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Ciência e Tecnologia - 23/03/2010 - 16h57

Novo layout da Delegacia Virtual já está funcionando




Por Redação Pantanal News/Notícias.MS

Divulgação
recurso

 

Campo Grande (MS) – Desde o início do mês de março, o registro de boletins de ocorrência está mais ágil com um novo layout da Delegacia Virtual (Devir). Os internautas que passavam por quatro passos para efetuar o B.O. digital agora vão precisar de apenas um passo para o mesmo atendimento. Na Devir é possível informar a polícia sobre furtos, extravios de objetos e documentos ou pessoas desaparecidas, o que pode ser feito também nas delegacias convencionais. 

O atendimento ficou mais fácil para os usuários. Ao acessar a delegacia virtual, o internauta vai encontrar na tela quatro links com serviços de B.O. on-line, desaparecidos, denúncias e procurados. No B.O. on-line, por exemplo, é possível encontrar ícones que representam os mais diversos tipos de atendimento como furto e extravio de documentos, de celular, palm/handheld, de objetos, além de desaparecimento de pessoa e localização de desaparecido (ilustração acima).

De acordo com o supervisor da Delegacia Virtual, investigador de polícia Adilson Rodrigues da Costa, o layout oferece um visual mais limpo e campos de preenchimento intuitivos. “Queremos facilitar a vida do internauta e reduzimos as quatro etapas para efetuar o B.O. em apenas um passo. O que demorava dez minutos antes para o atendimento, agora são necessários apenas cinco minutos”, assegurou. 

 Etapas 

         Adilson Costa informou que antes, para efetuar o boletim de ocorrência, era preciso preencher um formulário disponível no sistema com a identificação do declarante. Depois disso, na segunda etapa, o internauta precisava digitar a data do furto simples ou extravio e na terceira etapa, o local da ocorrência. Por último era preciso digitar um histórico breve do que aconteceu.  

         “Agora um único formulário será preciso para preencher todas estas informações, o que vai agilizar o atendimento. Uma pessoa, por exemplo, no sistema antigo poderia perder todas as informações que digitou se caso caísse a internet”, disse Costa.

          Terminada essa etapa, num único clique, a base de dados da Polícia Civil gerenciada pelo Sistema Integrado de Gestão Operacional (Sigo) é alimentada. “Antes o policial tinha o trabalho de fazer novamente o lançamento das informações e agora o policial atendente num clique, envia um e-mail para o usuário e alimenta a base de dados”, explica.

 

         O supervisor da Delegacia Virtual faz questão de ressaltar ainda que é importante preencher todos os dados para não receber recusa do sistema. “Pedimos que o usuário não abrevie nomes e que tenha um cuidado especial ao informar o e-mail”, alertou. No caso de furto ou extravio de folhas de cheques é preciso informar a agência, conta corrente e se possível o número das folhas extraviadas/furtadas.

          Em relação ao furto e extravio de cartões de débito e de crédito, Adilson Costa orienta informar o tipo de bandeira utilizado no cartão. “No caso de um celular, o número de série do aparelho pode ser informado pela própria operadora”, explica.          

 Na página da Delegacia Virtual ainda é possível verificar o cadastro de pessoas desaparecidas, apresentar denúncias (que diferem das características do B.O. On-line), e consultar o banco de pessoas procuradas pela Polícia Civil. 

        A população pode acessar a Devir pelo site www.devir.pc.ms.gov.br/dv . Os boletins registrados pela Devir têm a mesma validade jurídica de um registro feito em uma delegacia comum.

 

 

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