especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Meio ambiente - 07/10/2008 - 11h40

Abrigo dos Bichos faz evento comemorativo à Semana dos Animais




Por Fabio Pellegrini, do Notícias MS

         A Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA), através da Sociedade de Proteção e Bem-Estar Animal “Abrigo dos Bichos" promove amanhã à noite (8) a exibição do primeiro documentário sobre senciência animal. A projeção acontece amanhã (8) no auditório da OAB/MS, a partir das 19 horas, na Capital. O evento faz parte da comemoração da Semana Mundial dos Animais.

A senciência é a capacidade de os animais sentirem dor, medo, prazer, alegria e estresse, além de terem memória e até saudade. Trata-se de uma discussão recente no âmbito internacional e no Brasil. Agora, a Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA Brasil) está lançando o documentário “Animais: Seres Sencientes”. Para Ingrid Eder, veterinária e Gerente de Campanhas da WSPA Brasil, o momento é mais do que oportuno:

 

“A senciência e o bem-estar animal têm ganhado crescente relevância no panorama internacional, influenciando inclusive os hábitos de consumo e o comportamento da sociedade. A questão também está intimamente ligada à balança comercial dos países, levando a adaptações de governos, que procuram seguir padrões internacionais de bem-estar e até mesmo lançam mão de sistemas produtivos alternativos.”

 

Segundo Ingrid, a preocupação não se restringe aos animais de consumo:

 

“Isso atinge não só os animais de produção, como também os selvagens. Hoje a caça comercial de baleias, por exemplo, é vista com maus olhos, levando países a optar pelo lucrativo e educativo turismo de observação de baleias. Se pensarmos em animais de companhia, como cães e gatos, a população também está bastante atuante, promovendo a guarda responsável através da esterilização, da vacinação e da redução do abandono. Os animais de tração também estão sendo beneficiados com o surgimento de regulamentações. Enfim, em todas as áreas existem avanços para que os animais sejam respeitados.”

 

Lançamento nacional

 

O lançamento está acontecendo entre os dias 4 e 11 de outubro por todo o Brasil, através de atividades promovidas por ONGs afiliadas. O vídeo, com duração de 52 minutos, procura mostrar que, de acordo com as mais recentes pesquisas científicas, os animais são seres sencientes, e não máquinas destinadas a nos servir.

 

Segundo os especialistas, isso se aplica a todos os animais vertebrados (mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes). Para transmitir esses conceitos, o documentário conta com a participação dos maiores especialistas em bem-estar animal do Brasil e do mundo, que falam de maneira clara e didática sobre os animais (de companhia, de produção, selvagens, de entretenimento, etc.).

 

Homenagem internacional

 

Considerando que o Movimento de Proteção aos Animais é um trabalho de diversas pessoas que dedicam grande parte de suas vidas à proteção, defesa e bem-estar dos animais, a Sociedade Mundial de Proteção Animal resolveu iniciar uma forma de agradecimento, criando, assim, o certificado “Obrigado Por Ouvir a Nossa Voz!”, que será entregue às pessoas que têm ajudado diretamente à causa animal em Mato Grosso do Sul, por seus serviços pessoais ou através de apoio de suas empresas e instituições, com o intuito de homenagear alguns destaques que fizeram a diferença, emprestando aos animais a sua voz.

 

Vão receber a homenagem: Ana Cristhina Balaniuc, empresária; André Luis Soares da Fonseca, advogado; Agência D.zign; Fábio Ricardo Trad, presidente da OAB/MS; Lucila Camargo, médica veterinária; Lucimar Couto, empresário; Michelle Rossi, jornalista; Nilson Tobias, delegado titular da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambiental e Atendimento ao Turista (Decat); Paulo Eduarte Prado de Miranda, webmaster; Suely Craveiro de Sá, presidente fundadora da ONG “Fiel Amigo”; deputada Celina Martins Jallad - Lei de Posse Responsável: Lei nº. 2.990/05; vereador Athayde Nery de Freitas Junior - Lei do Cão: Lei Complementar nº. 79/05; vereador Paulo Siufi Neto - Lei do Cão: Lei Complementar nº. 79/05; vereador Marcelo de Moura Bluma  - Lei do Circo: Lei Complementar nº. 118/08; vereador Marcos Alex Azevedo de Mello - PL nº. 5.728/04 - Lei de Posse Responsável de Campo Grande, MS.

 

Hora e local

 

O evento acontece amanhã (8), quarta-feira, às 19h, no auditório da OAB/MS, localizado na Avenida Mato Grosso, 4.700 e será aberto ao público, com entrada gratuita. Entretanto, aqueles que assim o desejarem podem contribuir com um quilograma de ração para cães ou gatos.

 

Abrigo dos Bichos

 

A Sociedade de Proteção e Bem-Estar Animal “Abrigo dos Bichos" é uma Associação Civil de Direito Privado, de caráter sócio-ambientalista, sem fins lucrativos, fundada em 2001, em Campo Grande , Mato Grosso do Sul.

 

Sua missão é preservar a saúde pública respeitando a vida animal. A instituição é mantida com doações e o trabalho voluntário de profissionais de diversas áreas de formação. É afiliada ao Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e à Sociedade Mundial de Proteção Animal (Word Society for the Protection of Animals), considerada órgão consultivo pela ONU e pelo Conselho Europeu. Para saber mais, acesse 

www.abrigodosbichos.com.br.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
doris nogueira gonçalves, em 14/11/2009 - 20h54

oi gostaria de fazer parte como faço.

 
Últimas notícias do canal
18/12/2017 - 13h38
PMA autua assentado por construir drenos em área de nascentes
15/12/2017 - 16h02
Veado e tatu são resgatados e devolvidos a natureza
15/12/2017 - 12h01
PMA autua proprietário rural por armazenamento ilegal de embalagens de agrotóxicos
11/12/2017 - 07h05
PMA de Aquidauana realiza Educação Ambiental para alunos e professores indígenas
01/12/2017 - 07h52
Após ser atropelado, tamanduá-bandeira é resgatado de rodovia
 
Últimas notícias do site
18/12/2017 - 16h10
Pecuarista é autuado em R$ 12,5 mil por exploração ilegal de madeira
18/12/2017 - 13h38
PMA autua assentado por construir drenos em área de nascentes
18/12/2017 - 13h33
Surpreenda na sua ceia natalina com esta deliciosa receita de vatapá de frango
18/12/2017 - 12h41
Projeto Florestinha conclui trabalho de Educação Ambiental para alunos em 102 escolas de 16 municípios
18/12/2017 - 10h35
Hortaliças ficam mais baratas no atacado
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.