CARNAVAL CORUMBÁ 2018
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Ciência e Tecnologia - 03/03/2010 - 14h09

Semana de Atualização Tecnológica do Senai inicia circuito de palestras















Por Redação Pantanal News/Daniel Pedra

O engenheiro-eletricista Ivan Curvello abordou os aspectos gerais e a aplicabilidade em máquina-ferramenta dos sistemas de acionamento

No âmbito da programação da 1ª Semana de Atualização Tecnológica do Senai, teve início ontem à noite (02/03) o circuito de palestras com o engenheiro-eletricista Ivan Gomes Curvello Júnior, da Weg Equipamentos Elétricos, abordando os aspectos gerais e a aplicabilidade em máquina-ferramenta dos sistemas de acionamento.

O ciclo prossegue nesta quarta-feira (03/03) com a palestra de “Máquinas-Ferramenta - Conceito, Evolução e Tendências”, ministrada pelo engenheiro Carlos David de Araújo Gonçalves, da Deb’Maq do Brasil, e encerra-se na quinta-feira (04/03) com a palestra “Aplicações de Ferramentas de Corte”, feita pelo engenheiro Rogério Narvae Lima, da Sandvik Coromant.

Realizado no auditório do Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande, o ciclo de palestras da 1ª Semana de Atualização Tecnológica do Senai teve na primeira noite as presenças de estudantes e empresários. "A intenção é mostrar para nosso público alvo equipamentos com motores elétricos que precisam de inteligência mínima que os controlem. E essa inteligência está nesses dois sistemas que estamos apresentando, o inversor de frequência e o servoacionamento", explicou Ivan Curvello aos presentes.

O engenheiro-eletricista ainda acrescentou que os sistemas podem garantir melhoria nos processos produtivos e ganhos de competitividades às empresas. "São sistemas que conferem rapidez e garantem precisão, melhorando o processo e, consequentemente, imprimem aumento de produtividade e competitividade", completou.

Para o gerente da FatecSenai Campo Grande, Artur Quintella, as palestras vão contribuir para levar atualização tecnológica para dentro das empresas. "Nossa preocupação foi trazer profissionais de destaque nessa área técnica para disseminar conhecimentos tecnológicos que podem impactar direta e positivamente nas empresas", pontuou, completando que as palestras abordam temas muito interessantes e por isso a necessidade da participação de empresários e estudantes.

Carreta

Desde terça-feira a FatecSenai Campo Grande realiza o curso gratuito de programação e operação em tornos CNC (Controle Numérico Computadorizado), em parceria com a Deb’Maq do Brasil. A capacitação, que segue até sexta-feira (05/03), é desenvolvida na unidade móvel de difusão tecnológica da empresa mineira, que dispõe de máquinas e ferramentas de CNC, fresadora CNC, torno universal eletrônico Revolution e serviços de usinagem com ciclos automáticos e está estacionada em frente ao Albano Franco.

Para o gerente da FatecSenai, a parceria com a Deb’Maq permite a aproximação das indústrias do Estado com as tecnologias de ponta. “Por meio desse evento nós permitimos a atualização tecnológica em todos os níveis”, declarou, lembrando que houve grande envolvimento por parte do Simemae (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Mato Grosso do Sul).

Segundo o instrutor técnico da Deb’Maq, Flao Fischer, todas as máquinas instaladas na carreta da empresa foram desenvolvidas para atuar na área de metal mecânica no processo de usinagem, que é a transformação da matéria-prima em produto acabado. “Mato Grosso do Sul está se industrializando e, por isso, é importante proporcionar esse momento de capacitação dos profissionais para operar máquinas mais evoluídas”, disse.

Ele acrescentou ainda que a modernização do parque industrial das empresas resulta em maior produtividade e mais qualidade dos produtos. “Isso sem contar a padronização das peças. E todo esse conjunto resulta na maior competitividade da indústria”, analisou o instrutor técnico da empresa mineira.

Para o presidente do Simemae/MS, Irineu Milanesi, a Semana de Atualização Tecnológica deve contribuir para dar um up grade nas indústrias do segmento em Mato Grosso do Sul. “O setor de metalurgia em Mato Grosso do Sul ainda é muito carente de mão-de-obra especializada em mecatrônica e essa será uma oportunidade de atualização dos nossos profissionais com quem é referência. É uma oportunidade que pode contribuir e muito para alavancar o setor”, pontuou.

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
22/11/2017 - 09h39
Projetos do IFMS conquistam principais prêmios de feira científica estadual
08/11/2017 - 15h17
Estudantes do IFMS vencem competição nacional de foguetes
25/10/2017 - 07h46
Reinaldo participa da abertura da Semana de Tecnologia nesta quarta-feira
21/08/2017 - 11h51
IFMS prorroga inscrições em Feiras de Ciência para setembro
22/06/2017 - 10h05
IFMS promove evento de tecnologia aberto à comunidade em Aquidauna
 
Últimas notícias do site
17/01/2018 - 13h28
Inmet coloca Capital e 31 municípios em alerta devido a risco de tempestade
17/01/2018 - 08h01
Fazendeiro é autuado em R$ 15 mil por armazenamento ilegal de embalagens de agrotóxicos
17/01/2018 - 07h52
Carnaval de Corumbá: continuam abertas inscrições para ambulantes e praça de alimentação
17/01/2018 - 07h49
Reinaldo participa da Showtec e Rose visita cidade atingida por chuva
17/01/2018 - 07h05
Carnaval de Corumbá: atrações tem até sexta-feira para realizar cadastro
 

88

ZAP NOVO
Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.