zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Meio ambiente - 20/03/2010 - 07h37

PMA, Prefeitura, EDP e comunidade retiram mais de 01 tonelada de lixo do rio Pardo















Por Redação Pantanal News/PMA

Ontem (19), das 8h30 às 14h, equipes da PMA, pessoas da comunidade e alunos das escolas públicas e privadas de Ribas e funcionários da EDP – Energias do Brasil realizaram a limpeza do Rio Pardo, com 9 embarcações, partindo do Balneário do Córrego Mantena até a Usina do Mimoso. Foi recolhida mais de 1 tonelada de lixo. Havia geladeiras, caixas d’água, garrafas PET, plásticos, latas e até redes de pesca.

A Polícia Militar Ambiental retomou, nesta segunda-feira, dia 15, as atividades de Educação Ambiental. Os trabalhos começaram em Ribas do Rio Pardo em Comemoração ao Aniversário de 23 anos da PMA e, também em comemoração ao dia da água (22 de março), com programação se estendendo do dia 15 a 26 de março, em Ribas e na Capital. Em Ribas do Rio Pardo começaram as atividades nesta segunda-feira (15) e se encerram no domingo (21), com participação do ESTANDE de Educação Ambiental da PMA, no parque de exposição, em comemoração ao aniversário da cidade de Ribas do Rio Pardo.

Durante a semana a PMA atendeu 2.323 alunos de escolas públicas e privadas de Ribas do Rio Pardo, nas oficinas de Educação Ambiental. Os alunos receberam palestras nas oficinas dos seguintes temas:

1.                                                Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos.

2.                                          Visitação ao museu de animais e peixes taxidermizados (empalhados), com palestra sobre fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres.

3.                                          Sala de vídeos ecológicos (sobre, pantanal, degradação do solo, poluição atmosférica e da água, tráfico de animais silvestres...) Campo Grande-MS.

4.                                          Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos.

5.                                      Ciclo da Água, com palestras sobre o uso sustentável, poluição e escassez dos recursos hídricos (Ponta Porá).

6.                                    Casa da Energia. Trata-se de uma maquete de uma residência com todos os locais de consumo de energia (lâmpadas, chuveiros, ar condicionado, geladeira, microondas etc...). Com esta oficina é realizada a discussão e informação sobre os tipos de energia e a importância ambiental de se economizar este recurso.

                  Ao final de cada oficina são distribuídos folhetos educativos, fornecidos pela EDP – Energias do Brasil, relacionados a cada Tema.

            Os trabalhos da Quinzena da Água continuam. A partir de segunda-feira (22), DIA INTERNACIONAL DA ÁGUA começam as atividades em Campo Grande, em parceria com a EDP – Energias do Brasil, a Secretaria Municipal de Educação e de Saúde da Capital e com os funcionários do Parque Estadual do Prosa. Às 09h00min será feita a limpeza da LAGOA ITATIAIA, com participação de alunos da rede municipal de ensino.

De terça-feira (23), até sexta-feira (26), no quartel da Polícia Militar Ambiental, aproximadamente 160 alunos por dia participarão das mesmas atividades de Educação Ambiental realizadas em Ribas do Rio Pardo e mais:

1.                                                Plantio de mudas nativas no parque das Nações Indígenas com palestras sobre Desmatamento, erosão de solos, controle de poluição, assoreamento....

2.                                                Visitação ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres – CRAS – com palestras sobre manutenção de animais silvestres em cativeiro, tráfico e, para as crianças conhecerem os animais de nossa fauna e entenderem a importância ambiental da fauna.

3.                                                Visitação às tendas da saúde – com palestras sobre prevenção e combate a doenças, bem como a importância do equilíbrio ambiental, na minimização das doenças.

A PMA considerada extremamente proveitoso o trabalho Educacional, haja vista, toda a movimentação da população em defesa das questões ambientais. O Comando acredita que, só por meio da Educação Ambiental, com crianças e adolescentes, as infrações e crimes ambientais diminuirão e, as decisões deles, que no futuro estarão no Comando das ações no País, com certeza, serão mais planejadas do que estão sendo agora.

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

 

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
14/09/2017 - 05h50
Incêndio florestal que durou 10h consumiu pelo menos mil hectares
08/09/2017 - 07h45
Em uma semana, setembro já é o 3º mês com mais queimadas no ano
06/09/2017 - 10h22
PMA autua jovem presa pela PM com 32 filhotes de papagaios
29/08/2017 - 14h53
Bombeiros já combateram mais de 3 mil queimadas em MS em 2017
22/08/2017 - 06h20
Florada de ipê trouxe beleza à oficina mecânica que recebe amigos da cidade toda
 
Últimas notícias do site
19/09/2017 - 17h12
Vídeo: Ministro oficializa migração de 23 rádios da frequência AM para FM
19/09/2017 - 17h00
Vídeo: Ministro assina documento que autoriza migração de rádios AM para FM em MS
19/09/2017 - 16h05
Censo Agropecuário será lançado em MS
19/09/2017 - 15h55
Em Paranaíba, governador dobra investimentos e injeta R$ 4 milhões em obras de infraestrutura
19/09/2017 - 15h13
Setembro Amarelo: no mês de prevenção ao suicídio, Hospital Regional apresenta dados para alertar população
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.