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Emprego - 07/04/2010 - 15h53

Funtrab alerta sobre documentos necessários para emissão da Carteira de Trabalho




Por Redação Pantanal News/Notícias.MS

Campo Grande (MS) – A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) oferece à população o serviço de emissão da carteira de trabalho. O documento pode ser solicitado na Funtrab através da Coordenadoria de Intermediação de Empregos. Porém os trabalhadores que vão requerer a carteira devem estar atentos para algumas recomendações.

Segundo a coordenadora de Intermediação de Empregos, Elen Souza, para a emissão da carteira convencional – com a capa azul, e única confeccionada na Funtrab -, é necessário levar uma fotografia 3x4 tirada de forma analógica. “A foto tem que ser analógica por causa do carimbo que vai sobre a foto e a carteira. Uma fotografia digital pode fazer o carimbo ficar muito poroso e ele vai desaparecer com tempo”, alerta a coordenadora.

Outra questão importante a ser observada é que para requerer a carteira, o trabalhador deve levar um documento com foto. Elen explica que muitos trabalhadores vão requerer a carteira portando somente a certidão de nascimento, porém, a coordenadora alerta que apesar do documento ser válido ele não apresenta a mesma segurança de um documento com foto. “Por isso é importante levar o RG ou qualquer outro documento que tenha foto”, ressalta.

Para aqueles que vão pedir a segunda via da carteira de trabalho por perda ou roubo, Elen lembra que é necessário apresentar o boletim de ocorrência informando a perda do documento. Caso a solicitação de outra via seja por outro motivo, como quando a carteira já está cheia, é importante que o trabalhador apresente o documento antigo para requerer o novo.

 

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