zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Carnaval - 17/02/2010 - 07h25

Vila Carvalho é campeã pela segunda vez consecutiva




Ângela Kempfer

Tema da Vila Carvalho foi “A África e todos os deuses”
Por Redação Pantanal News/Campo Grande News

Trazendo a “a África e Todos os Deuses e Todas as Raças” para a Via Morena, a Vila Carvalho venceu o carnaval de Campo Grande. Depois de 2 horas de atraso para o início da apuração, a escola comemorou a segunda vitória consecutiva, consagração ao trabalho que envolveu mais de 550 integrantes no desfile, o maior número dentre todas as participantes do Grupo Especial.

Igrejinha e Unidos do Cruzeiro terminaram, respectivamente, na 2ª e 3ª posição. Para chegar a esse resultado, 30 jurados analisaram 10 quesitos.

Mestre da bateria da Vila Carvalho, Wlauer de Carvalho Júnior, de 18 anos, contou que chorou durante todo o desfile de domingo, tamanha a emoção. Ele é filho do diretor da escola e neto de um dos fundadores.

Na bateria desde os 5 anos, Wlauer lembra que a escola conseguiu quebrar a hegemonia da Igrejinha, que por muito tempo venceu a competição na Capital, e que agora quem não quer mais "largar o osso" e a Vila Carvalho.

O pai do jovem percussionista reforça que as escolas aprenderam que só o profissionalismo vai fazer vingar o Carnaval de Campo Grande. O que falta é patrocínio, lamenta Wlauer de Carvalho, diretor de Carnaval da Vila.

Ele diz que perdeu as contas de quantas vezes foi em busca de apoio de empresários. Neste ano, festas organizadas pela comunidade e doações garantiram os cerca de R$ 70 mil para colocar o samba na avenida.

“Mas só no dia em que eles (empresários) perceberem que não estamos brincando de fazer carnaval é que vão nos apoiar”, avalia, lembrando que nos dois últimos meses ele dormiu apenas 4 horas por dia.

Brilho- Para o presidente da Fundac (Fundação Municipal de Cultura), a melhoria da qualidade dos desfiles ficou evidente em 2010 e o mérito é das escolas que descobriram que não podem ficar dependentes de recursos públicos.

“A escola mais simples do ano passado, surpreendeu neste ano pela qualidade das fantasias. E as campeãs então, foi uma surpresa”, disse.

Por trás do esforço das escolas está a premiação em dinheiro, o que não ocorreu no ano passado, uma melhor estrutura (inclusive com mesa de som profissional), com transporte e mais arquibancadas, que manteve o público até o fim dos desfiles, e a intenção das escolas de convencer a prefeitura a fazer um sambódromo em Campo Grande. No último dia de desfile, no domingo, o público foi de 18 mil, segundo os organizadores.

Mesmo como segundo colocado, o autor do samba enredo da Igrejinha avalia que a escola deu uma contribuição fundamental, quando o assunto é Carnaval. Levou para a avenida a história da 14 de Julho, conhecida por poucos. "Ningu´´em sabia que esse nome é por causa da queda da bastilha na França, por exemplo".

O samba empolgou também os organizadores e membros da Fundac, mas levou apenas o título de vice em 2010. O último campeonato da escola foi em 2008.

Apesar de confusão protagonizada por jovens da Catedráticos do Samba, que durante a apuração tiveram de ser contidos com spray de pimenta, o Vice-presidente da Catedráticos, Elvis Cavaquinho, diz que no ano que vem espera que tudo seja perfeito e com desfile ainda mais bonito, "porque temos de ganhar nosso sambódromo", comenta.

No outro extremo, União do Buriti e Unidos do São Francisco foram rebaixadas ao Grupo de Acesso. A escola do bairro São Francisco já largou em desvantagem, com uma penalidade de 50 pontos por causa de atraso e menor número de carros alegóricos e integrantes.

Este foi o primeiro ano em que 2 agremiações foram rebaixadas, como forma de equilibrar a quantidade de escolas no Grupo de Acesso, que só contou com duas em 2010 e no grupo especial, que teve 10 participantes.

Sobe - No Grupo de Acesso, a “Unidos do Aero Rancho”, com o tema “Os imortais e a Arcádia Pantaneira”, relembrando os escritores sul-mato-grossenses, conquistou 268,5 pontos e carimbou o passaporte à elite do carnaval campo-grandense.

Neste ano, uma das exigência para entrar no grupo de acesso é que, mesmo vencendo, a campeã teria de alcançar 80% da pontuação em todos os quesitos. "Para evitar que a vencedora suba e depois caia, precisamos exigir qualuidade", diz o presidente da Liga de Escolas de Samba, Eduardo de Souza.

Já a “Acadêmicos do Pró-Morar”, com o samba-enredo “Respeite a Vida no Trânsito, não beba, não corra, não mate e não morra”, obteve 260,5 pontos.

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
01/03/2017 - 08h58
Estas 5 dicas vão ajudar você a driblar de vez a ressaca após o Carnaval
24/02/2017 - 09h50
Tradicional bloco Flor de Abacate homenageará o dentista Aziz Yunes
24/02/2017 - 09h40
Com mensagem de paz, Corte de Momo assume comando do carnaval em Corumbá
24/02/2017 - 08h40
Governo presente: nas ruas, bloco do Detran faz o carnaval da vida
23/02/2017 - 09h15
Cuidados com a rede elétrica durante o Carnaval
 
Últimas notícias do site
21/11/2017 - 06h32
Dia amanhece com céu aberto, mas previsão alerta para chuva forte em MS
21/11/2017 - 05h50
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
20/11/2017 - 15h50
Conab divulga preços de frutas e hortaliças no mês de outubro nos Ceasas
20/11/2017 - 12h50
Laudo descarta que macaco achado morto na Capital teve febre amarela
20/11/2017 - 11h53
Ocupantes de submarino argentino estão vivos, acredita Marinha
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.