques tecnológicos. Os conferencistas que participaram do grupo Desenvolvimento e Inovação em Áreas Estratégicas elaboraram 15 medidas que compuseram o documento final da Conferencia Regional do Centro-Oeste.

        Entre as propostas, destaque para a formação de institutos de pesquisa científicas do Pantanal e do Cerrado. Além dos institutos, o grupo sugeriu um núcleo de pesquisa para que os frutos do Cerrado possam ser utilizados na fabricação de biocombustíveis. “Ciência e tecnologia é a única forma de transformar. A regional  consolidará as nossas necessidades para que o tema seja instrumento da transformação social do País e do Centro-Oeste”, disse o secretário-adjunto de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, Saulo Duarte. As propostas de cada grupo foram formatadas por um comitê de nove pessoas. O documento final será usado como base no encontro nacional, em Brasília.

          Histórico

         A 1ª Conferência Nacional ocorreu em 1985, e buscou discutir com a sociedade as políticas para a área, de modo a subsidiar as ações do recém-criado Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Dezesseis anos depois, em 2001, realizou-se uma 2ª edição, já com o nome de Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Foi nessa oportunidade que se discutiu em profundidade o novo modelo de financiamento, baseado nos Fundos Setoriais, posto em prática a partir de 1999, que viria a ter enorme impacto sobre a ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) do País.  A 3ª Conferência foi em 2005, com o intuito de demonstrar que C,T&I são ferramentas essenciais e indispensáveis para o desenvolvimento do Brasil. A 4ª edição foi convocada por Decreto Presidencial de 3 de agosto de 2009, com o título Política de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação com vista ao desenvolvimento Sustentável.

         Essa última deve nortear suas discussões segundo as linhas do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional 2007-2010 (PAC,T&I): Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Inovação na Sociedade e nas Empresas; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Áreas Estratégicas e Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social. Belém (PA) sediou o encontro da Região Norte. A conferência do Centro-Oeste foi a segunda no calendário. Porto Alegre (RS) sediou o evento da Região Sul. Na sequência, a Conferência Regional do Sudeste ocorreu nos dias 30 e 31 de março, em Vitória (ES). Por fim, Maceió (AL) sedia o encontro regional do Nordeste, dias 15 e 16 de abril.

Com informação do Ministério da Ciência e Tecnologia

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
14/10/2015 - 11h00
Expedição de barco pelo Pantanal de MS discute preservação ambiental
26/08/2013 - 08h03
Em MS, médicos de outros países fazem provas para revalidar diploma
30/01/2013 - 08h45
Embrapa Pantanal firma convênio para o fortalecimento da Apicultura em Mato Grosso do Sul
30/10/2012 - 16h45
PRF apreende veículo com CRLV falso
05/09/2012 - 13h45
Pesquisadores questionam alterações da Lei de Pesca do Mato Grosso
 
Últimas notícias do site
25/09/2017 - 17h12
Vídeo: Ministro oficializa migração de 23 rádios da frequência AM para FM
25/09/2017 - 17h00
Vídeo: Ministro assina documento que autoriza migração de rádios AM para FM em MS
25/09/2017 - 16h38
Preço do botijão de gás terá reajuste de 6,9% a partir de amanhã
25/09/2017 - 15h47
Petrobras anuncia redução nos preços da gasolina e do diesel
25/09/2017 - 15h24
Governo decide manter o horário de verão a partir de outubro
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.