especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Eleições 2008 - 09/10/2008 - 08h45

Wilson deve ganhar um DEM rachado e Mendes um PP dividido




Por Jonas Jozino Redação 24 Horas News

  Wilson Santos (PSDB) e Mauro Mendes (PR) continuam em busca dos apoios para a disputa do segundo turno das eleições em Cuiabá, programada para o dia 26. Nenhum dos dois deverá ter este apoio integral dos partidos que foram derrotados no primeiro turno. DEM, PP, PSB e Psol devem caminhar rachados, com parte de suas siglas apoiando o prefeito que tenta a reeleição e outra parte caminhando ao lado do empresário que tem as bênçãos do governador Blairo Maggi.
     
     Nesta quinta-feira dois anúncios vão mostrar claramente que os dois principais candidatos vão ganhar apoios dos mesmos partidos. Alianças, que deixam uma incógnita no ar: quem será o mais beneficiado neste arranjo?
     
     À tarde, às 15h, na sede de seu diretório estadual, os Democratas anunciam apoio ao prefeito Wilson Santos. Este apoio chega por ordem e graça do diretório nacional, sempre umbilicalmente preso ao PSDB nacional. Empurrada goela abaixo a decisão não conta com o respaldo da grande maioria dos democratas cuiabanos, que nunca escondeu uma grande afeição ao poder estadual e, claro, ao governador Blairo Maggi. Será uma adesão ao Wilson Santos, sem empenho, sem glamour e sem a força da militância, que, aliás, também não mostrou no primeiro turno nenhum empenho em ajudar Walter Rabello (PP).
     
     O mais curioso ainda é que o DEM não conseguiu eleger um único candidato a vereador na Capital. Democratas históricos lembram que o partido sempre teve uma fatia de 30% do eleitorado cuiabano, o que poderia garantir a eleição de pelo menos dois vereadores. Estes históricos reclamam que a direção estadual democrata anda a deriva e que vem fazendo apoios que não favorecem a sigla. Dizem ainda que a cúpula tem de pensar nas eleições de 2010 e, seguindo neste sentido é melhor manter um apoio com o governo do Estado formando uma coligação forte no próximo pleito. Assim, boa parte dos deputados democratas e, principalmente a militância deverá ajudar Mauro Mendes. E o deputado Gilmar Fabris resume bem o pensamento desta militância quando sobe na Tribuna da Assembléia Legislativa para recriminar esta aliança com o PSDB.
     
     O PP, do deputado estadual Geraldo Riva vive uma situação parecida ao DEM. Seu candidato Walter Rabello, revoltado com a derrota nas urnas demonstra a tendência de ficar neutro neste segundo turno, enquanto Riva e o deputado federal Eliene Lima, os dois principais líderes do partido ao lado do federal Pedro Henry, devem anunciar ainda hoje apoio a Mauro Mendes.
     
     Namorado por Maggi para disputar uma vaga no Senado em 2010, Riva sabe que este segundo turno é importante para suas pretensões. Por isso esteve na quarta-feira em Brasília, conversando com Eliene Lima, expondo seus pontos de vista e não esconde que apoiar Mauro Mendes é melhor. Aliás, a decisão de neutralidade de Rabello vem bem a calhar neste posicionamento dos caciques.
     
     Mas o PP não vai completo no apoio a Mendes. Pelo menos dois de seus vereadores eleitos sempre estiveram ao lado do prefeito Wilson Santos: Everton Pop e Levi Levi. Este último é professor e já foi secretário do prefeito. Portanto, a sigla vai rachada.
     
     PSB e Psol, mais à esquerda garantem neutralidade, mas liberaram seus eleitores a escolherem o que acharem melhor.
     
     Agora será preciso saber quem ganhará mais com estas alianças. Se o prefeito Wilson Santos que ganha o apoio das lideranças dos Democratas, que não fizeram nenhum vereador e que conta com uma parte expressiva da militância tendendo a apoiar Mauro Mendes ou se o empresário terá mais gordura com apoios expressivos do PP como o deputado estadual José Geraldo Riva e o deputado federal Eliene Lima e, principalmente, com a decisão de Walter Rabello em se manter neutro.
     
     ELEITORES INDECISOS
     
     A ânsia de Wilson Santos e Mauro Mendes em cooptar a aliança dos derrotados é contestada por alguns analistas políticos. Eles lembram que Santos e Mendes deveriam estar mais preocupados em conversar com o eleitorado, se aproximar de 4.608 eleitores que votaram em branco, outros 11 313 eleitores que votaram nulo e 57.263 votantes que sequer compareceram à urnas.
     
     “É um universo de 72.263 eleitores que está ai ávido em tentar ver o que Wilson Santos e Mauro Mendes podem apresentar de propostas e se vão transmitir confiança”, disse um analista, lembrando que estes eleitores podem definir o pleito no segundo turno. “As alianças são importantes, mas dentro de um quadro político onde estas alianças vão divididas é preciso trabalhar muito mais na procura destes eleitores que votaram em branco, nulo ou sequer foram às urnas. Eles não estão preocupados com estas alianças, mas com propostas”, conclui.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
05/03/2009 - 09h30
Presidente do TRE acompanha sorteio do horário eleitoral em corguinho (MS)
02/03/2009 - 07h22
Mulher de prefeito cassado é eleita em Patu, no Rio Grande do Norte
02/03/2009 - 07h15
Municípios maranhenses começam apuração para saber quem será novos prefeitos e vice
27/02/2009 - 07h50
Tropas federais vão garantir eleições em duas cidades maranhenses
24/02/2009 - 07h28
Eleição de Dalton é compromisso do PMDB, declara Moka
 
Últimas notícias do site
08/12/2017 - 15h54
Final de semana será de chuva e temperaturas altas em todo MS
07/12/2017 - 10h30
Comando do 6° Distrito Naval comemora o Dia do Marinheiro
05/12/2017 - 11h16
Prefeito discute corredor bioceânico e gás natural com Evo Morales
04/12/2017 - 15h51
Em Brasília, prefeito busca recursos para saúde e infraestrura
04/12/2017 - 07h44
Confira as vagas de emprego disponíveis na Casa do Trabalhador de Aquidauana
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.